Serie A

Pela 36ª rodada do Italiano, ainda em festa, o Napoli pode bater recorde contra a Inter

Entrando na reta final do campeonato, a 36ª rodada da Serie A deve trazer algumas definições. Primeiramente, a depender dos resultados dessa jornada, todas as vagas para a próxima Champions League estar definidas: o Napoli já está garantido, mas Juventus, Inter e Lazio podem chegar lá em caso de uma combinação de resultados que lhes favoreça ante Milan e Roma. Os nerazzurri, aliás, visitam os campeões italianos da temporada, num duelo que poderia ser ainda mais disputado, mas que ainda tem muito em jogo.

Na parte baixa da tabela, por sua vez, a Cremonese terá de ganhar do Bologna para pelo menos adiar o seu rebaixamento. Na zona perigosa também teremos o confronto direto entre Lecce e Spezia, que estão logo acima do Verona. O Hellas terá embate contra a Atalanta e precisará tirar pontos da rival para tentar sobreviver na elite – de quebra, pode atrapalhar os planos europeus da rival. Confira, a seguir, a prévia da rodada.

O jogão

Domingo, 21/5, 13h

Napoli x Inter

A Inter está cheia de moral: vive uma sequência de oito vitórias consecutivas, que lhe renderam a classificação para as finais da Coppa Italia e da Champions League, além do terceiro lugar na Serie A e uma posição confortável na corrida por vaga na próxima Liga dos Campeões. A Beneamata foi a primeira equipe a bater o Napoli na atual edição do Campeonato Italiano e, se repetir a dose no domingo, garantirá seu lugar na principal competição de clubes da Europa em 2023-24, em caso de tropeço do Milan contra a Sampdoria.

O Napoli de Luciano Spalletti fará seu penúltimo jogo em casa e, claro, ainda está em clima de festa. A Inter, aliás, é a única adversária que os azzurri não derrotaram na atual temporada e esse fato serve de motivação extra para os campeões. Caso ganhe da Beneamata, o time partenopeo terminará a Serie A com triunfos sobre todos os rivais, algo que jamais ocorreu num Campeonato Italiano com 20 participantes.

Do outro lado, a Inter dosa suas forças por conta da final da Coppa Italia, que acontece na quarta, contra a Fiorentina, mas deseja se garantir logo na próxima Champions League e, claro, carimbar a faixa do campeão. Se sair do duelo vitoriosa, tal qual na 16ª rodada, a Beneamata se tornará apenas a terceira equipe a derrotar o time ganhador da Serie A em turno e returno – apenas Torino, em 1994-95, e Sampdoria, em 2012-13, obtiveram o feito ante a Juventus. Olho ainda no potencial embate entre goleador e vice-artilheiro do certame: Osimhen, com 23 tentos, já atingiu a melhor temporada da carreira, enquanto Martínez, com 20, precisa só de mais um para igualar seu desempenho mais positivo na competição.

Prováveis escalações

Napoli: Meret; Di Lorenzo, Rrahmani, Kim, Olivera; Anguissa, Lobotka, Zielinski; Politano, Osimhen, Kvaratskhelia.

Inter: Handanovic, D’Ambrosio, De Vrij, Acerbi; Dumfries, Barella, Brozovic, Gagliardini, Gosens; Lukaku, Correa.

Fique de olho

Sábado, 20/5, 13h

Atalanta x Verona

A derrota para a Salernitana, na rodada passada, praticamente deu fim nas esperanças da Atalanta de se classificar para a próxima Champions League – os tropeços de Roma, Milan e Lazio manteve as chances vivas, ainda que ínfimas. Pensando mais na Liga Europa, a Dea terá de passar pelo Verona, que voltou para a zona de rebaixamento no último fim de semana. Um triunfo em Bérgamo, contudo, tirará o Hellas automaticamente da o Z3, devido ao confronto entre Lecce e Spezia. Afinal, pelo menos um dos adversários deixará pontos pelo caminho.

A Atalanta mudou de patamar a partir da chegada de Gian Piero Gasperini: passou a ser uma das protagonistas do Campeonato Italiano, a ponto de brigar constantemente por vaga na Champions League e até por títulos. Um exemplo do momento que a Dea vive desde a contratação do treinador pode ser tirado justamente dos resultados obtidos contra o Verona, sua rival – muito próximas, as cidades nutrem antagonismo histórico. Após a sua chegada em Bérgamo, a equipe nerazzurra venceu os gialloblù em seis dos nove encontros realizados, deixando de lado um jejum de sete partidas sem triunfos sobre o Hellas.

A rivalidade entre as cidades de Bérgamo e Verona entrará em campo no duelo entre Atalanta e Hellas (Getty)

Domingo, 21/5, 7h30

Lecce x Spezia

Após interromper uma sequência de oito jogos sem vitórias ao bater o Milan dentro de casa, o Spezia contou com a derrota do Verona para sair da zona de rebaixamento. Neste domingo, terá uma chance de ouro pela frente: enfrenta o Lecce e, em caso de novo triunfo, ultrapassará a equipe do sul, alcançando 33 pontos e deixando os giallorossi com 32. Por outro lado, o time salentino abrirá cinco de distância para o Z3 se vencer e, com apenas duas rodadas restantes, praticamente selará a sua permanência na elite por mais uma temporada.

Além de ganhar fôlego na luta contra o rebaixamento em caso de vitória, o Spezia voltaria a conhecer dois triunfos consecutivos depois de mais de um ano – a última vez ocorreu em janeiro de 2022, quando ainda era comandado por Thiago Motta. O Lecce também tem dificuldades de manter a regularidade e, a propósito, não sabe o que é pontuar por duas partidas seguidas desde fevereiro. Como vem de empate com a Lazio, terá a chance de acabar com este jejum. Vale destacar que os dois times conservam histórico de confrontos bem equilibrado: se enfrentaram em 17 ocasiões, com cinco sucessos para cada lado e sete paridades.

Demais jogos

Sexta, 19/5, 15h45
Sassuolo x Monza

Sábado, 20/5, 10h
Cremonese x Bologna

Sábado, 20/5, 15h45
Milan x Sampdoria

Domingo, 21/5, 10h
Torino x Fiorentina

Domingo, 21/5, 15h45
Udinese x Lazio

Segunda, 22/5, 13h30
Roma x Salernitana

Segunda, 22/5, 15h45
Empoli x Juventus

Compartilhe!

Deixe um comentário