Serie A

Vivendo grandes fases, Napoli e Atalanta medem forças na 11ª rodada da Serie A

Com apenas uma sexta de descanso, a Serie A volta em seu “modo turbo” já neste sábado, em uma rodada que antecipa mais um compromisso europeu dos principais concorrentes ao título italiano… com a exceção do Napoli. Aproveitando esta folga no calendário, o time azzurro tentará acelerar numa sequência muito complicada, que começou na terça, contra o Milan, e agora lhe coloca diante da Atalanta, terceira colocada, no domingo.

Enquanto o Napoli precisa da vitória para não correr o risco de, na próxima jornada, ter um confronto contra a Inter, que pode valer a liderança, a Atalanta, que tem seis pontos a menos que os azzurri no momento, sonha em entrar na briga por um inédito scudetto. Como a atual campeã italiana recebe o frágil Venezia em casa, há grandes chances de termos um cenário bastante embolado neste início de novembro na Serie A. Até porque Fiorentina, Lazio e Juventus observam atentamente os rivais e podem se aproximar já no fim de semana. Confira, a seguir, a prévia da 11ª rodada.

O jogão

Domingo, 3/11, 8h30

Napoli x Atalanta

Após mais um triunfo, desta vez contra Milan, o Napoli segue na liderança isolada do campeonato, com quatro pontos de vantagem sobre a Inter e seis em relação ao pelotão de três equipes que contém a Atalanta. Vinda de quatro vitórias consecutivas, a formação de Gian Piero Gasperini superou um começo ruim e entrou de cabeça na briga pelo G4. Bater o primeiro colocado fora de casa sem dúvidas serviria como combustível para a Dea despontar como uma das concorrentes ao scudetto desta temporada.

Nesta Serie A, o Napoli soma oito vitórias em 10 jogos, além de 100% de aproveitamento como mandante – venceu seus cinco compromissos. Caso ganhe o confronto deste domingo, igualará os marcos históricos das temporadas 1930-31 e 1987-88, quando superou todos os seus primeiros seis adversários dentro de casa. Entretanto, desde que teve início a gestão Gasperini, em 2016, a Atalanta costuma aprontar como visitante na Campânia: somando todas as competições, se deu bem em metade dos 10 duelos realizados na casa dos azzurri.

A Atalanta deverá dividir suas atenções com o duelo contra o Stuttgart, pela Champions League, que ocorre na quarta. Porém, terá força máxima diante o Napoli. Dessa maneira, o jogo será palco para o confronto entre alguns dos jogadores de melhor desempenho nesta Serie A, a exemplo de Retegui, artilheiro da competição, com 10 gols marcados, e Lookman, que anotou quatro tentos e forneceu quatro assistências – os mesmos números do adversário Lukaku. Já Kvaratskhelia contribuiu, até o momento, com cinco bolas nas redes e dois passes decisivos. Vai ferver, hein?

Prováveis escalações

Napoli: Meret; Di Lorenzo, Rrahmani, Buongiorno, Olivera; Anguissa, Gilmour, McTominay; Politano, Lukaku, Kvaratskhelia.

Atalanta: Carnesecchi; Djimsiti, Hien, Kolasinac; Bellanova, Éderson, De Roon, Ruggeri; De Ketelaere, Lookman; Retegui.

Fique de olho

Sábado, 2/11, 14h

Udinese x Juventus

A Juventus, que começou o campeonato como uma das favoritas ao título, começou a oscilar ao longo de outubro. Mesmo sendo a única invicta da Serie A, com quatro vitórias e seis empates, a equipe piemontesa foi ultrapassada por Atalanta, Fiorentina e Lazio, além de ter visto Napoli e Inter abrirem vantagem. A trupe de Thiago Motta precisa ficar ligada, já que uma derrota neste sábado representaria mais uma ultrapassagem, feita pela surpreendente Udinese – que, apesar de estar longe da liderança que já ocupou em 2024-25, tem rendimento mais do que o esperado.

O último confronto entre Udinese e Juventus pela Serie A acabou com vitória friulana. Entretanto, não dá para dizer que esta é uma grande notícia para a turma de Údine, visto que a equipe do nordeste da Itália não bate a gigante de maneira consecutiva pelo certame desde 1962. Ademais, a Velha Senhora perdeu apenas um dos 14 jogos que fez como visitante contra a adversária do sábado. Os juventinos certamente torcem para que a trupe de Thiago Motta deixe de empatar partidas, visto que em 60% das vezes em que o time entrou em campo no campeonato, o resultado lhe rendeu apenas um pontinho.

Depois de tropeçar no Parma, a Juventus tentará se recuperar com uma Udinese que também foi surpreendida na última rodada (Getty)

Domingo, 3/11, 11h

Torino x Fiorentina

Uma das principais surpresas do campeonato até o momento, a Fiorentina de Raffaele Palladino alcançou a sua quarta vitória consecutiva e, com 19 pontos, entrou na zona de classificação para a próxima Champions League, competição que não disputa desde a temporada 2009-10. Quem também havia começado a Serie A de forma positiva foi o Torino, que, entretanto, começou a oscilar. O time de Paolo Vanoli tem estado mais sujeito a chuvas e trovoadas desde que Zapata, seu principal jogador, sofreu séria lesão no joelho. De lá para cá, jogou três vezes e só ganhou do Como.

O retrospecto do confronto na Serie A é quase que de equilíbrio completo. Em 150 jogos, 51 terminaram em empate, com 49 vitórias da Fiorentina e 50 do Torino completando o quadro – curiosamente, a Viola é a equipe que mais vezes perdeu para o Toro no Campeonato Italiano. O último triunfo dos gigliati sobre o adversário em Turim, a propósito, data do já distante março de 2018, e foi o único nos 12 duelos mais recentes realizados na capital do Piemonte.

Demais jogos

Sábado, 2/11, 11h
Bologna x Lecce

Sábado, 2/11, 16h45
Monza x Milan

Domingo, 3/11, 14h
Verona x Roma

Domingo, 3/11, 16h45
Inter x Venezia

Segunda, 4/11, 14h30
Empoli x Como
Parma x Genoa

Segunda, 4/11, 16h45
Lazio x Cagliari

Compartilhe!

Deixe um comentário