Serie A

19ª rodada: Milan perde feio para a Atalanta, mas conquista o simbólico título de inverno

O primeiro turno do Campeonato Italiano 2020-21 terminou em grande estilo, com 29 gols marcados em 10 partidas. Na rodada, só Udinese e Inter ficaram no zero: resultado que permitiu ao Milan conquistar o título de inverno mesmo perdendo em casa para a embalada Atalanta. Os tropeços de líder e vice-líder também foram bons para Juventus, Roma e Lazio que venceram no fim de semana e diminuíram a vantagem para a ponta da tabela. O Napoli, por sua vez, foi surpreendido e saiu de campo derrotado pelo Verona.

Na metade de baixo da tabela, a zona de rebaixamento ganhou a presença do Cagliari, que não vence desde novembro e, mesmo assim, renovou o contrato com o técnico Di Francesco. Em penúltimo lugar, o Parma alcançou a marca de 10 jogos sem vitórias e só está à frente do Crotone, que perdeu pela 13ª vez na Serie A e tem a pior defesa do campeonato, com 43 gols sofridos. Como a tabela está bastante parelha, a emoção está garantida para o returno do torneio. Confira a análise dos jogos do fim de semana.

>>> Classificação e artilharia da Serie A

Milan 0-3 Atalanta

Gols e assistências: Romero (Gosens), Ilicic (pênalti) e Zapata (Romero)
Tops: Ilicic e Romero (Atalanta)
Flops: Kalulu e Kessié (Milan)

O Milan continua líder, mas perdeu feio para a Atalanta mais uma vez – ficou perto de repetir o 5 a 0 sofrido em Bérgamo, na última temporada. Dominante do início ao fim, o time nerazzurro abriu o placar aos 26 minutos, quando Romero ganhou de Kalulu e cabeceou de peixinho, completando cruzamento de Gosens. Desfalcado de jogadores importantes, como Çalhanoglu  Romagnoli, o time da casa sequer deu um chute a gol na primeira etapa. Se Ibrahimovic, bem marcado por Romero, não estava num dia feliz, também não funcionou a utilização de Meïté como trequartista. Recém-chegado de empréstimo junto ao Torino, o meia francês foi substituído no intervalo por Brahim.

Depois de um péssimo primeiro tempo, o Milan voltou a campo na expectativa de dar uma resposta à torcida. Porém, aos 53 minutos, o inexperiente Kalulu errou na marcação de Ilicic e Kessié, quando tentou ajudar o colega, acabou acertando uma cotovelada no rosto do esloveno. O próprio camisa 72 cobrou o pênalti assinalado e ampliou o placar.

Com a desvantagem, o Diavolo tentou pressionar e Pioli lançou a campo Rebic e o estreante Mandzukic, permitindo que a Atalanta tivesse espaços para contra-atacar. Zapata, então, teve três oportunidades para marcar: cabeceou por cima do gol, na primeira; acertou a trave, na segunda; e, na terceira, não perdoou. O colombiano recebeu de Romero e finalizou no cantinho, decretando o placar final. Mandzukic chegou a obrigar Gollini a fazer uma ótima defesa e Díaz acertou a trave, mas foi só. Com o resultado, a Dea bateu o seu recorde anterior de pontos num primeiro turno (chegou a 36, superando os 35 de 2016-17 e 2019-20), enquanto o Milan pode celebrar o título de inverno mesmo com a derrota.

Udinese 0-0 Inter

Tops: Samir (Udinese) e De Vrij (Inter)
Flops: Arslan (Udinese) e Hakimi (Inter)

Em um jogo bastante travado, a Inter só empatou com a Udinese e perdeu a chance de virar líder nesta rodada. Os nerazzurri enfrentaram um time em crise (que, agora, não vence há nove partidas), mas não conseguiram se impor e Musso pouco trabalhou. A única defesa digna de nota do argentino ocorreu num lance em que ele mesmo saiu jogando errado e permitiu que o compatriota Lautaro finalizasse para sua intervenção. Outra boa chance da Inter ocorreu num chute de fora da área de Barella.

E foi só. Jogando na defensiva desde o primeiro minuto, a Udinese praticamente impediu que a Inter finalizasse. Bem marcado, Lukaku só pode atuar no pivô, mas não teve muitas possibilidades de encontrar companheiros sozinhos. Hakimi também teve chances interessantes, mas errou em quase todas as tomadas de decisão. No segundo tempo, a chuva apertou e o jogo caiu de qualidade. Conte até tentou colocar o time para frente, mas suas escolhas não surtiram efeito. O treinador ainda foi expulso por reclamação e, por ter aumentado a temperatura contra o árbitro nos vestiários, pode pegar um gancho maior do que a suspensão habitual, de uma rodada.

