Serie A

29ª rodada: com nona vitória seguida e tropeço de rivais, Inter se agiganta na liderança

A data Fifa passou e a Serie A retornou no mesmo frenesi de antes da parada: a 29ª rodada teve ritmo intenso e 34 gols em suas 10 partidas. A Inter foi a última a jogar, sabendo dos empates de Milan e Juventus contra Sampdoria e Torino, respectivamente, e seu triunfo sobre o Bologna serviu para ampliar a sua vantagem na liderança para oito pontos – distância que pode chegar a 11, se os nerazzurri vencerem o Sassuolo na quarta, em jogo atrasado da 28ª jornada. Se a Beneamata vai se isolando cada vez mais na ponta da tabela, a briga por vagas na Champions League se acirrou com os resultados do sábado. Confira no resumo.

>>> Classificação e artilharia da Serie A

Bologna 0-1 Inter

Gol: Lukaku
Tops: Bastoni e Barella (Inter)
Flops: Dijks e Skov Olsen (Bologna)

A Inter é mais líder do que nunca: com oito pontos de vantagem e um jogo a menos, o time de Antonio Conte não teve a melhor de suas atuações no confronto com o Bologna, mas fez o necessário para vencer. Foi a nona vitória consecutiva dos nerazzurri, que só haviam conseguido feito igual em 2007, quando engataram 17 triunfos seguidos e bateram o recorde da Serie A.

A noite também foi histórica para Lukaku, que chegou aos 60 gols pela Inter e deixou Ronaldo para trás. O belga também alcançou o 20º no campeonato e se tornou o sétimo interista a alcançar o feito em duas temporadas seguidas, repetindo Meazza, Amadei, Nyers, Boninsegna, Vieri e Icardi. Após o tento pesado de Lukaku, aos 31 minutos, o Bologna cresceu no jogo e ratificou que consegue ser combativo independentemente do adversário enfrentado. Contudo, os nerazzurri se defenderam bem, graças às boas atuações de Skriniar, Ranocchia e Bastoni, e garantiram os três pontos sem sofrerem muitos sustos.

Torino 2-2 Juventus

Gols e assistências: Sanabria e Sanabria; Chiesa (Morata) e Ronaldo (Chiellini)
Tops: Sanabria e Mandragora (Torino)
Flops: Kulusevski e Szczesny (Juventus)

O Derby della Mole do Sábado de Aleluia foi bem parecido ao do primeiro turno. O Torino foi melhor em ambas as ocasiões e mereceu vencer nos dois clássicos, mas levou a virada em dezembro e, dessa vez, amargou o empate. O resultado fez os grenás ampliarem a vantagem sobre o Cagliari, que abre a zona de rebaixamento, para dois pontos e também ocasionou a queda da Velha Senhora para a quarta colocação.

A Juventus sempre finaliza muito nas partidas, mas perde gols até cansar. Dessa vez, após pressionar bastante nos minutos iniciais e parar em Sirigu, abriu o placar aos 13, depois de bom pivô de Morata para Chiesa anotar o seu 12º gol na temporada – o décimo em 2021. Só que o empate veio aos 27, após Mandragora arriscar de fora da área, Szczesny dar rebote e Sanabria cabecear para as redes. O jogador de 25 anos se tornou o único paraguaio com gols contra Barcelona, Real Madrid, Milan, Inter, Atlético de Madrid e Juventus.

Oportunista, o atacante do Torino voltou a balançar as redes logo no primeiro minuto da segunda etapa. Kulusevski errou um passe fácil para a defesa, como já fizera ante a Lazio, e novamente a jogada terminou em gol: Sanabria recolheu a posse, avançou e chutou no canto de Szczesny, que deixou a bola passar. Desesperada para não perder para o rival local após seis anos, a Juventus tocava a bola, mas não apresentava ideias e se mostrava apática em campo. Ronaldo salvou a equipe mais uma vez, empatando numa bola alçada à área. Depois do gol do artilheiro do campeonato, ambos os times tiveram chances muito boas, mas pararam nos goleiros, que se redimiram parcialmente de falhas anteriores.

