Serie A

Pela 2ª rodada da Serie A, a Inter busca se recuperar do tropeço na estreia

A 1ª rodada do Campeonato Italiano se encerrou com mais da metade dos jogos terminando em empate (seis) e com alguns grandes decepcionando: Inter, Milan e Roma não venceram e o Napoli acabou levando um sonoro 3 a 0 em Verona. Hora, portanto, de buscar a recuperação, já que a Juventus largou na frente, acompanhada por Atalanta e Lazio.

Dentre as equipes que precisam reagir, a Inter, atual campeã, enfrentará talvez o adversário mais acessível: o Lecce, que foi goleado por 4 a 0 pela Atalanta. Contudo, os nerazzurri não terão Lautaro, seu artilheiro e capitão, por conta de fadiga muscular. Já o Napoli, vencedor da Serie A 2022-23, vai encarar o Bologna, sensação da última temporada, ao passo que espera pelo fim da novela Lukaku – na última rodada antes do encerramento da janela de transferências, o acordo com o Chelsea parece ter sido selado.

No Olímpico, a Roma fará festa para Dybala, que negou uma vultuosa proposta do Al-Qadsiah, da Arábia Saudita, e permanecerá no futebol italiano – a torcida espera comemorar o “fico” com uma vitória tranquila sobre o Empoli, goleado por 7 a 0 no mesmo estádio, em 2023-24. Enquanto o Milan viaja até Parma em busca do triunfo, o Torino, que mostrou bom futebol ao segurá-lo em San Siro, recebe uma Atalanta empolgada por ter goleado o Lecce com show de seus reforços. Por fim, Verona e Juventus fazem um duelo entre equipes que já somaram três pontinhos. Confira, a seguir, a prévia da jornada.

O jogão

Sábado, 24/8, 15h45

Inter x Lecce

Atual campeã italiana, a Inter não venceu na rodada inaugural, em visita ao sólido Genoa, e precisará reagir contra um Lecce que terminou 2023-24 com estabilidade, embora não tenha mostrado nada de bom contra a Atalanta – estreou com uma sonora derrota por 4 a 0 em casa. Técnico da equipe mandante, Simone Inzaghi mandará a campo um onze inicial diferente do utilizado na Ligúria, já que Martínez, com dores musculares, será poupado. Assim, Taremi terá o seu primeiro teste como titular. Além disso, Pavard voltará ao time, ganhando o lugar de Bisseck, que cometeu alguns erros no Marassi. No lado apuliano, o lateral-direito Gendrey é dúvida, pois está em tratativas com o Hoffenheim. Porém, pode coroar sua ótima passagem pela Itália com um jogo de despedida num grande palco.

A Inter conta com um retrospecto muito positivo nos confrontos com o Lecce: é a equipe que mais vezes derrotou os giallorossi na Serie A, com 28 sucessos em 36 jogos, incluindo os quatro mais recentes. Em San Siro, aliás, somente numa ocasião perdeu para os salentinos. Sem poder contar com Lautaro, a Beneamata terá Thuram como seu principal nome no ataque, e o francês vem de momento positivo: na última rodada, anotou sua primeira doppietta na Serie A. Em 2023-24, demorou quatro jornadas para balançar as redes duas vezes, enquanto na atual temporada precisou somente de 82 minutos para igualar o feito.

Prováveis escalações

Inter: Sommer; Pavard, Acerbi, Bastoni; Dumfries, Barella, Çalhanoglu, Mkhitaryan, Dimarco; Thuram, Taremi.

Lecce: Falcone; Gendrey, Gaspar, Baschirotto, Gallo; Ramadani, Pierrot; Banda, Marchwinski, Dorgu; Krstovic.

Fique de olho

Domingo, 25/8, 13h30

Torino x Atalanta

Em sua estreia, o Torino teve um bom desempenho, mas um resultado cruel: até os 89 minutos jogava melhor e vencia o Milan em San Siro, com vantagem de dois gols, mas acabou sofrendo o empate. Agora, enfrenta a Atalanta, líder da Serie A após goleada por 4 a 0 sobre o Lecce. O confronto põe frente a frente times com filosofias diferentes no mercado de transferências. De um lado, os grenás vendem e apenas repõem saídas, enquanto a Dea é uma das equipes que mais gastou e buscou reforços na janela. O mais recente deles é Bellanova, que retorna a Bérgamo justamente em uma transação com o Toro.

O Torino, que domingo fará seu primeiro jogo em casa nesta Serie A, tem sido uma fortaleza em seus domínios: só perdeu um de seus derradeiros 14 compromissos como mandante pelo campeonato. Já a Atalanta venceu todos os quatro mais recentes como visitante e busca atingir a quinta vitória consecutiva fora de Bérgamo, algo que aconteceu pela última vez em 2021. Atualmente vestindo grená, o colombiano Zapata tem muita história com a camisa nerazzurra, uma vez que é um dos maiores artilheiros dos bergamascos na competição, com os mesmos 69 gols de Doni. Entretanto, o bomber – que já anotou seu primeiro tento no certame – também tem sua antiga equipe como uma de suas vítimas preferidas: em 11 embates com a Dea, guardou sete bolas na casinha.

Após uma estreia frustrante, o Napoli tentará a reação num difícil duelo com o Bologna (Getty)

Domingo, 25/8, 15h45

Napoli x Bologna

O começo do Napoli na Serie A foi o pior possível: após uma boa etapa inicial contra o Verona, o time de Antonio Conte tomou o primeiro gol e ruiu, perdendo por 3 a 0 e mostrando que ainda sofre com alguns problemas que marcaram os azzurri na última temporada. Já o Bologna de Vincenzo Italiano, apesar de ter dominado o jogo com a Udinese e de ter contado com mais uma ótima atuação de Orsolini, apenas empatou na estreia. Na dura viagem à Campânia, tenta espantar algumas incertezas e desconfianças que rodeiam a imagem do seu treinador.

Pela primeira vez em sua carreira, Conte perdeu seu jogo de estreia numa edição da Serie A – até então, eram cinco vitórias e um empate. O Napoli, por sua vez, não era derrotado na rodada inaugural do certame desde 2015, quando ainda era comandado por Maurizio Sarri. Pelo campeonato, o time partenopeo não vence há oito partidas, sendo o mais recente triunfo contra o Monza, em abril.

O Bologna, apesar de não ter vencido a Udinese, teve o maior índice xG – relativo a gols esperados – da Serie A na jornada inaugural (3,25). Contra os bianconeri, os rossoblù pararam nas defesas de Okoye. Agora, esperam que Conte não tenha corrigido os problemas da retaguarda azzurra, que contará com a estreia do sólido Buongiorno. O Napoli foi vazado em 17 de seus últimos 18 jogos pelo campeonato e, ao menos contra o Verona, não mostrou evolução no quesito.

Demais jogos

Sábado, 24/8, 13h30
Parma x Milam
Udinese x Lazio

Sábado, 24/8, 15h45
Monza x Genoa

Domingo, 25/8, 13h30
Fiorentina x Venezia

Domingo, 25/8, 15h45
Roma x Empoli

Segunda, 26/8, 13h30
Cagliari x Como

Segunda, 26/8, 15h45
Verona x Juventus

Compartilhe!

Deixe um comentário