Coppa Italia

Caso de racismo contra Lukaku manchou as partidas de ida das semifinais da Coppa Italia

Os jogos de ida das semifinais da Coppa Italia não podiam ser mais diferentes um do outro. Na quarta, a Fiorentina venceu a Cremonese por 2 a 0 e garantiu uma vantagem confortável para chegar à final da competição. Antes, na terça, Juventus e Inter ficaram no empate por 1 a 1, num clássico que pegou fogo no final, por bons e maus motivos. No que concerne à parte futebolística, os gols foram marcados no apagar das luzes, só que torcedores da equipe mandante cometeram atos de racismo contra o nerazzurro Lukaku e mancharam o espetáculo. Confira, abaixo, como foram os duelos.

Juventus 1-1 Inter

Se o Derby d’Italia da 27ª rodada do Campeonato Italiano foi recheado de polêmicas, principalmente em relação à arbitragem, o da Coppa não foi muito diferente: desde o apito inicial, os nervos estavam à flor da pele. E foi exatamente por causa da pele de Lukaku – ou melhor, da cor dela – que ocorreu mais um episódio que manchou o esporte, já na reta final da partida.

No geral, o jogo foi muito truncado, em especial no primeiro tempo. A Juventus foi melhor durante a etapa inicial, mas a Inter chegou a levar perigo em uma cobrança de falta de Dimarco, parada pelo goleiro Perin. A Beneamata ficou ainda mais perto do gol aos 33 minutos, quando Dzeko ajeitou para Brozovic finalizar bem e forçar o arqueiro bianconero a fazer uma boa defesa. Pelo lado da Velha Senhora, Vlahovic tentou cabecear para as redes, mas não obteve sucesso.

Já na segunda etapa, após Vlahovic e Mkhitaryan desperdiçarem chances, Milik teve uma oportunidade de ouro – também esbanjada. Cuadrado chutou cruzado e Milik, que tinha acabado de entrar, demorou para se movimentar e dar um toquinho na pelota. O tempo de bola perdido foi suficiente para fazer o desvio passar à direita do gol de Handanovic.

O primeiro gol saiu aos 83 minutos: Rabiot cruzou da esquerda e a pelota passou por todo mundo até chegar à segunda trave, onde Cuadrado, com muito espaço, finalizou cruzado para abrir o placar para os mandantes. Tudo parecia caminhar para a vitória da Juventus… até os últimos lances do jogo: em um lançamento para o ataque, Dumfries subiu mais alto do que Kostic e ajeitou para o meio da área, onde Bremer estava. No entanto, o brasileiro errou o tempo de bola e acabou tocando na redonda com a mão. Lukaku assumiu a responsabilidade pela cobrança do pênalti e deixou tudo igual, aos 95.

Na comemoração, o belga repetiu o gesto habitual de Doku, seu colega de seleção, que está machucado: tal qual na data Fifa, no jogo contra a Suécia, colocou a mão sobre os olhos e o dedo na boca. Em seguida, gritou para os torcedores da Juventus, que vinham lhe insultado desde uma falta cometida sobre o zagueiro Gatti. Só que não foram apenas xingamentos: vídeos mostram que ultras imitaram sons de macaco e proferiram ofensas racistas antes, durante e depois da penalidade.

No fim do clássico, Lukaku foi vítima de racismo e, no meio de uma confusão com adversários, foi expulso (AFP/Getty)

A situação, que já estava tensa, piorou depois que jogadores da Juventus foram cobrar providências do árbitro Davide Massa pela suposta provocação de Lukaku aos torcedores. O apitador, que não tinha dado sinais de que vira algo de errado, cedeu à pressão e mostrou o cartão amarelo ao belga, o que causou a expulsão do atacante, já pendurado.