Szczesny falhou duas vezes e Sanabria aproveitou para marcar para o Torino (LaPresse)

Milan 1-1 Sampdoria

Gols e assistências: Hauge; Quagliarella
Tops: Hauge (Milan) e Colley (Sampdoria)
Flops: Hernandez (Milan) e Adrien Silva (Sampdoria)

A rodada começou com o empate entre Milan e Sampdoria, que afastou os rossoneri da liderança e manteve os dorianos no meio da tabela. Os visitantes tiveram uma atuação melhor na primeira etapa, mostrando força na bola aérea. Donnarumma teve que trabalhar três vezes, fazendo a sua intervenção mais importante numa cabeçada decidida de Thorsby. Audero, por sua vez, foi um observador: o Milan não finalizou ao gol nenhuma vez antes do intervalo, tal qual ocorrera contra Spezia e Atalanta.

No segundo tempo, a Sampdoria transformou o domínio em vantagem. Quagliarella fez o seu depois de um belo presente de Hernandez, que errou um passe na entrada da área e permitiu que o experiente atacante fosse inteligente e encobrisse Donnarumma com um toque de primeira. Com isso, o camisa 27 se juntou a Mancini e Vialli como os únicos jogadores dorianos a marcarem 10 gols em seis temporadas diferentes.

A Samp estava bem em campo, mas Adrien Silva levou o segundo amarelo pouco depois do tento, ao cometer uma falta boba sobre Castillejo e deixou o time com um a menos. Com a vantagem numérica, o Milan cresceu na partida, sobretudo após a entrada de Hauge no lugar do ponta espanhol. Apesar disso, os rossoneri só foram agudos mesmo na reta final, quando o norueguês marcou o gol de empate, aos 87.  A partir de então, o Diavolo foi em busca da virada, que só não veio porque Çalhanoglu parou em Audero e Kessié acertou a trave.

Atalanta 3-2 Udinese

Gols e assistências: Muriel (Pessina), Muriel (Malinovskyi) e Zapata (Malinovskyi); Pereyra (Molina) e Larsen (Molina)
Tops: Muriel e Malinovskyi (Atalanta)
Flops: Bonifazi e De Paul (Udinese)

A Atalanta sofreu, mas conseguiu a sua terceira vitória seguida e continua subindo na tabela – só tem Milan e Inter à sua frente no momento. Para bater a Udinese, Gasperini experimentou novamente armar o seu time no 4-2-3-1, o que mostrou prós e contras: Rafael Toloi e Gosens sofreram nas laterais, mas o ataque não teve queda de rendimento. Inclusive, contou com um belo trabalho de distribuição de Malinovskyi e de movimentação de Muriel e Zapata, ex-atletas dos bianconeri, que marcaram os gols da partida.

Muriel deu o seu show na primeira etapa, caindo pela esquerda e penetrando na área quando requisitado. Os seus gols saíram em construção de jogadas pelo setor e o colocaram no posto de jogador que mais marcou gols em casa no campeonato em 2021 – já são oito gols. A Udinese diminuiu logo depois do segundo tento do camisa 9, com um chute de Pereyra da entrada da área.

A Atalanta voltou do intervalo com a intenção de definir o triunfo e marcou o terceiro aos 61 minutos.  Malinovskyi efetuou mais um passe preciso, dessa vez para Zapata arrancar e bater rasteiro, no canto do goleiro Musso. A Udinese diminuiu dez minutos depois, em uma jogada que mostrou a fragilidade da Dea nos flancos de sua defesa: Molina trabalhou com Forestieri pelo lado direito e inverteu para Stryger Larsen, no setor oposto, mandar para as redes. Porém, a reação não se concretizou e foi a Atalanta que chegou mais perto de marcar, com Ilicic. Depois de bom momento, a equipe friulana chegou a três jogos sem vencer no campeonato, mas ainda respira tranquila na luta contra o rebaixamento.

