Outros torneios

Lega Pro: os play-offs surpreendem, os play-outs confirmam

No final: Entella desbanca Casale com um gol de seu goleiro aos 50 minutos do segundo tempo (reprodução)

Campeonatos de baixo nível técnico estão abertos às mais diversas soluções – mas poucos imaginariam resultados tão diferentes dos prognósticos nas semifinais dos play-offs da Prima e Seconda Divisione, com Taranto, Siracusa, Rimini e Vigor Lamezia, cantadas como favoritas ao acesso em seus grupos, dando adeus ao sonho de promoção. As finais acontecerão nos próximos dias 3 e 10 de junho, com vantagem de dois resultados iguais para a equipe melhor colocada na temporada regular. 

Já a disputa pela sobrevivência nos play-outs, nas duas categorias, tem sido mais do que lógica – e poderá ser fatal para muitos dos perdedores. Aqui, resta apenas uma sentença em aberto: na Seconda Divisione, onde Vibonese e Mantova duelarão pela permanência definitiva, nas mesmas datas dos play-offs

Play-offs


Sonho real: 64 anos depois, Pro Vercelli luta para retornar à Serie B (fcprovercelli.it)

Na Prima Divisione, dois favoritos já estão eliminados: no Grupo A, o Taranto (que, não fossem as punições, subiria diretamente) foi superado pela Pro Vercelli, 5ª colocada no campeonato regular; mesma morte para o Siracusa, no Grupo B, eliminado pela Virtus Lanciano. Os vencedores disputarão o acesso, respectivamente, contra Carpi – que “preferiu” vencer fora e perder em casa, contra o Sorrento – e Trapani, algoz da Cremonese. 

Na Seconda Divisione, Cuneo (Grupo A) e Chieti (B) confirmaram suas campanhas contra Rimini e Aprilia, e terão pela frente adversários inesperados; o primeiro vai se ver com a Virtus Entella, que resolveu a disputa contra o Casale aos 50 minutos do segundo jogo, com um gol de seu goleiro, Paroni; já o segundo enfrentará a Paganese, que impôs dupla vitória ao favoritíssimo – e tecnicamente superior – Vigor Lamezia.

Prima Divisione – Grupo A 

Semifinal 1: Pro Vercelli 2-1 Taranto e Taranto 0-0 Pro Vercelli 

Semifinal 2: Sorrento 0-1 Carpi e Carpi 0-1 Sorrento 

Final: Pro Vercelli-Carpi e Carpi-Pro Vercelli 


Prima Divisione – Grupo B 

Semifinal 1: Cremonese 1-1 Trapani e Trapani 1-1 Cremonese 

Semifinal 2: Virtus Lanciano 1-0 Siracusa e Siracusa 2-2 Virtus Lanciano 

Final: Virtus Lanciano-Trapani e Trapani-Virtus Lanciano 

Seconda Divisione – Grupo A 

Semifinal 1: Rimini 0-0 Cuneo e Cuneo 1-0 Rimini 

Semifinal 2: Virtus Entella 3-2 Casale e Casale 2-2 Virtus Entella 

Final: Virtus Entella-Cuneo e Cuneo-Virtus Entella 

Seconda Divisione – Grupo B 

Semifinal 1: Aprilia 2-2 Chieti e Chieti 1-1 Aprilia 

Semifinal 2: Paganese 1-0 Vigor Lamezia e Vigor Lamezia 0-1 Paganese 

Final: Virtus Paganese-Chieti e Chieti-Paganese 

Play-outs


Alívio: Pavia vence festeja a permanência na casa da Spal (La Provincia Pavese)

Na Prima Divisione, os falidos Piacenza e Triestina, que vinham da Serie B, caem pela segunda vez consecutiva. Triste sentença também para o povo de Ferrara: após a dor pelos terremotos na região, agora é a vez de chorar o descenso da Spal, em risco iminente de quebra. Pelos lados de Monza, a “crônica da morte anunciada” escreveu seu segundo capítulo: rebaixado e repescado na temporada anterior, o clube retrocede novamente. 

Na Seconda Divisione, prevaleceram as melhores campanhas de Mantova (Grupo A) e Vibonese (B), que lutarão entre si pela salvezza definitiva. Os virgilianos levaram a melhor sobre o Lecco – que, embora o grande final de campeonato, não teve meios o suficiente para se manter – ao passo que a equipe de Vibo Valentia regulou com facilidade o lamentável time do Neapolis. 

Prima Divisione – Grupo A 

Final 1: Monza 0-1 Viareggio e Viareggio 4-1 Monza 

Final 2: Pavia 0-0 Spal e Spal 0-2 Pavia 

Rebaixados para a 2^ Divisione: Monza e Spal 


Prima Divisione – Grupo B 

Final 1: Latina 2-0 Triestina e Triestina 2-2 Latina 

Final 2: Piacenza 1-0 Prato e Prato 1-0 Piacenza 

Rebaixados para a 2^ Divisione: Triestina e Piacenza 

Seconda Divisione 

Semifinal Grupo A: Lecco 1-1 Mantova e Mantova 2-1 Lecco 

Semifinal Grupo B: Neapolis 0-1 Vibonese e Vibonese 2-0 Neapolis 

Final: Vibonese-Mantova e Mantova-Vibonese 

Rebaixados para a Serie D: Lecco e Neapolis 

Supercampeões


Rotina: torcida do Spezia festeja o terceiro título na temporada (acspezia.com) 

Spezia (Prima Divisione) e Perugia (Seconda) conquistaram os títulos de supercampeões de suas categorias. Destaque para a formação spezzina (treinada pelo ex-jogador Michele Serena) que, após festejar títulos no campeonato e na Coppa, chega a uma histórica e inédita tripletta. Para o Perugia, que derrotou o Treviso, foi o quarto título nos últimos dois anos.   


Lagos tricolores na Serie D 

O retorno do Venezia ao profissionalismo foi coroado com o scudetto da Serie D. O título dos lagunari veio após a vitória por 3 a 2 ante o Teramo, em jogo diputado no estádio Barbetti, de Gubbio. No próximo ano, todos eles – campeão, vice e dono da casa – poderão se cruzar na Coppa Italia Lega Pro.

Deixe um comentário