Serie A

Na 33ª rodada do Italiano, pela primeira vez o título poderá ser decidido no Dérbi de Milão

A 33ª rodada da Serie A já entrou para a história. Afinal, pela primeira desde que o campeonato ocorre, um Dérbi de Milão será disputado numa segunda e, muito mais importante do que isso, valerá o título. No dia 22 de abril, a Inter terá o match point de número um justamente contra o Milan – e, coincidentemente, na mesma jornada em que o Napoli, dominante na última temporada, levantou a taça. Os nerazzurri têm a motivação de serem campeões pela vigésima vez e, assim, colocarem a segunda estrela sobre o escudo justamente contra o seu rival local, que tem, no momento, os mesmos 19 scudetti. Que hora para o desempate, não?

No topo da tabela, ainda teremos um importante confronto direto entre Roma, quinta colocada, e Bologna, quarto. Como os giallorossi, ao lado de Atalanta e Fiorentina, avançaram para semifinais de torneios continentais, a Itália se isolou na liderança do ranking de clubes da Uefa nesta temporada e não pode mais deixar uma das duas primeiras posições, o que significa que a Serie A ganhou mais uma vaga para a próxima Champions League. No momento, são cinco – mais podem ainda se tornar seis, caso a Loba ou a Dea vençam a Liga Europa e não estejam no G5. Portanto, o duelo entre os giallorossi e rossoblù vale muito neste contexto.

Já na parte inferior da tabela, o confronto direto entre Verona e Udinese é o que adia em pelo menos uma rodada o rebaixamento iminente da Salernitana. E por falar em “jogos de seis pontos”, Sassuolo e Lecce, que pontuaram na última rodada, também se enfrentam. O time salentino abriu uma boa vantagem sobre o Z3 e pode se afastar ainda mais caso vença os neroverdi, além de complicar a luta do adversário. Por outro lado, os emilianos deixarão a zona de descenso se ganharem. Confira, abaixo, a prévia da jornada.

O jogão

Segunda, 22/4, 15h45

Milan x Inter

Um cenário do gênero não se desenharia nem nos melhores sonhos dos torcedores da Inter. A Beneamata pode se sagrar campeã de uma Serie A que dominou desde o começo dentro de seu estádio, diante de seu grande rival local e dependendo apenas de si mesma para superá-lo em número de scudetti. No momento, os nerazzurri têm os mesmos 19 títulos italianos do Milan. Fatalmente chegarão antes dos rossoneri aos 20 e terão a segunda estrela acima do escudo. Mas estampá-la neste momento seria algo realmente histórico. E, para isso, só a vitória importa.

Matematicamente, o Milan ainda pode levar o título. Porém, nem a matemática nem o futebol estão do lado do time de Stefano Pioli, que atravessa uma temporada irregular e repleta de decepções: como, por exemplo, a goleada de 5 a 1 sofrida para a Inter no primeiro turno e a recentíssima eliminação da Liga Europa, nesta quinta, às custas da Roma. O momento é de juntar os cacos e, por orgulho, tentar interromper a sequência de cinco clássicos perdidos, adiar o título dos rivais por alguns dias e evitar que a festa ocorra debaixo de seus narizes. O fato é que o Derby della Madonnina da próxima segunda-feira tem tudo para ser um dos mais marcantes dos últimos anos e de toda a história.

Contestado por grande parte dos torcedores do Milan, Pioli é o treinador que mais perdeu edições do Dérbi de Milão em toda a história. São nove derrotas em 14 jogos contra a Inter, incluindo as registradas nos últimos cinco. No caso de obter mais uma vitória sobre o técnico rival, a Beneamata se sagraria campeã italiana com um recorde, pelas cinco rodadas de antecedência. As outras ocasiões em que isso ocorreu foram as seguintes: com o Napoli, em 2022-23; a Juventus, em 2018-19; a Fiorentina, em 1955-56; o Torino, em 1947-48; e a própria Inter, em 2006-07. Ou seja, os nerazzurri podem ser os únicos a conseguirem tal feito duas vezes. Para sacramentar o título já na segunda, Simone Inzaghi conta com o retorno de suspensão de Martínez, o maior artilheiro do clássico entre os atletas em atividade, com oito gols marcados.

