Serie A

Será que agora vai?

Após “apenas” três anos na Serie B, o cheio de história Bologna está de volta à Serie A. Esse apenas deve-se ao fato de que das duas outras vezes em que o Bologna deixou a série máxima do futebol italiano, ele acabou caindo para a terceira divisão, e teve o seu retorno adiado por no mínimo cinco anos. Desta vez, porém, foi diferente. Depois de ter ficado na 18ª colocação (perdeu no desempate contra o Parma) na temporada 04/05, o time emiliano fez boas campanhas na Serie B, quase chegando entre os qualificados para o playoff nos dois anos seguintes (8º e 7º lugares). E conseguindo na temporada atual a sua volta à elite de forma direta, sem precisar do playoff.

O fato consolidou-se neste domingo, após a vitória por 1-0 contra o Pisa, com gol de Marazzina (aquele mesmo) – um dos pilares da campanha rossoblù. Foi seu 23º gol na stagione, desta vez, diante de um estádio completamente lotado, relembrando os tempos de glória da squadra. Três rodadas antes, o time estava praticamente desacreditado na briga pela ascensão direta, após perder por 3-0 para o Grossetto e ocupar a 4ª colocação. Mas para satisfação dos torcedores, a squadra venceu suas últimas três partidas e pôde comemorar sossegada.

Comemoração essa que continuou após o jogo, na Piazza Maggiore. O ônibus do time parou por lá e teve direito até a entoação de coros por parte dos jogadores junto à torcida. Felizmente, tal comemoração foi pacífica, diferentemente de quando o Bologna retornou à Serie A anteriormente, em 1996. Fica apenas o problema do lixo e das centenas de garrafas pelo chão, uma vez que bebida é o que não faltou. Resta agora a dúvida se o Bologna vem para ficar de vez na Serie A: tradição para tal o time tem, com 7 Scudetti, sendo o 5º time com mais títulos nacionais (empatado com Torino e Pro Vercelli). A outra equipe com ascensão já garantida é o Chievo.

Lecce, Albinoleffe, Brescia e Pisa disputam a útima vaga no playoff.

Deixe um comentário