Golaço de Quagliarella ofuscou o Milan de Ibrahimovic (IPA)

Napoli 4-3 Crotone

Gols e assistências: Insigne (Di Lorenzo), Osimhen (Insigne), Mertens e Di Lorenzo (Elmas); Simy (Benali), Simy (Junior Messias) e Junior Messias
Tops: Insgine e Di Lorenzo (Napoli)
Flops: Maksimovic e Manolas (Napoli)

O Napoli poderia ter vencido o Crotone com facilidade, mas cometeu erros em profusão e acabou permitindo que os calabreses reagissem e transformassem a partida na mais emocionante de toda a rodada. No primeiro tempo, o time da casa parecia decidido a golear. Insigne marcou o primeiro aos 19, depois que Di Lorenzo fez uma boa jogada e lhe forneceu a oportunidade de finalizar – a bola desviou em dois adversários e entrou. Três minutos depois, o capitão mostrou que estava inspirado e deu uma assistência num sem pulo para o nigeriano Osimhen ampliar.

O Crotone diminuiu aos 25, com outro nigeriano. Manolas errou feio duas vezes na grande área e, a partir de seu corte mal feito, Simy pode reduzir a vantagem azzurra. O golaço de Mertens, em perfeita cobrança de falta aos 34, parecia encaminhar a vitória do time da casa e transformar a falha do zagueiro grego em um mero percalço. Uma nova finalização do belga, que acertou a trave, também indicava o caminho de um triunfo tranquilo. Ledo engano.

Em apenas 15 minutos, o Crotone conseguiu empatar a partida, contando com mais erros defensivos do Napoli. Aos 48, Junior Messias lançou na área e Manolas perdeu Simy, que diminuiu e, com oito gols, se tornou o artilheiro da Europa considerando o período de março para cá. Aos 59, foi a vez de Maksimovic comprometer: deixou o brasileiro Junior Messias roubar-lhe a bola e partir para cima de Meret, que nada pode fazer para evitar o oitavo tento do mineiro nesta Serie A. Depois de sofrer o empate, o time de Gattuso se compactou e arrancou vitória depois que Insigne criou jogada e Elmas passou para Di Lorenzo chutar cruzado e se tornar o improvável herói do dia, levando o Napoli para a quarta posição, empatado com a Juventus. O Crotone segue na lanterna.

Lazio 2-1 Spezia

Gols e assistências: Lazzari (Correa) e Caicedo (pênalti); Verde (Gyasi)
Tops: Acerbi e Caicedo (Lazio)
Flops: Bastoni e Ferrer (Spezia)

Mais uma vez a Lazio jogou mal e contou com um gol decisivo de Caicedo nos minutos finais para garantir o triunfo – neste caso, importantíssimo, pois serviu para ultrapassar a Roma, assumir a sexta posição e continuar na briga por vaga na Champions League. A partida acabou sendo histórica para o time celeste, já que marcou a passagem de Radu ao posto de jogador com mais partidas com a camisa dos aquilotti: são 402 jogos, um a mais que Favalli.

O Spezia foi melhor no primeiro tempo, chegando perto do gol duas vezes, com Gyasi e Maggiore. O time treinado por Italiano novamente mostrou qualidades na destruição do jogo adversário e na capacidade de fazê-lo jogar mal. Contudo, às vezes a Lazio incomodava – como fez com Correa, que perdeu duas oportunidades claríssimas na partida. Aos 56 minutos, porém, Lazzari recebeu passe em profundidade do argentino e abriu o placar.