Prováveis escalações

Cagliari: Maignan; Calabria, Tomori, Gabbia. Hernandez; Bennacer, Reijnders; Pulisic, Loftus-Cheek, Rafael Leão; Giroud.

Inter: Sommer; Pavard, Acerbi, Bastoni; Darmian, Barella, Çalhanoglu, Mkhitaryan, Dimarco; Martínez, Thuram.

Fique de olho

Sexta, 19/4, 15h45

Cagliari x Juventus

Vivendo situações diferentes na tabela, Juventus e Cagliari também se enxergam em momentos opostos dentro de campo. Após mais um empate, a Velha Senhora, terceira colocada, chegou a uma sequência muito ruim, na qual atuou 10 vezes na Serie A e conseguiu somente duas vitórias, com míseros 10 pontos conquistados. Nesse mesmo período, o time sardo pontuou mais: somou 13, coroados pela surpreendente igualdade contra a Inter. Na 14ª posição, os rossoblù não sabem o que é perder há três rodadas e ganharam uma folga na luta contra o rebaixamento.

Jogando em casa, os comandados de Claudio Ranieri visam aproveitar a má fase da Juventus para ganharem mais uma gordurinha. Entretanto, o seu Cagliari pode ser o adversário perfeito para que a Velha Senhora se recupere e saia da crise que atravessa: afinal, os bianconeri venceram 12 dos últimos 13 confrontos contra os sardos pela Serie A, além de ter ganhado 19 dos 41 duelos que ocorreram na Sardenha. O que vai prevalecer? A história favorável à gigante ou o momento recente mais positivo dos isolani?

A quinta vaga italiana na Champions League já está garantida, mas o confronto entre Roma e Bologna ainda vale muito (Getty)

Segunda, 22/4, 13h30

Roma x Bologna

Com a confirmação da quinta vaga para clubes da Serie A na próxima edição da Champions League, o duelo entre Roma e Bologna até perde um pouco de emoção, visto que as duas equipes estão no G5 atualmente. Mas, ainda assim, vencer o confronto direto daria mais tranquilidade ao lado que, porventura,  saia vitorioso – e descartar a traiçoeira Atalanta seria um erro imperdoável.

Os torcedores da Roma viveram uma montanha-russa de emoções na última semana, a começar pelo pneumotórax apresentado por Ndicka, que fez com que o jogo contra a Udinese fosse suspenso aos 72 minutos e deixasse os giallorossi com uma partida a menos na tabela. Depois do susto, o alívio se deu com a categórica vitória sobre o Milan, que garantiu a sua classificação para as semifinais da Europa League pelo segundo ano consecutivo – e, pela quarta vez seguida, a Loba fica entre os quatro melhores de um torneio continental. De contrato renovado, Daniele De Rossi é o comandante de uma equipe que vem recuperando o moral e que pode dar mais um passo nesse sentido se derrotar o Bologna de Thiago Motta, time sensação da Serie A.

Pelo Italiano, Roma e Bologna têm um histórico equilibrado. No total, temos 55 vitórias dos romanistas, 52 dos bolonheses e 45 empates – a propósito, os giallorossi são os adversários que mais vezes os rossoblù superaram na Serie A. Apesar disso, os emilianos amargam um longo jejum, que podem quebrar na segunda: não batem a Loba em turno e returno do certame desde 1966–67. Isso, claro, se Dybala permitir. O argentino é um grande carrasco dos veltri e os castigou com sete gols na competição. La Joya só fez mais contra a Udinese (oito).

Demais jogos

Sexta, 19/4, 13h30
Genoa x Lazio

Sábado, 20/4, 13h
Empoli x Napoli

Sábado, 20/4, 15h45
Verona x Udinese

Domingo, 21/4, 7h30
Sassuolo x Lecce

Domingo, 21/4, 10h
Torino x Frosinone

Domingo, 21/4, 13h
Salernitana x Fiorentina

Domingo, 21/4, 15h45
Monza x Atalanta

Compartilhe!

Deixe um comentário