Outros torneios

Serie C define três classificados para a próxima segundona; brasileiro foi protagonista

Com a reta final da temporada europeia, a próxima edição da Serie B também começa ganhar corpo. Além dos primeiros rebaixados na elite e dos times que já deram adeus à competição, a segunda divisão italiana já conhece as três equipes que se sagraram vitoriosas nos grupos de acesso da Serie C. São os tradicionais Lecce, Livorno e Padova, que disputarão um triangular para decidir o título da Supercopa da terceirona.

O primeiro a conseguir a vaga na próxima Serie B foi o Padova (Grupo B), que garantiu o acesso na semana passada e retornou à competição após quatro anos delicados: a equipe biancoscudata faliu e precisou recomeçar da quarta divisão. Já o Lecce, do Grupo C, não disputava a segundona desde 2009-10, quando foi campeão. Os salentini foram rebaixados da elite em 2012, mas foram punidos por ilícito esportivo e acabaram tendo de ir jogar a terceirona. Por fim, o Livorno integrará a cadetteria dois anos após ter retrocedido.

A equipe vitoriosa do Grupo A tem o brasileiro Murilo Mendes como destaque. O atacante de 23 anos, nascido na região norte de Minas Gerais, é pouco conhecido no Brasil, já que não teve passagens por times profissionais no nosso país. No entanto,marcou 11 gols na temporada regular da terceirona e entrou em evidência: em fevereiro, Murilo concedeu entrevista exclusiva à Calciopédia (leia aqui).

Entre os gols anotados na vitoriosa campanha na Serie C, alguns foram decisivos. Murilo deixou sua marca na vitória por 3 a 1 sobre a Viterbese, quando fez dois gols, e na vitória por 3 a 2 contra o Pontedera. Neste confronto local da Toscana, o atacante entrou na segunda etapa e marcou os três gols do time labronico.

As boas atuações pelo Livorno resultaram em algumas propostas de clubes da Serie A no início do ano, mas o mineiro preferiu ficar até o final da temporada para ajudar a equipe toscana a conseguir o acesso. Murilo também ganhou o apoio da torcida e virou ídolo do clube. Agora, ele quer mais: ” Ajudar essa agremiação a voltar para a Serie B, que é um lugar mais digno, me deixa super feliz. E ter sido um dos protagonistas me deixa ainda mais contente, porque sei que dei o meu melhor e tive um pouco de contribuição. Para mim é um privilégio ganhar um campeonato com o Livorno”, afirmou.

A Supercopa da Serie C, que decidirá o “supercampeão” do torneio, acontecerá entre os dias 12 e 26 de maio. O triangular é disputado em três jogos: um sorteio define qual equipe descansa na primeira rodada e qual será o mandante. Na segunda rodada, folga a vencedora do primeiro jogo ou, em caso de empate, aquela que disputou o jogo fora de casa. A terceira e última rodada terá em campo as duas equipes que não se encontraram anteriormente.

Deixe um comentário