Numa partida de pouca criatividade, a Inter ficou no empate contra a Udinese (LaPresse)

Roma 4-3 Spezia

Gols e assistências: Mayoral (Pellegrini), Mayoral (Veretout), Karsdorp (Spinazzola) e Pellegrini (Bruno Peres); Piccoli, Diego Farias (Galabinov) e Verde (Diego Farias)
Tops: Pellegrini e Mayoral (Roma)
Flops: Marchizza e Chabot (Spezia)

Depois da partida emocionante no encontro pela Coppa Italia, Roma e Spezia se enfrentaram novamente, e mais uma vez, tivemos um duelo franco e movimentado. Dessa vez, o time da casa foi superior aos visitantes, mas mesmo assim quase tropeçou no Olímpico. Coube a Pellegrini, o capitão romanista, sanar os erros defensivos que propiciaram as reações dos bianconeri ao longo da peleja.

Pellegrini deu início aos trabalhos ao receber nas costas da defesa spezzina um lançamento longo de Spinazzola e acionar Mayoral, que só empurrou para as redes, aos 17 minutos. Depois, aos 24, Smalling errou na frente de Diego Farias, que chutou fraco: Pau López espalmou mal e Piccoli empatou. No segundo tempo, os mandantes precisaram de 10 minutos para marcarem duas vezes e, aparentemente, tranquilizarem a torcida. Após Mayoral anotar a sua doppietta, Spinazzola disparou como um foguete e cruzou rasteiro para o outro lateral, Karsdorp, chapar para o gol vazio.

Só que o Spezia não é um time fácil de ser batido. Quatro minutos após o terceiro da Roma, Diego Farias recebeu uma bola escorada por Galabinov, passou pela defesa e diminuiu a distância. Quando chegávamos aos 90, Smalling furou ao cortar o passe do indomável Farias e viu Verde, ex-Roma, deixar tudo igual. Parecia que, de novo, a Loba protagonizaria uma “romada” daquelas. Mas se o dia de Smalling era ruim, o dos zagueiros adversários também: Marchizza e Erlic vacilaram na marcação e, desatentos, permitiram que a Roma marcasse aos 92: Bruno Peres recebeu cruzamento de Spinazzola e tocou para Pellegrini encher o pé para definir o triunfo giallorosso. A Roma segue na terceira posição e o Spezia está no 15º posto.

Juventus 2-0 Bologna

Gols e assistências: Arthur (Ronaldo) e McKennie (Cuadrado)
Tops: Cuadrado (Juventus) e Skorupski (Bologna)
Flops: Kulusevski (Juventus) e Dijks (Bologna)

O domingo começou com vitória bianconera, num jogo em que a Velha Senhora não foi brilhante, mas mesmo assim obrigou o goleiro Skorupski a trabalhar bastante. Com os tropeços de Milan e Inter, a Juventus diminuiu a distância entre os primeiros colocados: são cinco pontos atrás dos nerazzurri e sete atrás do Milan, sendo que tem um jogo a menos que os adversários.

A Juve pressionou do início ao fim. O primeiro gol acabou saindo aos 15 minutos, num lance fortuito: o brasileiro Arthur chutou torto, de fora da área, mas contou com desvio da defesa para abrir a sua contagem pelo clube. O bombardeio continuou, mas Skorupski estava inspirado e terminou a partida com quatro intervenções difíceis.

Do outro lado, Szczesny, seu compatriota, também apareceu bem quando exigido: primeiro, mostrou tempo de reação apurado para evitar gol contra de Cuadrado e, depois, espalmou um chute complicado de Orsolini. O Bologna, que nem acertou o alvo na etapa inicial, chegou a pressionar a adversária no segundo tempo, mas foi a Juventus que balançou as redes. Aos 71, Cuadrado jogou a favor do seu time e cruzou na cabeça de McKennie, que deu números finais à partida.

Pellegrini mostrou personalidade e, nos acréscimos, garantiu a vitória romanista ante o Spezia (AS Roma/LaPresse)

Verona 3-1 Napoli

Gols e assistências: Dimarco (Faraoni), Barák (Zaccagni) e Zaccagni (Lazovic); Lozano (Demme)
Tops: Zaccagni e Barák (Verona)
Flops: Bakayoko e Di Lorenzo (Napoli)

O domingo começou de um jeito bem diferente do que terminaria para o Napoli. Depois de apenas 8.95 segundos, a equipe azzurra estava à frente do placar no clássico com o Verona: Demme lançou, Dimarcou furou e Lozano encheu o pé para vencer Silvestri, marcando o tento mais rápido da história partenopea e o terceiro mais veloz da Serie A. Só que o time de Gattuso praticamente parou de jogar no primeiro tempo e foi engolido taticamente pelo Verona. Além disso, o Hellas se valeu de uma péssima atuação defensiva do adversário para triunfar, de virada.

