Outros torneios

Lega Pro: primeiro campeão está próximo

32 anos em cinco jogos: Nocerina está a uma vitória de festejar seu retorno à Serie B (tuttonocerina.it)


Contagem regressiva em Nocera Inferiore: a Nocerina, que retornou à Prima Divisione como uma das oito equipes repescadas para completar a categoria, surpreendeu a todos – e, com certeza, a si mesma – e está a apenas uma vitória de retornar à Serie B, competição de que não participa há 32 anos. O estudo das razões que levaram ao acesso iminente de um clube como este, que não possui uma propriedade rica e se manteve em dia com seus compromissos, constituirá, sem dúvida, bons parâmetros para as reformas que o presidente Mario Macalli pretende implantar na Lega Pro.

Por enquanto, a Nocerina constituiu uma boa exceção. Nas últimas semanas, a Comissão Disciplinar voltou a aplicar punições. Na Prima Divisione, Alessandria e Foligno perderam mais um ponto e a Salernitana chegou ao total de cinco. Na Seconda Divisione, o Giulianova chegou a dois pontos descontados, a Canavese a oito, e o Pomezia, que até então não havia sofrido sanções e lutava para disputar o acesso no Grupo C, teve 16 retirados, por irregularidade financeira e – mais grave – depósito de documentção falsa no ato de inscrição para o campeonato. Todos estes clubes passam por situações societárias delicadas e, ao lado de outros, deverão ter problemas na próxima temporada.

Prima Divisione, após 29 rodadas
Grupo A
O Gubbio não vive um bom momento técnico, mas continua sendo beneficiado pela irregularidade do Sorrento – desta vez derrotado em Pavia. Entre as equipes punidas, desempenhos contrastantes: o Alessandria não se deixou abalar e pulou para a terceira posição, enquanto a Salernitana fez uma partida abaixo da crítica, em Verona, e deu ao Hellas a chance de se consolidar nos play-offs. A Reggiana venceu a terceira seguida e está a um ponto dos melhores. Como, Lumezzane e Bassano Virtus aparecem um pouco mais distantes. Na parte de baixo, Spezia e Cremonese flertam com os play-outs, enquanto Paganese e Monza disputam ponto a ponto a chance de lutar pela permanência.

Promoção direta: Gubbio (58 pontos)
Play-offs: Sorrento (49), Alessandria (45), Salernitana (43) e Hellas Verona (42)
Play-outs: Pavia (34), Sudtirol (29), Pergocrema (28) e Paganese (25)
Rebaixamento direto: Monza (24)
Penalizados pela CND: Penalizados pela CND: Gubbio (-1), Como (-1), Lumezzane (-1), Spal (-1), Pergocrema (-1), Alessandria (-2), Spezia (-2) e Salernitana (-5)

Grupo B
A Nocerina venceu o Lucchese e foi beneficiada pelo tropeço do Benevento. Agora, a equipe rossonera está a uma vitória de reconquistar um lugar na Serie B, após 32 anos de ausência. A Juve Stabia, aos poucos, consolida-se nos play-offs, ao passo que Atletico Roma e Taranto encontram-se ameaçados pelo Foggia de Zeman, apenas dois pontos distante da quinta posição. O Siracusa tem poucas chances de disputar o acesso, mas está próximo de festejar a permanência. Na parte de baixo, a Ternana voltou para os play-outs. O Foligno foi penalizado em mais um ponto e despencu pra o penúltimo lugar, apenas dois pontos acima da Cavese, que venceu seu jogo atrasado e sonha com uma milagrosa fuga da degola.

Promoção direta: Nocerina (65 pontos)
Play-offs: Benevento (52), Juve Stabia (48), Atletico Roma (47) e Taranto (46)
Play-outs: Ternana (31), Andria (29), Viareggio (28) e Foligno (27)
Rebaixamento direto: Cavese (25)
Penalizados pela CND: Foggia (-2), Foligno (-2), Ternana (-2), Cosenza (-3) e Cavese (-6)

Seconda Divisione
Grupo A, após 30 rodadas
Em duas rodadas, o Tritium desperdiçou toda a sua vantgem de pontos e agora se vê empatada com a Pro Vercelli, que atravessa um momento mais favorável. Entre indefinições societárias, a Pro Patria segue firme entre os melhores, junto a FeralpiSalo’ e o surpreendente Renate. O Lecco, um dos times mais caros da categoria, está perdendo terreno na luta pelos play-offs. Na parte de baixo, Sacilese e Sanremese continuam se alternando no play-out e o Mezzocorona se afundou mais na lanterna.

Promoção direta: Tritium (50 pontos)
Play-offs: Pro Vercelli (50), Pro Patria (47), FeralpiSalo’ (45) e Renate (44)
Play-out: Sacilese (25) e Sanremese (23)
Rebaixamento direto: Mezzocorona (17)
Penalizados pela CND: Virtus Entella (-1), Valenzana (-1), Tritium (-2), FeralpiSalo’ (-2), Rodengo Saiano (-2), Savona (-4), Pro Patria (-4) e Canavese (-8)

Grupo B, após 26 rodadas
A Carrarese prepara o assalto ao Carpi, ainda líder, mas em momento de baixa. San Marino e L’Aquila aparecem em boa forma para confirmar suas posições nos play-offs, enquanto o Chieti enfrenta o assédio de Poggibonsi, Giacomense e, mais discretamente, Prato. Poucas esperanças para o Villacidrese, que somou mais um ponto mas continua muito distante de provocar a existência do play-out.

Promoção direta: Carpi (55 pontos)
Play-offs: Carrarese (53), San Marino (42), L’Aquila (41) e Chieti (38)
Rebaixamento direto: Villacidrese (13)
Penalizados pela CND: Penalizados pela CND: Carpi (-1), Giulianova (-2), Fano (-4), Sangiovannese (-12) e Villacidrese (-12)

Grupo C, após 26 rodadas
O Latina voltou a abrir uma boa vantagem na liderança e se concentra para conquistar a promoção automática. O Milazzo segue em ritmo de play-offs, enquanto Sangiuseppese, Avellino e Aversa Normanna brigam entre si pelas duas vagas restantes. O Pomezia viu seus sonhos ruírem após ter 16 pontos retirados nos bastidores, por fraude na documentação para inscrição no campeonato. Mesmo assim, o time não correrá nenhum risco graças à falência e rebaixamento do Catanzaro.

Promoção direta: Latina (55 pontos)
Play-offs: Trapani (52), Milazzo (50), Sangiuseppese (45) e Avellino (42)
Rebaixamento direto: Catanzaro (5)
Penalizado pela CND: Trapani (-1), Vibonese (-1), Campobasso (-2), Brindisi (-2), Melfi (-3), Catanzaro (-5) e Pomezia (-16)

Coppa Italia Lega Pro
A Juve Stabia hipotecou a taça ao vencer por 3 a 1 na casa do Carpi, na primeira partida da final. Em Castellammare si Stabia, no próximo dia 27, a equipe poderá conquistar o centrino mesmo em caso de derrota. O Carpi poderá reverter a situação com uma vitória por três gols de diferença.

Compartilhe!

Deixe um comentário