Não tem para nenhum outro duelo: sem sombra de dúvidas, o Derby della Madonnina, disputado entre Milan e Inter, é o destaque absoluto da 23ª rodada da Serie A. Como se não bastassem o histórico do confronto, a presença de muitos craques em campo e a rivalidade entre Ibrahimovic e Lukaku, o clássico ainda é decisivo no que diz respeito à corrida pelo scudetto, o que não ocorria desde 2011.
A equipe de Conte é a atual líder, mas só chegou à ponta da tabela na última rodada, depois que o time de Pioli tropeçou ante o Spezia. Os nerazzurri buscam ampliar a vantagem para quatro pontos, enquanto os rossoneri sonham em retomar a primazia e restabelecer os seus dois pontos de frente. Mais atrás, na ânsia de se aproximarem da dupla, Roma e Juventus torcem por um empate. Quem levará a melhor? Confira a prévia da jornada.
O jogão
Domingo, 21/2, 11h
Milan x Inter
O Dérbi de Milão de número 174 na Serie A é um dos mais importantes dos últimos tempos, quiçá da história do confronto. Afinal, Milan e Inter visam se recuperar após uma década de vacas magras, são os mais sérios postulantes ao scudetto e se enfrentam num clássico que vale a liderança – atualmente dos nerazzurri, que conseguiram tomá-la no domingo passado, após tropeço rubro-negro. Os rivais não se encaravam nas duas primeiras posições da tabela desde 2011.
No geral, a Inter leva vantagem em duelos pelo Italiano, com 66 vitórias – incluindo quatro nas últimas cinco partidas –, contra 55 empates e 52 triunfos do Milan. Os rossoneri, aliás, buscam vencer os clássicos de turno e returno, o que não acontece há uma década. O time de Pioli vem enfrentando um momento de baixa: perdeu três dos sete últimos jogos pela Serie A e, em menos de 60 dias de 2021, já soma mais derrotas do que em todo o ano passado (três contra duas). Já a equipe de Conte (que descansou durante a semana, enquanto o adversário viajou para a Sérvia, onde empatou com o Estrela Vermelha) se tornou a quarta capaz de marcar pelo menos 54 gols após 22 rodadas do campeonato nas últimas 60 temporadas e ainda acumula dois jogos seguidos sem ser vazada como visitante.
No entanto, apesar do poder coletivo de ambas as formações, o peso decisivo está concentrado nos rivais Ibrahimovic e Lukaku. De um lado, o sueco soma 10 gols no Derby della Madonnina (oito com a camisa do Diavolo); do outro, o belga tenta ser o primeiro a marcar em quatro clássicos de Milão seguidos e válidos pela Serie A desde Benetti, que alcançou o feito no início da década de 1970.
Prováveis escalações
Milan: Donnarumma; Calabria, Kjaer, Romagnoli, Hernandez; Tonali, Kessié; Saelemaekers, Çalhanoglu, Rafael Leão; Ibrahimovic.
Inter: Handanovic; Skriniar, De Vrij, Bastoni; Hakimi, Barella, Brozovic, Eriksen, Perisic; Lukaku, Martínez.
Fique de olho
Domingo, 21/2, 14h
Atalanta x Napoli
A vitória do Napoli sobre a Juventus não foi capaz de espantar a má fase do time azzurro – que o diga a derrota clamorosa ante o Granada, pela Liga Europa. Agora, Gattuso e seus comandados terão pela frente um adversário complicado, que os napolitanos só venceram uma vez nos últimos seis embates. Este confronto ocorreu no primeiro turno e terminou em goleada por 4 a 1.
O time de Bérgamo também não vive o seu momento mais glorioso em 2020-21: não vence no Gewiss Stadium há três partidas e tem a sua pior sequência como mandante sob o comando de Gasperini. Apesar disso, a Atalanta somou quatro vitórias seguidas caseiras antes disso e sabe que tem um grupo capaz de reencontrar estes números. Nem que Muriel tenha de sair do banco para resolver, como costuma acontecer.

A Atalanta foi goleada pelo Napoli no primeiro turno da Serie A, mas deu o troco nas semifinais da Coppa Italia, há alguns dias (AFP/Getty)
Domingo, 21/2, 16h45
Benevento x Roma
É verdade que a Roma não é a equipe mais regular do campeonato, mas diante de um Benevento em oscilação, os comandados de Paulo Fonseca têm tudo para fazerem valer números estrepitosos contra um adversário bastante alvissareiro. A Loba venceu as três partidas realizadas na Serie A contra os sanniti, com um placar agregado de 14 a 4. Além disso, é o time que mais marcou gols contra os bruxos e nunca anotou menos de quatro vezes num desses embates.
A Roma também é a única equipe nas cinco principais ligas europeias a ter registrado 100% de vitórias contra adversários da metade inferior da tabela (11 de 11) e detém dois recordes na história da Serie A: tem 26 vitórias consecutivas e 53 partidas seguidas em que marcou gols contra times vindos da segundona. Pippo Inzaghi terá uma dura rival e tentará arrancar ao menos um pontinho contra a terceira colocada do Italiano.
Demais partidas
Sexta, 19/2, 14h30
Fiorentina x Spezia
Sexta, 19/2, 16h45
Cagliari x Torino
Sábado, 20/2, 11h
Lazio x Sampdoria
Sábado, 20/2, 14h
Genoa x Verona
Sábado, 20/2, 16h45
Sassuolo x Bologna
Domingo, 21/2, 8h30
Parma x Udinese
Segunda, 22/2, 16h45
Juventus x Crotone