O Verona não sentiu a pressão de ter saído atrás muito cedo e controlou o jogo. O empate saiu após uma boa troca de passes, que Dimarco concluiu para se redimir: a movimentação defensiva do Napoli deixou o lateral livre para completar o cruzamento de Faraoni. Nos minutos finais da primeira etapa, o time da casa marcava alto e dificultava as saída de bola napolitanas. Meret ainda evitou a virada no chute à queima-roupa de Lazovic.

No segundo tempo, porém, o Napoli sucumbiria: não era possível resistir a atuações vexatórias de Bakayoko, na cabeça de área, e de Maksimovic, Di Lorenzo, Hysaj e de Koulibaly. O senegalês era o que menos prejudicava no quinteto, mas errou uma saída de bola aos 62 e Zaccagni aproveitou para achar Barák, que achou um buraco na defesa e, apenas observado por Bakayoko, virou o placar. O terceiro veio depois de Mertens errar um passe em posição perigosa e, na sequência da jogada, o Verona aproveitar mais falhas de posicionamento do adversário. Lazovic cruzou na medida para Zaccagni, deixado livre por Di Lorenzo, marcar de cabeça. Com o resultado, o Napoli caiu para a sexta posição e Gattuso começa a ser ameaçado pela sombra de Rafa Benítez. O Verona de Juric é o oitavo colocado.

Lazio 2-1 Sassuolo

Gols e assistências: Milinkovic-Savic (Correa) e Immobile (Marusic); Caputo (Djuricic)
Tops: Milinkovic-Savic e Marusic (Lazio)
Flops: Traorè e Müldür (Sassuolo)

O duelo entre Lazio e Sassuolo prometia mais do que entregou para quem gosta de futebol. No entanto, isso não fez qualquer diferença para o time da casa, que manteve a sua boa fase e, de virada, conseguiu a sua quarta vitória seguida. Um resultado que aproxima a equipe de Simone Inzaghi, que divide a sexta colocação com o Napoli, da zona Champions League – distante apenas dois pontos. O Sassuolo, por sua vez, perde fôlego. Venceu somente dois dos oito últimos jogos e é o oitavo colocado, empatado com o Verona.

Os neroverdi aproveitaram a desatenção inicial da Lazio e abriram o placar aos 6 minutos. A segunda saída errada de bola do time da casa resultou em uma veloz troca de passes, finalizada por Caputo. Porém, esse foi o único chute a gol que o Sassuolo deu: Reina não trabalhou mais no Olímpico. Com o passar do tempo, a Lazio foi recobrando a confiança e empatou aos 25, com uma forte cabeçada de Milinkovic-Savic. A virada foi obtida em meados do segundo tempo, depois que Marusic fez boa jogada pela esquerda e cruzou rasteiro para Immobile assumir a vice-artilharia do campeonato, com 13 gols. O time da casa até poderia ter feito mais depois de virar o placar, mas parou em Consigli e no zagueiro Marlon.

Arthur contou com a sorte e marcou o seu primeiro pela Juventus (Insidefoto)

Benevento 2-2 Torino

Gols e assistências: Viola (pênalti) e Lapadula; Zaza (Singo) e Zaza (Belotti)
Tops: Lapadula (Benevento) e Zaza (Torino)
Flops: Glik (Benevento) e Sirigu (Torino)

Sobraram gols na abertura da rodada: além dos dois de cada lado, tivemos ainda um anulado para cada time. O Torino precisava vencer para se afastar da zona de rebaixamento, mas conseguiu deixar a antepenúltima posição mesmo com um suado empate contra o Benevento, 11º colocado. O time da casa chegou a abrir uma vantagem de 2 a 0 após uma boa prestação nos primeiros 50 minutos. Aos 32, Viola cobrou penalidade cometida por Sirigu sobre Lapadula e abriu o placar, enquanto o artilheiro Lapadula viria a ampliar com um chute cruzado no início do segundo tempo. O jejum do ítalo-peruano durava 12 rodadas.

Um herói improvável lutaria para deixar tudo igual. O Torino já pressionava e tinha alguns momentos de bom futebol, mas só conseguiu capitalizá-los depois de o Benevento ter a expressiva vantagem no placar. Aos 51, quase que imediatamente após o gol de Lapadula, o criticado Zaza aproveitou vacilo na marcação e, de cabeça, diminuiu a diferença. O gol fez o Toro crescer e ficar cada vez mais perto do empate. O gol anulado do próprio Zaza, aos 64, não esmoreceu o ímpeto dos grenás, que copiaram o slogan da rival e foram até o fim: aos 93, Belotti deu um belo passe para Zaza anotar a sua doppietta.

