Pablo González abriu o caminho com um gol de falta na final do play-off para a promoção do Novara (LaPresse)
Na
última coluna de Serie B falávamos que faltavam apenas duas definições: o último a subir para Serie A e o rebaixado pelo
play-out. Na briga pelo acesso, a decisão ocorreu entre Novara e Padova. Já pela incômoda disputa pela permanência, AlbinoLeffe e Piacenza se enfrentaram. A vantagem para AlbinoLeffe e Novara por terem melhor campanha na fase de pontos corridos, seria decidir em casa e também jogar por dois empates, pois nestes jogos não há vantagem pelos gols fora de casa.
Pelo play-off, Novara e Padova, jogaram a primeira partida na quinta, no estádio Euganeo, em Pádua. Porém, dessa vez, os patavini não conseguiram tomar conta da partida em seus domínios: em uma partida com poucas finalizações, os visitantes conseguiram controlar a posse de bola e voltaram para o Piemonte com um vantajoso 0 a 0. Para a finalíssima, a torcida dos azzurri lotou as dependências do estádio Silvio Piola e fez barulho praticamente durante todos os 90 minutos.
Jogando em casa, o treinador Attilio Tesser armou a sua equipe no 4-3-1-2 e jogou o tempo todo pressionando os patavini. A partida ficou totalmente sob o controle do Novara e, aos 14 minutos da primeira etapa, Pablo González recebeu na frente e foi puxado pelo brasileiro César: cartão vermelho e falta na entrada da área, já que ele era o último homem. O argentino bateu muito bem a falta para marcar seu 15° gol na Serie B e colocou os azzurri com boa vantagem.
Para recompor a defesa, o jovem treinador Alessandro Dal Canto (36 anos), uma das revelações do campeonato deste ano, desde que assumiu o time no meio de março, fez opção estranha ao sacar El Shaarawy – um dos destaques dos biancoscudati na reta final da Serie B. Com um jogador a mais e a torcida empurrando muito o time, o domínio dos donos da casa apenas aumentou. A festa ficou completa no segundo tempo, quando Rigoni fez seu quarto gol na competição, aos 25 minutos.
O 2 a 0 recoloca o Novara na Serie A após 55 anos ausente e mostra que a manutenção da base campeã da Lega Pro Prima Divisione foi a boa escolha, garantindo a segunda promoção consecutiva. No entanto, o clube já perdeu o diretor esportivo Pasquale Sensibile para a Sampdoria, que tentará fazer o mesmo caminho.
Gostei, pensei q o Novara tinha subido direto p/ serie A. Foi perecido.