Tivemos uma semana bem agitada dentro e fora dos campos antes da 29ª rodada da Serie A. Inter e Napoli, as duas equipes italianas remanescentes na Champions League, foram eliminadas nas oitavas de final e deixaram a Bota com representantes apenas na Liga Europa e na Conference League. E, matreiro, o destino quis que, logo após essas duras quedas, a provável vencedora do certame nacional em 2023-24 enfrentasse o time vitorioso na edição anterior do campeonato.
Além do confronto entre Inter e Napoli, em Milão, o fim de semana terá um duelo importante na disputa por vagas europeias: o confronto direto entre Atalanta e Fiorentina, em Bérgamo. A nordeste dali, o Verona tentará complicar a vida do Milan, vice-líder, para ficar em melhores condições na luta contra o rebaixamento e ter mais tranquilidade de trabalho durante a data Fifa. Os campeonatos europeus ficarão parados por duas semanas e, nesse meio tempo, a Itália fará amistosos contra Venezuela e Equador.
Fora das quatro linhas, algumas trocas de comando prometem agitar algumas quentes disputas na Serie A. Na Lazio, por exemplo, Maurizio Sarri decidiu pedir demissão após a quarta derrota seguida dos biancocelestes. No fim de semana, os capitolinos contarão com o interino Giovanni Martusciello, que era auxiliar do campano. Igor Tudor, ex-Udinese e Verona, deve ser anunciado como efetivo em seguida. Outra mudança ocorreu no Lecce: após derrota em confronto direto com o Verona, no último domingo, Roberto D’Aversa deu uma cabeçada em Henry, atacante adversário, e isso foi a gota d’água para a diretoria salentina, já insatisfeita com os resultados negativos. Luca Gotti o substituiu.
Confira, a seguir, a prévia da 29ª rodada da Serie A.
O jogão
Domingo, 17/3, 16h45
Inter x Napoli
Eliminados na Champions League, Inter e Napoli agora voltarão suas atenções apenas ao campeonato. Na Serie A, os nerazzurri têm uma vantagem de 16 pontos sobre o Milan, segundo colocado, e apenas contam as semanas para alcançarem o vigésimo scudetto de sua história. Porém, a equipe tem evidente objetivo após a frustração europeia: tentar bater o recorde de pontos do certame. Até hoje, o máximo foi de 102, obtidos pela Juventus, em 2013-14.
Por sua vez, Napoli tem 44 pontos e ocupa a sétima posição, a quatro do quinto posto – que deve resultar em vaga extra para um time italiano na Champions League 2024-25. Assim, precisará dar seu máximo para se recuperar no campeonato e tentar garantir este lugar, ou pelo menos se classificar para alguma competição europeia na próxima temporada. Na Serie A, os parteonopei ainda estão invictos sob o comando do técnico Francesco Calzona, que melhorou um pouco o desempenho de seus comandados desde a sua chegada, semanas atrás.
Em recorte válido a partir de 2018-19, a Inter ganhou sete dos 11 confrontos realizados contra o Napoli pela Serie A, sendo a equipe que mais vezes bateu os partenopei no período. Além disso, a Beneamata vem de 10 vitórias consecutivas no Italiano, e apenas outras duas vezes conseguiu sequências melhores: entre outubro de 2006 e fevereiro de 2007, quando atingiu o recorde de 17 triunfos seguidos, e entre janeiro e abril de 2021, quando chegou a 11. Em ambas as ocasiões, os nerazzurri acabaram ficando com o título ao final da temporada. Vale destacar que os comandados de Simone Inzaghi têm o melhor saldo de gols nos cinco principais campeonatos europeus: com 70 marcados e apenas 13 sofridos, se encontram com um balanço positivo de 57. Na segunda colocação, bem distante, o Bayer Leverkusen tem 47 tentos a seu favor.
Prováveis escalações
Inter: Sommer; Bisseck, Acerbi, Bastoni; Darmian, Barella, Çalhanoglu, Frattesi, Dimarco; Thuram, Martínez.
