Estava com saudades da Serie A? Então reserve o seu Sábado de Aleluia para matá-la: como a Itália é um país muito católico e a Páscoa é um feriado importantíssimo para as famílias itálicas, toda a rodada do campeonato acontecerá neste dia 3 de abril. O grande destaque fica por conta do Derby della Mole, realizado entre Torino e Juventus, mas também vale ficar atento aos jogos de Inter, Milan, Atalanta, Roma e Lazio. Confira a prévia da jornada.
O jogão
Sábado, 3/4, 13h
Torino x Juventus
O tempo passa e a Juventus ratifica seu status de cruel algoz do Torino. Mesmo quando os grenás jogam bem, acabam esbarrando na grande rival – como no primeiro turno, quando venciam por 1 a 0 e levaram a virada nos 15 minutos finais. O resultado disso é um amplo domínio bianconero nos últimos 29 clássicos, que terminaram com 22 triunfos da Velha Senhora, seis empates e apenas uma vitória do Toro.
Não é apenas a enorme desvantagem contra a Juventus, terceira colocada da Serie A, que o Torino precisará escalar para tentar se afastar da zona de rebaixamento, atualmente um ponto abaixo. A Velha Senhora está invicta no campeonato há 33 embates contra times situados da 17ª posição para baixo – caso do Toro – e, embora venha de uma derrota, não costuma engatar sequências de tropeços. Nos últimos 215 jogos pelo Italiano, só uma vez registrou duas quedas seguidas, sendo que essas partidas ocorreram nas derradeiras rodadas de 2019-20, quando a equipe já havia confirmado o eneacampeonato.
Prováveis escalações
Torino: Sirigu; Izzo, Bremer, Buongiorno; Ansaldi, Rincón, Mandragora, Murru; Verdi; Sanabria, Belotti.
Juventus: Szczesny; Danilo, Chiellini, De Ligt; Cuadrado, Ramsey, Bentancur, Rabiot, Chiesa; Morata, Ronaldo.
Fique de olho
Sábado, 3/4, 7h30
Milan x Sampdoria
Na abertura da rodada, o Milan recebe a Sampdoria no intuito de reduzir a vantagem da Inter e colocar pressão na líder do campeonato. Para isso, a equipe de Pioli precisará fazer as pazes com San Siro: os rossoneri não venceram nenhuma das últimas cinco partidas em casa, considerando todas as competições. Na Serie A, o panorama também não é dos melhores, já que apenas 22 dos 59 pontos do Diavolo foram somados em seus domínios. O Milan é o time dos cinco maiores campeonatos da Europa com a maior diferença entre os seus aproveitamentos como mandante e visitante – fora de casa, o time lombardo tem 37 pontos, 15 a mais do que acumulou em Milão.
A Sampdoria, que está resignada com sua assiduidade no meio da tabela da Serie A, tem sido uma freguesa do Milan. Os rossoneri venceram quatro dos seis últimos compromissos contra os blucerchiati e, considerando apenas as partidas no Giuseppe Meazza, mantêm invencibilidade de seis embates – sendo cinco vitórias. O confronto mais recente acontecido em Milão entre as equipes marcou a reestreia de Ibrahimovic pelo Diavolo e terminou empatado em 0 a 0. O sueco tem sido a alma milanista no pós-lockdown italiano: o Milan não perdeu nenhum dos 14 jogos da Serie A em que Ibra marcou gols (foram 22 no período), vencendo 12 deles.
Sábado, 3/4, 15h45
Bologna x Inter
As duas vitórias recentes do Bologna sobre a Inter, em pleno Meazza, podem até deixar o torcedor nerazzurro com a pulga atrás da orelha para o duelo do domingo. Contudo, o time rossoblù não tem sido o adversário mais assustador da Beneamata: estes dois triunfos foram os únicos dos bolonheses nos 13 últimos confrontos entre as equipes. Além disso, o Bologna não ganha da Inter no Renato Dall’Ara desde o longínquo 2002. De lá para cá, a equipe de Milão venceu em 11 das 14 visitas aos petroniani.
Tanto emilianos quanto lombardos chegam ao embate com boas séries registradas nas últimas rodadas. O Bologna vem de dois triunfos no campeonato, mas conseguiu três vitórias consecutivas no torneio sob o comando de Mihajlovic em apenas duas ocasiões, sendo a mais recente em fevereiro de 2020. Já a Inter tem uma sequência ainda mais longa de sucessos: oito jornadas. A única vez que os nerazzurri conquistaram nove vitórias seguidas pela Serie A foi em 2007, quando quebraram o recorde da competição, com 17 triunfos enfileirados. Se a equipe de Conte visa igualar um feito histórico, Lukaku não fica atrás: com 19 gols no campeonato, o belga está a apenas um de se tornar o sétimo atleta da Inter a marcar 20 em duas temporadas consecutivas.
Demais partidas
Sábado, 3/4, 10h
Atalanta x Udinese
Benevento x Parma
Cagliari x Verona
Genoa x Fiorentina
Lazio x Spezia
Napoli x Crotone
Sassuolo x Roma