A decisão causou ainda mais bagunça e provocou uma confusão generalizada. Cuadrado, um dos mais exaltados, recebeu cartão amarelo e, como estava pendurado, também ficou fora da partida de volta. O jogo ainda foi reiniciado, mas a bola só rolou por mais alguns segundos até o apito final, quando os entreveros continuaram. Handanovic e Cuadrado até começaram a conversar de forma amigável, mas o papo terminou com uma discussão e um soco do juventino no interista – os dois foram expulsos por Massa. O bate-boca teve sequência no túnel para os vestiários e a segurança do estádio precisou trabalhar para impedir outros acontecimentos. Vale destacar que, pela Serie A, D’Ambrosio e Paredes já haviam sido punidos com o cartão vermelho após o encerramento do Derby d’Italia.

Após a partida, Lukaku se pronunciou através de seu Instagram, relembrando que não é a primeira vez na qual sofre discriminação racial na Itália. “A história se repete. Passei por isso em 2019… Em 2023 novamente. Eu espero que a liga tome ações de verdade desta vez porque este lindo jogo deve ser apreciado por todos. Obrigado por todas as mensagens de apoio. Foda-se o racismo”, escreveu ele, encerrando a postagem com um emoji em sinal de silêncio.

A Inter quer que o cartão vermelho seja revogado, o que provavelmente não deve acontecer. O clube também se posicionou, condenando a atitude racista ocorrida em Turim e defendeu Lukaku. Do outro lado, a Juventus postou uma nota em suas redes sociais afirmando que está colaborando com a polícia italiana para identificar os responsáveis pelas injúrias, e que irá aplicar o código de conduta do clube para proibi-los de frequentarem o Allianz Stadium futuramente. No entanto, a Velha Senhora não se desculpou com o belga e sequer o citou. O acolhimento do mundo esporte, por sua vez, foi maciço: Hamilton, Mbappé, Evra, Vinícius Júnior, Materazzi, Balotelli, Courtois, Lovren, Nainggolan, Hakimi e outros manifestaram apoio ao atacante.

Após tanta confusão e uma dolorida mancha na história do Derby d’Italia, as duas equipes voltam a se enfrentar em San Siro, sem Handanovic e Lukaku, pelo lado da Inter, e Cuardado, pela Juventus. O jogo de volta acontecerá no dia 26 de abril, às 16 horas, pelo horário de Brasília.

De cabeça, Arthur Cabral abriu o placar na vitória da Fiorentina sobre a Cremonese (Getty)

Cremonese 0-2 Fiorentina

Longe da confusão em Turim, a Fiorentina teve uma vida mais tranquila ao enfrentar a Cremonese, no estádio Giovanni Zini. Sem chegar à final da Coppa Italia desde 2014, quando ficou com o vice-campeonato, e sem vencer a competição há 22 anos, a Viola sonha em levantar o seu sétimo caneco e ficou mais perto de concretizar o desejo.

Desde o início, os gigliati se mostraram superiores e logo impuseram o seu ritmo de jogo, apesar de uma grande chance dos donos da casa, num chute venenoso de Tsadjout. No fim das contas, não demorou muito para o primeiro gol sair: aos 20 minutos, Arthur Cabral aproveitou o levantamento de Biraghi e desviou de cabeça, abrindo o placar para a Fiorentina. O resultado acalmou a equipe violeta, que diminuiu a intensidade e não chegava tanto ao ataque. Quando o fez, com González, o arqueiro Sarr se mostrou preparado.

Para o segundo tempo, parecia que tudo iria continuar da mesma forma. No entanto, a Cremonese fez boas alterações e passou a ameaçar mais a zaga da Viola. Os grigiorossi quase empataram duas vezes: Dessers e Buonaiuto forçaram o goleiro Terracciano a fazer boas defesas. A Fiorentina só conseguiu chegar com mais perigo no lance que definiu o placar, aos 73 minutos. Depois de uma boa defesa de Sarr, Aiwu interceptou o rebote com o braço, em cima da linha, e foi expulso pelo pênalti cometido. González converteu a cobrança e matou a partida para a equipe violeta.

Com o resultado confortável, a Fiorentina colocou um pé na final da Coppa Italia. A equipe de Vincenzo Italiano deve confirmar a vaga no dia 27 de abril, quando recebe a Cremonese de Davide Ballardini no estádio Artemio Franchi.

Compartilhe!

Deixe um comentário