Serie A

Pela 13ª rodada da Serie A, Juventus e Inter farão dérbi que vale a liderança do campeonato

Após uma semana de pausa para a data Fifa, que garantiu a classificação da Itália para a próxima Eurocopa, a Serie A volta com uma rodada cheia de ótimos confrontos na parte superior da tabela, como aquele entre Atalanta e Napoli, que marca o retorno de Walter Mazzarri ao comando do atual campeão italiano ou o embate entre um Milan oscilante e uma Fiorentina que visa se consolidar. Mas, claro, o principal deles é o Derby d’Italia entre Juventus e Inter, segunda colocada e líder da competição. O clássico vale a ponta do certame.

A rodada também colocará frente a frente alguns times que lutam contra o rebaixamento, como Verona e Lecce, que ocupam a segunda metade da tabela mesmo após bons começos de campeonato. Além disso, teremos confronto direto também entre Empoli e Sassuolo e Frosinone e Genoa. Vai faltar pipoca no fim de semana, hein? Confira a prévia da jornada.

O jogão

Domingo, 26/11, 16h45

Juventus x Inter

Como as arquirrivais estão separadas por apenas dois pontos, o Derby d’Italia vale a liderança isolada do campeonato: em vantagem sobre a Juventus, a Inter pode manter seu lugar no topo da tabela em caso de empate. Para a Beneamata, a vitória significaria abrir cinco pontos de vantagem em relação à própria Velha Senhora e acumular gordura pensando nas oitavas de final da Champions League – preocupação que a equipe de Massimiliano Allegri não tem e que pode se tornar uma vantagem para os bianconeri mais adiante, com os nerazzurri dividindo sua atenção entre duas competições.

A pausa para os jogos das seleções tirou um jogador para cada lado: Bastoni desfalcará a Inter, enquanto Locatelli ficará de fora pela Juventus. Entretanto, a Velha Senhora viu Chiesa ser o maior destaque da Itália nos últimos compromissos das Eliminatórias da Euro, o que certamente aumenta a moral do atacante para o clássico. O craque, aliás, é a maior esperança dos bianconeri para furar a forte retaguarda nerazzurra.

O jogo promete ser muito duro para ambas os lados, já que Inter e Juventus têm as duas melhores defesas do Campeonato Italiano – com seis e sete gols sofridos, respectivamente. As peças do setor de retaguarda de ambas as formações, aliás, também têm importância ofensiva: com cinco tentos para cada, nerazzurri e bianconeri também são as equipes que mais fizeram gols com seus defensores no campeonato. Isso mostra que, contrariando as máximas do futebol, no confronto de domingo a defesa poderá ser o melhor ataque.

Prováveis escalações

Juventus: Szczesny; Gatti, Bremer, Rugani; Cambiaso, McKennie, Rabiot, Miretti, Kostic; Chiesa, Kean.

Inter: Sommer; Darmian, De Vrij, Acerbi; Dumfries, Barella, Çalhanoglu, Mkhitaryan, Dimarco; Thuram, Martínez.

Fique de olho

Sábado, 25/11, 14h

Atalanta x Napoli

Era iminente. A queda de Rudi Garcia acabou se concretizando após a derrota do Napoli, dentro de casa, para o Empoli. Assim, o presidente Aurelio Di Laurentiis – após sondar Igor Tudor – optou pela volta de Walter Mazzarri, um velho conhecido da torcida do Napoli que está bem longe dos seus melhores momentos da carreira. Apesar disso, WM terá a chance de solidificar sua história no clube: tem 73 vitórias nem jogos de Serie A pelos partenopei e busca ultrapassar Eraldo Monzeglio (77), Maurizio Sarri (79) e William Garbutt (92), únicos em sua frente.

Do outro lado neste embate de sábado está a Atalanta de Gian Piero Gasperini, que desperdiçou a chance de entrar no G4, após tropeços do próprio Napoli e do Milan, porque somou apenas um pontinho nas duas últimas rodadas do campeonato. No confronto direto, a Dea terá uma nova oportunidade de ultrapassar o time da Campânia. Entretanto, precisará superar um retrospecto bastante ruim: perdeu os últimos três confrontos contra os azzurri pela Serie A e, pela primeira vez em sua história, pode chegar à quarta derrota consecutiva para o adversário.

Repleto de desfalques, o Milan tentará reagir contra a Fiorentina (Getty)

Sábado, 25/11, 16h45

Milan x Fiorentina

O jogo entre Milan e Fiorentina pode ser o palco de um novo recorde no futebol italiano, já que o convocado Francesco Camarda, aos 15 anos 8 meses e 16 dias, pode se tornar o jogador mais jovem da história a atuar pela Serie A – caso isso ocorra, irá superar Wisdom Amey, do Bologna, que fez sua estreia aos 15 anos, 9 meses e 1 dia. O jovem centroavante rossonero vem se destacando na equipe sub-19 rossonera e, devido à falta de atacantes disponíveis, não seria improvável vê-lo em campo pelo Diavolo. Vale lembrar que Giroud está suspenso, enquanto Rafael Leão e Okafor estão lesionados, de modo que Jovic começará o jogo como titular e o garoto será a única alternativa no banco.

O Milan vem de uma sequência de quatro jogos sem vitórias na Serie A, com direito a duas derrotas em San Siro – em casa, os rossoneri não perdem três partidas seguidas desde 2006. Caso uma eventual queda ocorra do mesmo modo que as outras; ou seja, sem fazer gols, o time igualará uma marca ainda mais antiga, do distante ano de 1930. Por outro lado, o Diavolo é o segundo maior carrasco da Fiorentina no certame, com triunfos em 76 dos 166 duelos, e os comandados de Stefano Pioli foram capazes de superar a Viola nas últimas três oportunidades. Qual face da moeda nós veremos neste sábado?

Demais jogos

Sábado, 25/11, 11h
Salernitana x Lazio

Domingo, 26/11, 8h30
Cagliari x Monza

Domingo, 26/11, 11h
Empoli x Sassuolo
Frosinone x Monza

Domingo, 26/11, 14h
Roma x Udinese

Segunda, 27/11, 14h30
Verona x Lecce

Segunda, 27/11, 16h45
Bologna x Torino

Compartilhe!

Deixe um comentário