No final: Entella desbanca Casale com um gol de seu goleiro aos 50 minutos do segundo tempo (reprodução)
Campeonatos de baixo nível técnico estão abertos às mais diversas soluções – mas poucos imaginariam resultados tão diferentes dos prognósticos nas semifinais dos play-offs da Prima e Seconda Divisione, com Taranto, Siracusa, Rimini e Vigor Lamezia, cantadas como favoritas ao acesso em seus grupos, dando adeus ao sonho de promoção. As finais acontecerão nos próximos dias 3 e 10 de junho, com vantagem de dois resultados iguais para a equipe melhor colocada na temporada regular.
Já a disputa pela sobrevivência nos play-outs, nas duas categorias, tem sido mais do que lógica – e poderá ser fatal para muitos dos perdedores. Aqui, resta apenas uma sentença em aberto: na Seconda Divisione, onde Vibonese e Mantova duelarão pela permanência definitiva, nas mesmas datas dos play-offs.
Play-offs
Sonho real: 64 anos depois, Pro Vercelli luta para retornar à Serie B (fcprovercelli.it)
Na Prima Divisione, dois favoritos já estão eliminados: no Grupo A, o Taranto (que, não fossem as punições, subiria diretamente) foi superado pela Pro Vercelli, 5ª colocada no campeonato regular; mesma morte para o Siracusa, no Grupo B, eliminado pela Virtus Lanciano. Os vencedores disputarão o acesso, respectivamente, contra Carpi – que “preferiu” vencer fora e perder em casa, contra o Sorrento – e Trapani, algoz da Cremonese.
Na Seconda Divisione, Cuneo (Grupo A) e Chieti (B) confirmaram suas campanhas contra Rimini e Aprilia, e terão pela frente adversários inesperados; o primeiro vai se ver com a Virtus Entella, que resolveu a disputa contra o Casale aos 50 minutos do segundo jogo, com um gol de seu goleiro, Paroni; já o segundo enfrentará a Paganese, que impôs dupla vitória ao favoritíssimo – e tecnicamente superior – Vigor Lamezia.
Prima Divisione – Grupo A
Semifinal 1: Pro Vercelli 2-1 Taranto e Taranto 0-0 Pro Vercelli
Semifinal 2: Sorrento 0-1 Carpi e Carpi 0-1 Sorrento
Final: Pro Vercelli-Carpi e Carpi-Pro Vercelli
Prima Divisione – Grupo B
Semifinal 1: Cremonese 1-1 Trapani e Trapani 1-1 Cremonese
Alívio: Pavia vence festeja a permanência na casa da Spal (La Provincia Pavese)
Na Prima Divisione, os falidos Piacenza e Triestina, que vinham da Serie B, caem pela segunda vez consecutiva. Triste sentença também para o povo de Ferrara: após a dor pelos terremotos na região, agora é a vez de chorar o descenso da Spal, em risco iminente de quebra. Pelos lados de Monza, a “crônica da morte anunciada” escreveu seu segundo capítulo: rebaixado e repescado na temporada anterior, o clube retrocede novamente.
Na Seconda Divisione, prevaleceram as melhores campanhas de Mantova (Grupo A) e Vibonese (B), que lutarão entre si pela salvezza definitiva. Os virgilianos levaram a melhor sobre o Lecco – que, embora o grande final de campeonato, não teve meios o suficiente para se manter – ao passo que a equipe de Vibo Valentia regulou com facilidade o lamentável time do Neapolis.
Prima Divisione – Grupo A
Final 1: Monza 0-1 Viareggio e Viareggio 4-1 Monza
Final 2: Pavia 0-0 Spal e Spal 0-2 Pavia
Rebaixados para a 2^ Divisione: Monza e Spal
Prima Divisione – Grupo B
Final 1: Latina 2-0 Triestina e Triestina 2-2 Latina
Final 2: Piacenza 1-0 Prato e Prato 1-0 Piacenza
Rebaixados para a 2^ Divisione: Triestina e Piacenza
Seconda Divisione
Semifinal Grupo A: Lecco 1-1 Mantova e Mantova 2-1 Lecco
Semifinal Grupo B: Neapolis 0-1 Vibonese e Vibonese 2-0 Neapolis
Final: Vibonese-Mantova e Mantova-Vibonese
Rebaixados para a Serie D: Lecco e Neapolis
Supercampeões
Rotina: torcida do Spezia festeja o terceiro título na temporada (acspezia.com)
Spezia (Prima Divisione) e Perugia (Seconda) conquistaram os títulos de supercampeões de suas categorias. Destaque para a formação spezzina (treinada pelo ex-jogador Michele Serena) que, após festejar títulos no campeonato e na Coppa, chega a uma histórica e inédita tripletta. Para o Perugia, que derrotou o Treviso, foi o quarto título nos últimos dois anos.
Lagos tricolores na Serie D
O retorno do Venezia ao profissionalismo foi coroado com o scudetto da Serie D. O título dos lagunari veio após a vitória por 3 a 2 ante o Teramo, em jogo diputado no estádio Barbetti, de Gubbio. No próximo ano, todos eles – campeão, vice e dono da casa – poderão se cruzar na Coppa Italia Lega Pro.