Serie A

Na 21ª rodada da Serie A, a Juventus pode se valer da Supercopa para assumir a ponta

A 21ª rodada da Serie A será um pouco incomum. Afinal, devido à disputa da Supercopa Italiana, na Arábia Saudita, os jogos que envolvem Napoli, Inter, Lazio e Fiorentina foram adiados e apenas seis duelos serão realizados pelo campeonato neste fim de semana – os demais serão recuperados no final de fevereiro.

Além do compromisso da Inter, que luta pelo título, todos os outros os jogos adiados têm times envolvidos na corrida por uma vaga nas próximas competições europeias. Entre as equipes colocadas atualmente entre o quarto e o décimo lugar, apenas a Roma, nona, entrará em campo. E, claro, quem também joga é a Juventus.

A rodada desmembrada pode fazer com que a Juve assuma a liderança isolada do campeonato, em caso de vitória sobre o Lecce. Assim, obrigaria os nerazzurri a vencerem o jogo contra a Atalanta, adiado para fevereiro, algumas semanas após o confronto direto no Derby d’Italia. A situação lembra um pouco a temporada 2021-22, quando, após uma derrota contra o Bologna em compromisso atrasado, o time de Simone Inzaghi perdeu a chance de retomar a liderança e acabou o campeonato em segundo lugar, deixando o título com o Milan. Confira, abaixo, a prévia da jornada.

O jogão

Domingo, 21/1, 16h45

Lecce x Juventus

Com o adiamento do jogo entre Inter e Atalanta, devido à Supercopa Italiana, a Juventus terá um jogo a mais que sua concorrente direta pelo scudetto. Neste domingo, contra o Lecce, os bianconeri terão a chance de assumirem – mesmo que momentaneamente – a liderança isolada do campeonato e colocarem pressão sobre a equipe de Inzaghi. A gigante de Turim só perdeu uma vez na competição e acumula invencibilidade de 15 rodadas. Do outro lado no duelo, os apulianos somaram apenas um ponto nas últimas quatro partidas e só uma vitória nas 15 jornadas mais recentes.

Jogando dentro de casa, o Lecce não perde pela Serie A há quatro jogos, nos quais somou três empates e uma vitória. Porém, a última vez que venceu a Juventus no Via del Mare foi em fevereiro de 2011 e a Velha Senhora é, ao lado da Inter, a adversária que mais vezes o derrotou em seus domínios (17). Destaque da Velha Senhora nas semanas recentes, Vlahovic terá a chance de, pela primeira vez em sua carreira, marcar gols em três compromissos consecutivos fora de casa. Além disso, busca igualar um feito de Dybala, que foi o único jogador bianconero das derradeiras cinco décadas capaz de ter anotado ao menos 10 tentos em duas edições do Italiano antes de ter completado 24 anos.

Prováveis escalações

Lecce: Falcone; Gendrey, Pongracic, Baschirotto, Gallo; Kaba, Ramadani, González; Oudin, Kristovic, Gabriel Strefezza.

Juventus: Szczesny; Gatti, Bremer, Danilo; Weah, McKennie, Locatelli, Rabiot, Kostic; Vlahovic, Chiesa.

Fique de olho

Sábado, 20/1, 14h

Roma x Verona

Neste sábado, a Roma fará sua primeira partida sob o comando de Daniele De Rossi, lenda do clube e substituto de José Mourinho, demitido após a derrota por 3 a 1 contra o Milan, no último domingo. O primeiro adversário de DDR será o Verona, que também não vive seus melhores dias: apesar de ter vencido um importante confronto direto contra o Empoli, está sendo desmanchado. Um dos jogador esa ter sido negociado foi o atacante Ngonge, seu maior destaque no atual campeonato, vendido ao Napoli – Hien, Terraciano, Faraoni, Doig e Hongla também deixaram o Hellas na janela de inverno.

No primeiro turno, o Verona venceu o confronto por 2 a 1, e caso o faça novamente, esta seria apenas a segunda vez na história em que os gialloblù bateriam a Roma duas vezes num mesmo campeonato – a primeira foi em 1968-69. Além disso, voltaria a ganhar dos giallorossi no Olímpico após mais de 50 anos, já que a anterior aconteceu em 1973. Para o jogo deste sábado, a Loba deve contar com o retorno de Dybala ao onze inicial. Com o argentino em campo, os capitolinos tiveram sucesso em 53% dos seus jogos (20 de 38). Sem La Joya, a taxa cai para 30% (6 de 20).

Em crise, a Roma demitiu Mourinho, chamou De Rossi e vai se apoiar em Dybala para reagir (Getty)

Sábado, 20/1, 16h45

Udinese x Milan

Uma das únicas duas vitórias da Udinese na atual edição da Serie A foi contra o Milan, adversário deste sábado. Para se afastar da zona de rebaixamento, distante a apenas um pontinho, a equipe de Gabriele Cioffi busca novamente vencer os rossoneri no campeonato, o que só ocorreu uma vez em toda a história – em 2016-17. Por sua vez, o Milan se vê muito confortável na terceira posição e em seu caminho rumo a mais uma vaga na Champions League após a vitória contra a Roma e alguns tropeços de adversários, como Fiorentina e Bologna.

A Udinese soma 28 temporadas consecutivas na elite e não quer voltar ao inferno da Serie B. Para tal, se esforçar para conseguir o feito de bater o Milan em turno e returno pela primeira na história é fundamental – como ganhou dos rossoneri nos dois últimos compromissos, também chegaria de forma inédita a três triunfos seguidos sobre os adversários. Do outro lado, Stefano Pioli também tem uma marca importante a ser conquistada: tendo vencido 99 de seus 165 jogos como técnico do Milan no campeonato, pode se tornar o quinto treinador da história do Diavolo com 100 triunfos em sua conta. Os outros são nomes pesadíssimos: Carlo Ancelotti, Nereo Rocco, Fabio Capello e Nils Liedholm.

Demais jogos

Domingo, 21/1, 8h30
Frosinone x Cagliari

Domingo, 21/1, 11h
Empoli x Monza

Domingo, 21/1, 14h
Salernitana x Genoa

Segunda, 15/1, 16h45
Frosinone x Atalanta

Quarta, 14/2, 15h
Bologna x Fiorentina

Quinta, 22/2, 16h45
Torino x Lazio

Quarta, 28/2, 14h
Sassuolo x Napoli

Quarta-feira, 28/2, 16h45
Inter x Atalanta

Compartilhe!

Deixe um comentário