Depois do tento laziale, Italiano mexeu no time e viu Verde, um dos que entraram em campo, precisar de apenas alguns segundos para marcar um dos gols mais bonitos da temporada, mandando uma bicicleta no ângulo, sem chances para Reina. Os spezzini iam segurando o empate quando, aos 89 minutos, a arbitragem assinalou um pênalti por causa de um toque fortuito no braço de Marchizza. Caicedo bateu bonito para colocar a Lazio na frente e sacramentar a sua oitava vitória seguida em casa, o que não acontecia desde 1999. Nos lances derradeiros da peleja, o clima esquentou e a equipe mandante teve Lazzari e Correa expulsos.

Insigne e Di Lorenzo salvaram o Napoli de um tropeço contra o Crotone (imago)

Sassuolo 2-2 Roma

Gols e assistências: Traorè (Djuricic) e Raspadori (Oddei); Pellegrini (pênalti) e Bruno Peres
Tops: Raspadori e Consigli (Sassuolo)
Flops: Cristante e Karsdorp (Roma)

Embora tenha ficado na frente do placar em duas ocasiões, a Roma saiu no lucro ao empatar contra o Sassuolo. A Loba não foi perfeita na criação, mas mesmo assim teve muitas chances de marcar gols ante a frágil defesa dos mandantes, mas parou em Consigli e na displicência de seus atacantes. Do outro lado, a sua retaguarda também não funcionou e os neroverdi poderiam ter balançado as redes em diversas ocasiões.

Pellegrini fez o único gol da primeira etapa aos 25 minutos, convertendo pênalti sofrido por Pérez, em entrada do brasileiro Marlon. Contudo, as chances apaeceram: o Sassuolo acertou a trave, com López, e Consigli fez defesas importantes ante Pérez e Mayoral. No segundo tempo, os donos da casa foram amplamente superiores e, após Boga e Raspadori não conseguirem empatar, Traorè deixou tudo igual em cobrança de escanteio.

El Shaarawy, apagadíssimo na peleja, perdeu uma chance claríssima ante Consigli – que novamente foi bem no lance. O time da casa era melhor em campo, mas a Roma achou um gol com Bruno Peres, aos 69. Em desvantagem, os neroverdi encurralaram os giallorossi e empataram nos minutos finais, depois que Oddei deixou o capitão Raspadori na cara do gol. Sassuolo e Roma continuam na parte alta da tabela, mas não passam por bom momento. A equipe capitolina despencou para a sétima posição depois de acumular três jogos sem vencer, enquanto o Sassuolo também vê o seu desempenho diminuir: já é o nono colocado e vê a Sampdoria se aproximar.

Cagliari 0-2 Verona

Gols e assistências: Barák (Miguel Veloso) e Lasagna (Daniel Bessa)
Tops: Ceccherini e Silvestri (Verona)
Flops: Nández e Lykoggianis (Cagliari)

O Cagliari finalizou 24 vezes durante a partida, mas não marcou gol na derrota para o Verona em casa. Isso se deveu a um misto de competência de Silvestri e da defesa do Hellas, que limitou os atacantes da casa, mas também a um pouco de sorte dos visitantes. Com o placar, o time do Vêneto ultrapassou o Sassuolo e assumiu a oitava posição, que dará vaga à recém-criada Conference League da Uefa. Por sua vez, os sardos continuam rendendo em nível inferior ao que a qualidade de seu elenco pode entregar e, com quatro jogos sem vitórias, continuam na zona de rebaixamento.

No primeiro tempo, a única oportunidade do Cagliari nasceu a partir de um bola roubada no meio-campo: na sequência da jogada, o brasileiro João Pedro finalizou e Silvestri fez uma boa defesa. Na segunda etapa, o Verona saiu mais para o jogo e inaugurou o marcador com um belo chute de Barák, aos 54. Depois de ter a vantagem, o time visitante abaixou suas linhas e tentou resistir ao bombardeio do Cagliari. Na melhor chance, numa das raras ocasiões em que teve um atacante recebendo na área em condições de marcar, a equipe sarda viu Simeone carimbar a trave. No oitavo minuto de acréscimos, num contragolpe mortal, Lasagna definiu o resultado.

