Liga Europa

Com o pé direito

Amauri foi o homem do jogo, com dois gols, e ajudou a Juve a estrear com vitória (Foto: LaPresse)

A Juventus fez, ontem, sua primeira partida oficial da temporada 2010-11, em Dublin. O jogo contra o irlandês Shamrock Rovers, pela terceira fase preliminar da Liga Europa, foi um bom teste e já dá dicas de como o time de Del Neri deve jogar ao longo do ano. Os estreantes Storari, Motta, Bonucci, Lanzafame e Pepe iniciaram no time titular e fizeram boa partida.

A Juve começou muito bem e logo aos três minutos abriu o placar: Amauri fez bonita tabela com Diego e tocou na saída do goleiro Mannus. Diferente da temporada passada, contudo, o gol não acomodou o time de Turim. Diego, pelo meio, mostrou muita intensidade e foi o principal armador do time, com todas as bolas passando pelo seu pé. O brasileiro pecou apenas nas finalizações, quase sempre sem rumo. Pepe e Lanzafame, sempre trocando de lado, também mostraram muita disposição e chegaram com perigo pelas alas.

No início do segundo tempo, Martínez, outro recém-chegado, entrou no lugar de Lanzafame, mas não foi tão bem quanto o ex-jogador do Parma. Amauri, o melhor da partida, mostrou o bom preparo físico e quase marcou o segundo em jogada de velocidade. Ele ganhou do zagueiro na corrida e bateu na saída do goleiro, mas a bola acertou a trave. Minutos depois, Motta cruzou muito bem para o ítalo-brasileiro marcar o segundo gol. No final, Del Piero entrou no lugar de Diego e quase ampliou. O bom chute passou rente à trave esquerda do goleiro Mannus.

Na coletiva pós-jogo, o técnico Del Neri se mostrou satisfeito com o desempenho de seus comandados, mas lembrou que o time ainda tem muito a melhorar. Enalteceu a boa atuação da dupla Chiellini e Bonucci, mesmo que contra um adversário fraco, e disse que a principal característica desse time já se mostrou: volume de jogo e velocidade. Perguntado sobre a preferência por Diego no lugar de Del Piero, afirmou que o ídolo juventino achará seu lugar no time, mas que não receberá tratamento especial. O jogo de volta contra o Shamrock Rovers acontece na próxima quinta-feira, em Módena.

Mercado
Novamente sob o comando da Família Agnelli, que volta à presidência do clube após 48 anos, a Juventus já gastou mais de 35 milhões de euros nesse mercado de verão. Para alguns, Marotta, novo diretor esportivo do clube, ainda pensa como se estivesse na Sampdoria e contrata jogadores abaixo do nível da Juventus. Porém, o plano do ex-doriano pode ser o mais adequado para a Juve no momento. Depois de sua pior temporada em 50 anos, talvez seja a hora de montar uma equipe mais pé no chão e mais competitiva.

Até o momento, as contratações foram bem pensadas e suprem as posições mais carentes da equipe. Storari fez uma boa temporada pela Sampdoria, ano passado, e deve ser um bom substituto de Buffon, que vem de uma série de lesões, enquanto Manninger e Chimenti ficaram longe de agradar, quando requisitados. Para a problemática lateral direita, Motta estreou bem e, se não resolver o problema, pelo menos deve dar mais regularidade ao setor. Na zaga, o bom Bonucci chega para o lugar do veterano Cannavaro, que saiu para o Al-Ahli, dos Emiados Árabes Unidos. Junto com Chiellini, tem tudo para formar uma das melhores defesas do campeonato. Nas alas, Martínez, Pepe e Lanzafame são boas opções.

Por outro lado, nomes mais badalados do time, como Grosso, Camoranesi, Tiago, Giovinco e Trezeguet, estão sempre ligados à possíveis transferências. Nenhuma foi confirmada até agora, mas Del Neri já demonstrou que não pretende contar com alguns desses jogadores. Nem mesmo a permanência Diego está garantida. Na última semana, especulou-se muito sobre uma possível saída do brasileiro, tachado por Luciano Moggi, Arrigo Sacchi e mais críticos como “inapto para o futebol italiano”, e Del Neri não hesitou em dizer que “ninguém é inegociável”. Os momentos de maior turbulência, contudo, parecem ter passado e Diego deve sim ficar em Turim. Resta a Del Neri encontrar uma maneira de colocar Del Piero e o ex-jogador do Santos juntos no time.

1 comentário

  • Grosso, Camoranesi e Tiago acho que nao fariam falta, Trezeguet poderia contribuir bem por mas uma temporada, e Giovinco é uma boa opçao para um futuro proximo.
    Gostei das contrataçoes principalmente Motta, Pepe e Bonucci.

    Nota: O time do Genoa está ficando muito interessante.

Deixe um comentário