Mesmo após a derrota para a Fiorentina, na 5ª rodada da Serie A, a Lazio chegou como favorita para sua estreia na Europa League, enfrentando o Dynamo Kyiv, no Volksparkstadion, em Hamburgo – em virtude da guerra com a Rússia, o time da Ucrânia tem mandado seus jogos na Alemanha. A equipe italiana conseguiu corresponder às expectativas que a rodeavam, e o treinador estreante na competição, Marco Baroni, viu seus comandados vencerem o líder do Campeonato Ucraniano e recuperarem a moral ofensiva, que até então não refletia o bom momento da sua esquadra: no fim das contas, aplicaram um 3 a 0 categórico.
Os comentários sobre a partida começaram antes do apito inicial, infelizmente, não por motivos esportivos. Um grupo de aproximadamente 60 torcedores da Lazio, ao tentar se esquivar da polícia alemã, foi flagrado com facas, cassetetes e outras armas, segundo os responsáveis pela segurança. Em comunicado oficial, a agremiação informou que esses indivíduos – que pertencem a organizadas com recorrentes participações nesse tipo de ação – foram detidos e impedidos de acompanhar o confronto desta quarta-feira, 25 de setembro.
Na Alemanha, Baroni escalou uma equipe bastante diferente daquela que foi a campo no confronto com a Fiorentina, com exceção de Provedel, Patric e Dia. A Lazio garantiu a vitória ainda no primeiro tempo, ao abrir uma vantagem de 3 a 0 em apenas 35 minutos, com dois gols de Dia e um de Dele-Bashiru. No entanto, apesar do placar, a etapa inicial não foi tão tranquila quanto pode parecer no papel.
Os italianos abriram o placar logo aos 5 minutos com Dia, que viveu uma noite europeia brilhante. O primeiro gol saiu após uma boa tabela com Pedro, que terminou com o senegalês finalizando no canto direito do goleiro. Apesar do tento precoce, o jogo foi equilibrado por um bom tempo, com o Dynamo Kyiv criando chances e pressionando. Aos 10, Kabaev teve uma oportunidade, mas isolou. Quando os ucranianos conseguiram arrematar com precisão, Provedel aproveitou para marcar seu nome na partida, mantendo a vantagem dos aquilotti.
Aos 33 minutos, quando o Dynamo Kyiv parecia estar em seu melhor momento, a Lazio aproveitou uma boa jogada de Vecino, que encontrou Dele-Bashiru em profundidade. O meia nigeriano finalizou com precisão no ângulo, ampliando a vantagem. Logo na sequência, aos 35, Dia marcou novamente, desta vez de cabeça, após cruzamento preciso do autor do segundo gol.
Mesmo com o placar desfavorável, o Dynamo Kyiv se manteve mentalmente no jogo e criou boas chances antes do intervalo. Aos 42 minutos, Brazhko acertou um chute no ângulo, mas Provedel fez uma defesa espetacular. Aos 45, Vanat também tentou, mas o goleiro italiano, em noite inspirada, novamente salvou a equipe visitante. Pouco depois, Yarmolenko também teve sua chance, mas o arqueiro manteve sua firmeza.
A segunda etapa foi bem diferente. A Lazio controlou completamente as ações, administrando o resultado e buscando ampliar ocasionalmente. Pedro quase marcou o quarto, mas parou na trave aos 61 minutos, após belo passe de Dia. A partida seguiu em ritmo mais lento até o final e a bola não estufou mais o barbante.
Com a cabeça já voltada para o duelo contra o Torino, Baroni promoveu algumas mudanças: Isaksen, Gila, Castellanos e Zaccagni entraram nos lugares de Tchaouna, Patric (que saiu com dores musculares), Dia e Pedro. Aos 72 minutos, após revisão do VAR, Braharu, que havia acabado de entrar, foi expulso por pisão em Zaccagni. O mesmo aconteceu com Noslin, da Lazio, que também foi para o chuveiro mais cedo e deixou ambas as equipes com 10 jogadores. Nos acréscimos, Provedel assegurou o clean sheet italiano ao defender mais uma finalização de Brazhko.
Foi um início promissor para a Lazio na fase de liga da Europa League. A equipe romana superou desconfianças, após um começo oscilante na Serie A, sendo eficaz ao resolver a partida rapidamente. Porém, Baroni ainda precisa ajustar o sistema defensivo, que funcionou tão bem sob as ordens de Maurizio Sarri, na temporada 2022-23, e desandou desde então – apesar de não ter perdido peças. Em uma noite em que Dia marcou dois gols, o grande destaque foi Provedel, que impediu o Dynamo Kyiv de entrar no jogo, principalmente na primeira etapa.
Resta a dúvida: veremos novamente uma equipe com várias mudanças contra o Torino? A Lazio, que dorme como líder na Europa League, terá um teste difícil contra o primeiro colocado da Serie A, em Turim. De qualquer forma, o resultado não poderia ter sido melhor na estreia europeia. A torcida celeste dormirá, certamente, feliz com o que viu.