Jovem capitão, Raspadori marcou em empate entre Sassuolo e Roma (LaPresse)

Genoa 1-1 Fiorentina

Gols e assistências: Destro (Scamacca); Vlahovic (Castrovilli)
Tops: Zappacosta (Genoa) e Vlahovic (Fiorentina)
Flops: Biraschi (Genoa) e Ribéry (Fiorentina)

Buscando se afastar da zona de rebaixamento, Genoa e Fiorentina terminaram num empate aceitável para suas pequenas ambições no restante do campeonato. Além de marcar o retorno de Iachini ao comando da equipe violeta, a partida também foi a centésima de Ballardini como técnico do time genovês, embora ele jamais tenha passado uma temporada completa no cargo.

O ritmo não foi dos mais intensos na totalidade do confronto, mas no primeiro tempo as equipes mostraram um futebol mais empolgante. Aos 13 minutos, Scamacca se esforçou para escorar uma bola alçada por Zappacosta e deu a assistência para Destro abrir o placar. O atacante chegou aos 10 gols nesta Serie A e, como havia conseguido anotar pelo menos uma dezena de tentos anteriormente por Siena, Roma e Genoa, se tornou o 15º jogador a obter o feito por quatro clubes diferentes.

A Fiorentina empatou apenas 10 minutos depois, com um belo chute de canhota de Vlahovic. Aos 21 anos, o sérvio é o segundo jogador mais jovem das cinco principais ligas europeias a ter pelo menos 13 gols nesta temporada – no quesito, perde apenas para Haaland, do Borussia Dortmund. No segundo tempo, Ribéry foi expulso depois que perdeu o controle da bola e, ao tentar recuperá-la, acabou dando um pisão em Zappacosta. Com um a menos, os violetas recuaram as suas linhas e conseguiram transformar o jogo num verdadeiro marasmo.

Benevento 2-2 Parma

Gols e assistências: Glik (Barba) e Ionita (Caprari); Kurtic e Man (Cornelius)
Tops: Ionita (Benevento) e Man (Parma)
Flops: Tuia (Benevento) e Gervinho (Parma)

Na corrida para escapar da Serie B, o empate em casa não foi um resultado ruim para o Benevento. Também não teria sido para o Parma, mas restam apenas 27 pontos em disputa e pode ser tarde demais para que o time comandado por D’Aversa, penúltimo colocado, consiga transformar a sua evolução de desempenho em salvezza.

O Benevento foi melhor no primeiro tempo e saiu na frente depois que o zagueiro Glik, capitão do time, aproveitou uma bola alçada à área e a casquinha de Barba. O Parma voltou do intervalo com Kurtic no lugar de Brugman e cresceu na partida: o esloveno arriscou de fora da área e obrigou Montipò a desviar a bola, que tocou na trave e saiu para escanteio. Na cobrança, o próprio meia aproveitou a sobra e empatou.

O Parma chegou a virar, mas Gervinho – que errou tudo o que tentou – estava impedido e o lance acabou invalidado. O castigo dos crociati veio pouco depois, quando Ionita colocou o Benevento outra vez em vantagem, novamente numa bola levantada na área. Só que o Parma não desistiu e, após outra jogada aérea, Man fuzilou para as redes, aos 88 minutos. Após conseguir o empate, o time visitante se lançou ao ataque em busca da virada e por pouco não saiu do Vigorito com os três pontos na bagagem.

Seleção da rodada

Consigli (Sassuolo); Colley (Sampdoria), Ceccherini (Verona), Bastoni (Inter); Di Lorenzo (Napoli), Mandragora (Torino), Pessina (Atalanta), Insigne (Napoli); Malinovskyi (Atalanta); Sanabria (Torino), Muriel (Atalanta). Técnico: Davide Nicola (Torino).

Compartilhe!

Deixe um comentário