Num período entre as quartas de final da Coppa Italia e as semifinais da Supercopa Italiana, teremos a 20ª rodada da Serie A, a primeira do returno do campeonato. A jornada, a propósito, coloca frente a frente desde equipes que lutam por uma vaga na próxima Champions League, como Milan e Roma, a times que lutam contra o rebaixamento, como Verona e Empoli – que atualmente ocupam o Z3.
O primeiro turno da Serie A mostrou muito equilíbrio, sendo que poucos são os times que estão encravados no meio da tabela distantes de qualquer briga – por vagas europeias ou contra o descenso. Definitivamente não é o caso de Milan e Roma. Os rossoneri até estão bastante tranquilos na terceira posição, com sete pontos a menos do que a Juventus e seis a mais do que a Fiorentina. Contudo, os rossoneri têm andado sobre a corda bamba, já que os desfalques no elenco são muitos. Os giallorossi, no oitavo posto e inseridos na dura disputa por classificação à Champions League, atravessam situação parecida. O embate entre as equipes é o grande jogo da rodada e você acompanha a prévia do fim de semana a seguir.
O jogão
Domingo, 14/1, 16h45
Milan x Roma
Eliminados da Coppa Italia na última quarta-feira, Milan e Roma perderam uma chance de título e se enfrentarão neste domingo buscando recuperar a moral na Serie A. Após enfrentar Bologna, Napoli, Juventus e Atalanta, tendo vencido apenas os atuais campeões italianos, a Roma chega a seu quinto big match consecutivo pelo campeonato. Como a sequência de resultados é muito ruim, alguns veículos noticiam que José Mourinho – que não estará no banco de reservas por cumprir suspensão – pode até ser demitido em caso de derrota.
O jogo também coloca frente a frente duas das equipes que mais vêm sofrendo com lesões neste campeonato – sem falar nos desfalques por conta da Copa Africana de Nações e da Copa da Ásia. Com 10 desfalques no total, os rossoneri precisaram apelar a soluções vindas do time sub-19, como o lateral Jiménez, que deve fazer seu primeiro jogo como titular na Serie A. Já os giallorossi, com sete peças indisponíveis, apresentam várias lacunas na zaga e mais uma vez não poderão contar com Dybala, que se contundiu na última quarta, durante o dérbi com a Lazio, pela Coppa Italia.
Pela Serie A, a Roma não bate o Milan desde outubro de 2019, quando venceu por 2 a 1 no Olímpico – desde então, os rossoneri ganharam cinco dos oito jogos realizados. Considerando apenas duelos em San Siro, a Loba não supera o Diavolo há mais tempo, desde outubro de 2017, quando Florenzi, atualmente adversário, ainda vestia giallorosso e até balançou as redes. Sem Dybala, os capitolinos concentram suas esperanças em Lukaku, que fez sua estreia pela equipe justamente contra o time de Milão, em derrota por 2 a 0. O belga saiu do banco naquela ocasião, mas será titular dessa vez e marcou gols em todas as quatro partidas em que começou jogando contra o rival de domingo.
Prováveis escalações
Milan: Maignan; Calabria, Kjaer, Hernandez, Jiménez; Adli, Reijnders; Pulisic, Loftus-Cheek, Rafael Leão; Giroud.
Roma: Rui Patrício; Mancini, Llorente, Huijsen; Kristensen, Cristante, Paredes, Bove, Zalewski; Lukaku, Belotti.
Fique de olho
Sábado, 13/1, 11h
Napoli x Salernitana
Enquanto o Napoli vive uma crise que aparenta não ter fim, a Salernitana vem se recolocando nos trilhos e sonha repetir a temporada 2021-22, quando – após um bom segundo turno – se livrou de um rebaixamento que parecia certo até o fim da primeira metade do campeonato. Enfrentar a lanterna até pode ser uma oportunidade perfeita para o campeão nacional, atualmente nono colocado, se recuperar na Serie A e afastar um pouco a ameaça de sequer se classificar para um torneio continental, o que não ocorre desde 2009, antes da chegada de Walter Mazzarri para sua primeira passagem aos pés do Vesúvio. Entretanto, vale destacar que o duelo com os grenás é um clássico regional, com muita rivalidade envolvida.
Pela Serie A, Salernitana e Napoli se enfrentaram sete vezes, mas em nenhuma ocasião a equipe granata saiu com a vitória – são três empates e quatro triunfos dos azzurri. Se considerarmos todas as competições, o derradeiro sucesso da formação de Salerno sobre o rival no clássico da Campânia ocorreu em 2002, na segundona. Só que o momento atual é favorável para a trupe de Filippo Inzaghi, que somou quatro de seus 12 pontos nas últimas três rodadas. Já o time de Mazzarri somou apenas um pontinho, fruto de empate sem gols com o Monza, no mesmo período.
Sábado, 13/1, 16h45
Monza x Inter
Após ter vivido, contra o Verona, 15 minutos finais que certamente entram para o grupo dos mais caóticos dos últimos anos na Serie A e, com o sucesso, ter se sagrado campeã de inverno, a Inter busca se manter na liderança contra um Monza que resistiu à grande pressão do Frosinone e segue próximo da zona de classificação para torneios continentais. Com a Juventus em sua cola, a líder do campeonato precisa evitar qualquer tipo de tropeço, como fez na rodada anterior. Afinal, apesar das polêmicas, o triunfo sobre o Hellas foi uma demonstração de força dos nerazzurri, que mostraram sua capacidade de vencer até os jogos mais sofridos.
Após um empate e uma derrota nos jogos contra o Monza na última temporada, na atual a Inter conseguiu sua primeira vitória sobre os brianzoli pela Serie A. Em busca de novo triunfo sobre o adversário, a líder conta com alguns trunfos, como o fato de que, dentro de casa, os bagai perderam duas de suas três partidas mais recentes pelo campeonato. E, claro, os nerazzurri têm o artilheiro Martínez. Lautaro já marcou 16 gols no certame e, com duas assistências, totaliza 18 participações em tentos. O argentino está perto de se tornar o primeiro jogador da edição 2023-24 do Italiano a atingir as 20 – algo que, nas cinco principais ligas da Europa, apenas Mohamed Salah, Kylian Mbappé e Harry Kane conseguiram até agora.
Demais jogos
Sábado, 13/1, 11h
Genoa x Torino
Sábado, 13/1, 14h
Verona x Empoli
Domingo, 14/1, 8h30
Lazio x Lecce
Domingo, 14/1, 11h
Cagliari x Bologna
Domingo, 14/1, 14h
Fiorentina x Udinese
Segunda, 15/1, 16h45
Atalanta x Frosinone
Terça, 16/1, 16h45
Juventus x Sassuolo