Se você segue o futebol europeu e mundial e sente todas as emoções de uma aposta Champions League ou na Série A italiana, então por certo já deve ter pensado como funciona o mundo das apostas esportivas e sobre qual o papel dos maiores eventos de futebol para esse setor.
De fato, o mundo das apostas esportivas tem um grande impacto mundial. Só no Brasil, segundo a BNL Data, o faturamento relativo a esse mercado terá sido em torno dos R$ 12 bilhões, sendo que o crescimento é continuado e visível.
Além do seguimento do Brasileirão, os brasileiros estão aproveitando o digital para acessar outros eventos esportivos, incluindo as ligas europeias, eventos nos quais o Brasil figura, como a Libertadores, a Copa América ou a Copa do Mundo, e ainda eventos de grande amplitude com times estrangeiros que integram brasileiros (como a Champions) ou seleções internacionais (como o Europeu).
O fato é que cada um desses eventos esportivos tem seu impacto no mundo das apostas, sendo que os maiores de entre eles são os que impactam de forma mais visível todo o mercado. Entenda como.
Aumento no número de apostas
Um evento esportivo sempre motiva a colocação de apostas, mas quando esse evento é mais relevante (como um torneio continental ou mundial), o volume de apostas sofre uma variação positiva, que estimula o mercado.
O maior investimento por parte dos apostadores, assim como o registro de novos usuários, também corresponde a uma maior flexibilidade financeira, que permite a oferta de novos bônus e o investimento em sistemas e recursos mais modernos.
Variações nas odds e novos bônus
Retomando a questão dos bônus e promoções, é notório nas casas de apostas que, perante um evento esportivo que atrai um maior número de apostadores, aumenta também o leque de ofertas disponíveis. Muitas vezes, para eventos particulares, como a final da Copa Brasol ou a Liga dos Campeões, surgem freebets que os apostadores podem utilizar e que podem revelar-se vantajosas.
As próprias odds dessas apostas também poderão variar durante os eventos e, em alguns casos, tornar a experiência ainda mais interessante e rentável para os apostadores.
Destaque das apostas ao vivo
O live betting é uma das formas como os brasileiros mais gostam de apostar e, no Brasil, a tendência é como no resto do mundo: a popularidade desse tipo de apostas é ainda maior durante os eventos esportivos mais importantes!
Durante esses eventos, os apostadores estão mais empenhados na prática e tendem a querer acompanhar passo a passo todos os momentos de cada jogo. Assim, além de assistirem à partida ao vivo (muitas vezes por streaming), aproveitam também para apostar em tempo real, baseando suas escolhas no modo como evolui o jogo.
Opções de marketing de fidelização
A fidelização dos apostadores é muito importante para as casas de apostas e, por isso, elas tentam aproveitar esses eventos para destacar seu nome através da colocação de anúncios visíveis ou de patrocínios aos próprios times.
Existem casos em que as marcas fazem acordos de naming rights com as estruturas do evento, estádios ou os próprios times em jogo.
Tudo isto leva os apostadores a sentir uma conexão com a marca e a se fidelizar, continuando a apostar após o término desses eventos.