Fiorentina 2-1 Crotone

Gols e assistências: Bonaventura e Vlahovic (Ribéry); Simy (Pereira)
Tops: Castrovilli e Vlahovic (Fiorentina)
Flops: Djidji e Zanellato (Crotone)

A Fiorentina venceu no último jogo do sábado e aumentou a sua vantagem para a zona de rebaixamento, que agora é de sete pontos. Uma esplêndida atuação de Castrovilli no primeiro tempo foi suficiente para que o time de Prandelli derrotasse o lanterna Crotone com facilidade. Após uma jogada do camisa 10, Bonaventura pegou a sobra da defesa, dominou no peito e mandou um voleio lindo no ângulo, anotando o seu primeiro pelo clube. Aos 32, Castrovilli iniciou uma boa jogada e tocou para Ribéry só ajeitar para Vlahovic, que anotou o seu sétimo no campeonato.

No segundo tempo, o atacante sérvio apareceu para cabecear na área, mas desta vez Cordaz defendeu bonito. Foi na jogada aérea que o Crotone diminuiu aos 66, com Simy. Mas a Fiorentina não sentiu o gol e continuou a pressionar. Na melhor chance, Pulgar – que tá longe de jogar o futebol de temporadas anteriores – passou perto de balançar as redes. Embora tenha perdido mais uma, o Crotone ainda está a apenas três pontos de deixar a zona de rebaixamento.

Barák, ao centro, foi um dos destaques do vitória de virada do Verona sobre o Napoli (IPA)

Genoa 1-0 Cagliari

Gols e assistências: Destro (Strootman)
Tops: Perin e Destro (Genoa)
Flops: João Pedro e Cerri (Cagliari)

No duelo dos desesperados, o Genoa levou a melhor sobre o Cagliari e, além de empurrar o adversário para a zona de rebaixamento, abriu vantagem de quatro pontos. Mais uma vez, Ballardini vai salvando o time da Ligúria, mas vale ficar atento também a Strootman: desde que chegou, o holandês mudou o ritmo do meio-campo genoano e, embora não tenha condições físicas de atuar por 90 minutos e/ou em todas as rodadas, oferece um diferencial ao time. Assim como Perin e Destro, decisivos neste domingo.

O placar foi magro, mas não faltaram oportunidades para as equipes. Aos 10 minutos, o Genoa abriu o placar em jogada construída desde a defesa, com uma troca de passes rápidos e assistência de Strootman para o sétimo gol de Destro na Serie A. O Cagliari tentou responder com João Pedro e Simeone, mas ambos pararam em Perin – que, depois de tempos, voltou a ter um bom desempenho. O time sardo tentou manter a pressão, mas acabou sofrendo nos contragolpes e só não levou mais gols porque a pontaria dos grifoni não estava muito calibrada. Mesmo com a derrota, o marco de dois meses sem triunfos e a entrada na zona de descenso, o Cagliari renovou o contrato de Di Francesco até 2023 ainda na noite de domingo. Prestigiado.

Parma 0-2 Sampdoria

Gols e assistências: Yoshida e Keita (Ramírez)
Tops: Audero e Colley (Sampdoria)
Flops: Cornelius e Hernani (Parma)

No último jogo do primeiro turno, a Sampdoria venceu o Parma fora de casa e infligiu ao adversário a décima rodada sem um triunfo sequer. Mentalmente, o time crociato está em frangalhos e isto é visível: após duas chances incríveis perdidas, o Parma mostrou graves desatenções e permitiu que a Samp construísse a sua vitória ainda no primeiro tempo.

Depois que Colley cortou um chute de Kucka em cima da linha e Gervinho acertou a trave, a Sampdoria aproveitou um erro de domínio de Cornelius para inaugurar o placar aos 25 minutos, com Yoshida. O segundo veio após outro erro do Parma: Hernani vacilou no passe, Ramírez roubou a bola, avançou e tocou para Keita ampliar. Depois disso, Ranieri arrumou a Samp numa postura mais cautelosa, esperando o contra-ataque ideal. O Parma foi para cima e até chegou perto de marcar, mas acertou o travessão com Kucka e parou em boas intervenções de Audero ante o eslovaco e Gervinho. Com o resultado, a equipe doriana continua na metade superior da tabela, enquanto os ducali ocupam a penúltima posição.

Seleção da rodada

Perin (Genoa); Marusic (Lazio), Romero (Atalanta), Samir (Udinese), Spinazzola (Roma); Ilicic (Atalanta), Pellegrini (Roma), Zaccagni (Verona); Zaza (Torino), Zapata (Atalanta), Mayoral (Roma). Técnico: Gian Piero Gasperini (Atalanta).

Compartilhe!

Deixe um comentário