Liga Europa

Milan não aproveita chances e cai na Liga Europa; Roma é eficiente e segue na competição

As equipes italianas escreveram histórias bastante diferentes na noite de volta das oitavas de final da Liga Europa. Após construírem resultados positivos na ida, Roma e Milan foram a campo com vantagem ante Shakhtar Donetsk e Manchester United, respectivamente. Porém, só o time da capital foi capaz de manter a dianteira e, fora de casa, ratificou o domínio sobre os ucranianos para avançar até as quartas da competição. O Diavolo, por sua vez, até fez boa partida, mas não soube concretizar as suas oportunidades e foi eliminado da copa continental. Com isso, a Roma se tornou a única equipe do futebol italiano viva nos torneios europeus.

Abaixo, confira como foram os jogos de ontem na Europa League.

Shakhtar Donetsk 1-2 Roma

Em Kiev, o Shakhtar Donetsk recebeu a Roma precisando de uma partida perfeita para reverter o 3 a 0 sofrido no Olímpico e, assim, alcançar a próxima fase da competição. Sabendo disso, o time de Paulo Fonseca viajou até a Ucrânia para jogar com o resultado conquistado dentro de casa debaixo do braço.

O cenário da partida de volta não foi muito diferente do verificado na ida: o Shakhtar tentava ter o controle da posse de bola e a Roma se sentia confortável em abaixar suas linhas. Contudo, diferentemente da partida disputada no Olímpico, os giallorossi não buscavam meios para deixar o contra-ataque sempre engatilhado, mas optavam por bloquear as melhores tentativas do time rival, no intuito de tirar a continuidade do jogo e mantê-lo em baixo ritmo. E assim foi durante todo o primeiro tempo.

Na volta do intervalo, os donos da casa tentaram acelerar. Para isso, Castro colocou novas peças em campo e orientou o seu time a buscar mais as finalizações de fora da área e assumir riscos ainda maiores. Os ucranianos acabaram pagando por isso, já que Mayoral abriu o placar.

O gol deixou a Roma muito perto da vaga, uma vez que apenas um desastre transformaria este cenário. Também sabendo do tamanho da montanha que precisava escalar, o Shakhtar Donetsk perdeu o ímpeto do início da segunda etapa, mas acabou chegando ao empate em boa jogada coletiva. Só que nem mesmo o tento marcado injetou a confiança necessária para superar um desafio tão difícil e, pouco tempo depois, Mayoral marcou pela segunda vez, dando números finais ao duelo.

Por vezes o trabalho do Paulo Fonseca na Roma é questionado pela falta de capacidade de se adaptar aos grandes duelos. Bem, nesta Liga Europa tem sido o contrário: a Loba fez 360 minutos inteligentes contra Braga e Shakhtar Donetsk e já avançou pelo menos até as quartas de final.

Melhores lances do jogo

5′: Pau López tentou a ligação direta, Maycon rebateu a bola para o campo de defesa da Roma e Cristante insistiu no jogo direto, dessa vez com sucesso. Mayoral conseguiu girar sobre dois defensores e finalizou com força, mas a bola acabou subindo demais.

48′: Karsdorp avançou pelo lado direito, tentou tabelar com Pérez e a bola acabou sobrando na medida para o cruzamento. A zaga do Shakhtar Donetsk teve dificuldades em afastar a bola e Mayoral aproveitou para completar de cabeça, deslocando Trubin e fazendo o primeiro da Roma.

58′: Marlos cobrou falta pelo lado esquerdo, a defesa da Roma afastou e a bola sobrou com Tetê, que levantou a cabeça e encontrou Alan Patrick na segunda trave. O meia brasileiro escorou para o meio da área e Júnior Moraes empatou o jogo, de carrinho.

71′: Jogada espanhola para a Roma. Pedro recebeu pelo lado esquerdo do campo, deixou Marlos pelo caminho e encontrou lindo passe em profundidade para Pérez, que saiu frente a frente com Trubin. O camisa 31 levantou a cabeça e passou para Mayoral na pequena área. O atacante teve calma e frieza para, com uma cavadinha, encobrir o marcador em cima da linha de gol, dando números finais ao confronto.

