Liga Conferência

A Fiorentina venceu o Genk de virada e avançou para a próxima fase da Conference League

Foi no susto, mas a Fiorentina conseguiu se classificar para o mata-mata da Conference League. Depois de tomar o primeiro gol na reta final do primeiro tempo, a Viola precisou de poucos minutos para empatar e, no fim do segundo tempo, de um pênalti para vencer o Genk dentro de sua casa, o estádio Artemio Franchi. Agora, a equipe gigliata terá de viajar à Hungria para definir, em confronto direto com o Ferencváros, se irá diretamente para as oitavas de final ou se terá de disputar os 16-avos de final da competição.

Para a surpresa de zero pessoas, Vincenzo Italiano mudou a escalação para a partida contra os belgas. O técnico violeta apostou no tradicional 4-3-3, com uma linha de ataque formada por Ikoné, Kouamé e González. Bem diferente do 4-2-3-1 de dias atrás, na derrota contra o Milan pela Serie A. Do outro lado, o Genk de Wouter Vrancken teve força máxima.

O primeiro tempo começou pouco inspirado dos dois lados. A Viola pouco chegava ao ataque, enquanto o Genk também não conseguia ameaçar. A situação só começou a mudar depois dos 40 minutos, quando os italianos quase marcaram. Aos 43, Ikoné finalizou e Hrosovsky cortou em cima da linha – no rebote, González mandou para fora.

A resposta dos belgas, que tiveram sua primeira grande chance aos 45 minutos, resultou em gol. Em um belo contra-ataque iniciado pelo lado esquerdo, Bonsu Baah driblou a marcação e limpou para Kayembe. O lateral do Genk só precisou ajeitar a bola, ganhando de Martínez Quarta e, na saída de Christensen, balançou as redes.

Driblado no gol do Genk, Martínez Quarta logo se redimiu e deu início à virada da Fiorentina (Getty)

Porém, o nervosismo da torcida violeta durou pouco mais de dois minutos. Nos acréscimos da primeira etapa, a Fiorentina teve escanteio e no bate-rebate dentro da área, Martínez Quarta ficou com a sobra e empurrou para o gol, deixando tudo igual no Artemio Franchi antes do intervalo.

O jogo voltou a esfriar no início do segundo tempo. Os dois técnicos fizeram alterações, porém nenhuma das equipes conseguia atacar com eficiência. Foi somente na casa dos 75 minutos que a Fiorentina teve a chance de virar o jogo.

Ali, em um vacilo do meio-campo do Genk, a bola sobrou nos pés de Arthur Melo, que começou o contra-ataque violeta. A jogada seguiu até chegar em Kayode, mas o lateral-direito foi derrubado dentro da área pelo zagueiro do Genk. Conclusão: pênalti confirmado pelo VAR. González foi o designado para cobrar a penalidade e dar a virada à Fiorentina. As poucas chances após o gol deixaram o placar em 2 a 1 até o final.

A Fiorentina segue líder do Grupo F e vai para a próxima fase da competição. Porém, ainda não sabe se estará diretamente nas oitavas, com a primeira posição, ou se, amargando o segundo posto, terá que disputar os 16-avos de final – ou playoffs, se preferir. Isso porque, com a vitória do Ferencváros sobre o Cukaricki, a definição das vagas ficará para a última rodada, no confronto direto entre italianos e húngaros, sendo que o Genk ainda pode se classificar, caso os alviverdes percam para a Viola e, em conjunto, vença os sérvios e estabeleça um saldo maior do que o adversário. Os gigliati só precisam do empate para poderem avançar em primeiro da chave. A partida será no dia 14 de dezembro, em Budapeste, às 14h45 pelo horário de Brasília.

Compartilhe!

Deixe um comentário