Napoli: Meret; Di Lorenzo, Rrahmani, Juan Jesus, Olivera; Anguissa, Lobotka, Traorè; Politano, Osimhen, Kvaratskhelia.
Fique de olho
Domingo, 17/3, 11h
Verona x Milan
Enquanto o Milan se aproveitou do empate entre Atalanta e Juventus para assumir a vice-liderança da Serie A, o Verona chegou à segunda vitória consecutiva ao superar o confronto direto com o Lecce e, na 14ª posição da tabela, ganhou fôlego na luta contra o rebaixamento. Entretanto, a briga está renhida e o Hellas ainda se se vê ameaçado, visto que o Frosinone, que abre o Z3, está apenas dois pontos abaixo. Atrapalhar a vida dos rossoneri, algo que os mastini já fizeram tantas vezes, acabaria sendo fundamental para uma arrancada rumo à permanência na elite.
Ainda que já tenha tirado o título do Milan em duas ocasiões e tenha pregado outras peças no Diavolo, o Verona vive um momento negativo contra o adversário pela Serie A – perdeu todos os últimos seis embates. Vale destacar que, na história do campeonato, o Hellas tem sequências de pelo menos sete derrotas apenas contra outros dois times: o Napoli, entre 1988 e 1996, e a Inter, numa escrita que começou em 2020 e dura até hoje. Como o favoritismo está do lado rossonero, é provável que um clube seja adicionado à lista.
Contra o Milan, o Verona busca quebrar alguns tabus. Não pontuam contra os rossoneri desde dezembro de 2017, por exemplo. Além disso, visam vencer seu terceiro jogo consecutivo, algo que não acontece pela Serie A desde outubro de 2013. No radar da seleção italiana, o meia Michael Folorunsho vem sendo o destaque da sequência positiva do Hellas: participou diretamente de três gols nos últimos três jogos, marcando dois. Três dos quatro que anotou na competição foram de fora da área e, assim, ele é o líder do quesito em sua posição.
Domingo, 17/3, 14h
Atalanta x Fiorentina
Classificadas para as quartas de final da Liga Europa e da Conference League, respectivamente, Atalanta e Fiorentina precisam voltar a vencer no campeonato, tendo em vista a disputa por uma vaga nas próximas competições europeias. Os nerazzurri não triunfam há quatro rodadas, ao passo que os gigliati vêm de dois empates. Como as equipes estão separadas por apenas quatro pontos, o jogo esquenta a corrida por um lugar nos torneios continentais e pode animar até mesmo a disputa pelo quinto posto e a representação na Liga dos Campeões, sobretudo em caso de tropeço da Roma ante o Sassuolo.
A Fiorentina venceu três dos últimos cinco confrontos contra a Atalanta pela Serie A, incluindo o último. Caso ganhe fora de casa, a trupe de Vincenzo Italiano superaria a turma de Gian Piero Gasperini em ambos os duelos da temporada pela segunda vez desde que o técnico chegou à Viola, tendo sido a primeira em 2021-22. Além disso, não podemos esquecer que este embate será uma prévia das semifinais da Coppa Italia, que ocorrem em abril.
Em seu corner, a Atalanta, que ganhou o último confronto entre as duas equipes como mandante, busca superar os toscanos de forma consecutiva em seus domínios. Curiosamente, isso não ocorre sob o comando do mesmo treinador desde 1991, quando a Dea era comandada por Bruno Giorgi. Ou seja, apesar de treinar os nerazzurri há oito temporadas e ser venerado pela torcida, Gasperini jamais foi capaz de bater a Fiorentina seguidamente em Bérgamo.
Demais jogos
Sexta, 15/3, 16h45
Empoli x Bologna
Sábado, 16/3, 11h
Monza x Cagliari
Udinese x Torino
Sábado, 16/3, 14h
Salernitana x Lecce
Sábado, 16/3, 16h45
Frosinone x Lazio
Domingo, 17/3, 8h30
Juventus x Genoa
Domingo, 17/3, 14h
Roma x Sassuolo