O Milan pecou em campo ofensivo e acabou sendo eliminado pelo Manchester United (LaPresse)

Milan 0-1 Manchester United

No San Siro, o Milan recebeu o Manchester United depois do empate por 1 a 1 na Inglaterra. Sem contar com Calabria e Rafael Leão, lesionados, e tendo Bennacer, Tonali e Ibrahimovic longe de suas melhores condições físicas, Pioli preferiu optar por uma equipe alternativa. Kalulu atuava na lateral direita, Kessié e Meïté faziam a frente de zaga, ao passo que Krunic e Saelemaekers ficavam abertos pelos flancos. Çalhanoglu encostava na referência ofensiva, desta vez simbolizada por Castillejo na condição de falso nove.

Sabendo do histórico de dificuldade dos zagueiros do United em jogar fora de seu posicionamento ideal, Pioli optou por um ataque bastante móvel. Assim, seu time poderia progredir com tranquilidade, somar passes em zona central e, quando tivesse a oportunidade de acelerar o jogo, tiraria Maguire e Lindelöf de suas regiões preferidas. A ideia funcionou bem na primeira etapa, com Kessié pisando forte no meio-campo, Krunic fazendo o jogo andar e Hernandez atuando como uma locomotiva pelo corredor esquerdo.

O Manchester United não fazia questão de ter o controle da posse de bola, mas sempre que o recuperava, buscava somar passes desde o lado esquerdo, com Shaw, Fred e as aproximações de Bruno Fernandes. Posteriormente, os Red Devils acionavam seus jogadores de velocidade na frente. O time de Solskjaer, entretanto, encontrou dificuldade para proteger a entrada de sua área e pouco conseguia manter a bola em campo ofensivo em certos momentos.

O segundo tempo, entretanto, teve uma mudança bastante significativa por conta da entrada de Pogba na vaga de Rashford. O campeão do mundo atuou pelo corredor esquerdo, assim como Rashford vinha fazendo, mas sua presença fornecia aspectos muito diferentes à proposta do United. Pogba passou a fazer a sustentação de jogadas, dar refinamento técnico à construção e tinha a capacidade de acumular jogo, permitindo aos visitantes terem maior conforto na partida – até que o gol acabou saindo, justamente com o francês.

Pioli respondeu com as entradas de Ibrahimovic, Dalot e Brahim. O Milan continuou a ter uma postura adequada, foi firme e levou bastante perigo à meta defendida por Henderson, mas pecou muito na tomada final de decisão e não chegou ao gol. Com isso, o Manchester United superou o empate por 1 a 1 em casa e, vitorioso, avançou às quartas.

Melhores lances

11′: Shaw disparou pela esquerda, tabelou com Bruno Fernandes e invadiu a grande área do Milan antes de devolver a bola ao português. De frente para o lance, o camisa 18 finalizou por cima da meta defendida por Donnarumma.

23′: Hernandez recebeu a bola na defesa, pelo lado esquerdo, e avançou rumo ao campo de ataque com muita velocidade, deixando boa parte dos jogadores do United pelo caminho. Contudo, na hora de finalizar, acabou adiantando muito a bola e Maguire cortou.

40′: O Milan trocou passes com qualidade na intermediária, até que Kessié rolou para Saelemaekers, que finalizou no canto inferior direito, obrigando Henderson a fazer boa defesa.

48′: O United chegou com muitas peças ao campo ofensivo. Wan-Bissaka cruzou pelo lado direito, a bola acabou mal afastada por Meïté e Pogba finalizou com muita classe, batendo Donnarumma para abrir o placar.

50′: Saelemaekers disparou pelo lado esquerdo d Krunic devolveu com um excelente passe. O ponta belga deixou o marcador pelo caminho antes de bater cruzado e forçar uma nova boa defesa de Henderson.

73′: Meïté cobrou lateral pela esquerda, Çalhanoglu recebeu, levantou a cabeça e cruzou a bola na medida para Ibrahimovic, que subiu mais alto que a defesa e testou firme para o gol. Contudo, Henderson apareceu muito bem outra vez e impediu o gol rossonero.

Compartilhe!

Deixe um comentário