Serie A

32ª rodada: Inter tropeça, mas se aproxima do título enquanto outras brigas esquentam

Tropeço dos dois primeiros colocados, briga acirrada por vagas europeias e luta – emocionante, da mesma forma – contra o rebaixamento: a 32ª rodada da Serie A reuniu muitos jogos tensos, tornando-os interessantes. Poucos gols foram marcados, é verdade, salvo a exibição de gala do Napoli diante da Lazio no fechamento da data.

Na mesma semana em que o trio formado por Juventus, Milan e Inter participou ativamente do fracasso da Superliga, tivemos a Vecchia Signora reunindo os cacos. A líder Inter tropeçou, mas não precisa se preocupar, já que o rival rossonero segue em queda livre no campeonato. Atalanta, Napoli e Lazio se mantêm firmes na briga por vagas na Champions League. Sim, Liga dos Campeões. Nada de Superliga…

Lá embaixo, as últimas seis rodadas prometem muito drama. O Cagliari venceu a segunda seguida e pode sair da zona de rebaixamento já no próximo duelo. Benevento, Torino e Spezia ficaram para trás, com o time grená ainda com um jogo por fazer, contra a Lazio. Por fim, a Fiorentina conseguiu vitória importante, mas não pode se iludir: apenas cinco pontos separam a 13ª colocada da zona de rebaixamento. Enfim, emoções de todos os tipos tomaram conta da 32ª rodada do Campeonato Italiano. Confira no resumo.

>>> Classificação e artilharia da Serie A

Spezia 1-1 Inter

Gols e assistências: Diego Farias; Perisic
Tops: Provedel (Spezia) e Martínez (Inter)
Flops: Ismajli (Spezia) e Handanovic (Inter)

Um chute a gol em todo o jogo. Um gol marcado. Foi dessa forma que o Spezia arrancou o empate, por 1 a 1, com a Inter, líder do campeonato. Logo aos 12 minutos, Diego Farias arriscou de longe e contou com colaboração de Handanovic, que deixou a bola entrar no centro do gol.

A partir daí, só deu Inter. A equipe de Conte finalizou 20 vezes à baliza bianconera, mas só conseguiu furar o bloqueio uma única vez. O responsável foi Perisic, que precisou de duas tentativas para completar um cruzamento de Hakimi. Em busca de reencontrar o caminho das vitórias após o empate na última rodada, diante do Napoli, os nerazzurri pararam em Provedel. O goleiro do Spezia foi brilhante ao defender, em sequência, duas investidas de Lukaku.

Dominando completamente o jogo, a Inter insistiu, mas não conseguiu a virada. Ao término do jogo, celebração do técnico Italiano, da equipe da casa, com o pontinho conquistado contra mais uma equipe grande – e, dessa vez, com o seu time resistindo, mesmo fisicamente em frangalhos. O Spezia chegou aos 33 pontos, empatado com Genoa e Fiorentina, e integra um grupo de adversários embolados a somente cinco pontos da zona de rebaixamento.

Para a Inter, o empate acabou não sendo de todo ruim. A equipe abriu dez pontos do rival Milan, derrotado na rodada, e agora precisa somente de mais oito pontinhos – em seis jogos – para levantar a taça sem depender de mais ninguém. O título iminente, que virá após onze temporadas, pode servir para apagar um pouco do papelão do clube neste fim de temporada com a Superliga… e o seu fracasso.

Milan 1-2 Sassuolo

Gols e assistências: Çalhanoglu (Saelemaekers); Raspadori (Toljan) e Raspadori (Berardi)
Tops: Raspadori e Consigli (Sassuolo)
Flops: Tomori e Rebic (Milan)

Envolvido na criação da polêmica Superliga, o Milan – já devidamente fora do projeto – sofreu uma derrota dolorida em San Siro, que poderia ter lhe custado a vice-liderança na tabela. Só não custou por conta do empate entre Atalanta e Roma.

Mesmo sem Ibrahimovic, os rossoneri jogaram melhor na primeira etapa e foram recompensados com um belo gol de Çalhanoglu, com um chute de chapa, no ângulo de Consigli. Se o goleiro do Sassuolo não conseguiu alcançar essa bola, no segundo tempo ele fez defesas importantes. Parou o ataque do Milan, que investia nos lançamentos longos, em ao menos três oportunidades.

E já que o Milan não matou o jogo, melhor para os neroverdi. Raspadori entrou aos 19 minutos da etapa final e se tornou herói. Com dois gols, aos 76 e 83, virou a partida e assegurou o terceiro triunfo seguido para o Sassuolo na Serie A. No primeiro gol, oportunismo do camisa 18, que desviou um chute cruzado para as redes. Já no segundo tento, o atacante encontrou bela solução dentro da área, limpando Tomori e batendo no canto. A bola beijou a trave antes de entrar.

Em ambos os lances, a defesa do Milan foi extremamente passiva. Sem conseguir segurar o resultado positivo, os rossoneri agora precisam acordar (novamente) para a disputa. O título já é missão quase impossível e, agora, a vaga na próxima Champions League também começa a ficar ameaçada. Caso alguém tenha esquecido em Milão, é preciso se classificar dentro de campo para o torneio continental. Diferentemente de uma outra competição aí que não deu muito certo…

O garoto Raspadori garantiu o triunfo do Sassuolo sobre um Milan que atravessa período de dificuldades (IPA)

Roma 1-1 Atalanta

Gols e assistências: Cristante (Ibañez); Malinovskyi (Gosens)
Tops: Pau López (Roma) e Malinovskyi (Atalanta)
Flops: Villar (Roma) e Muriel (Atalanta)

A Atalanta tinha a oportunidade de se tornar vice-líder da Serie A. Se impondo desde o início, conseguiu a vantagem e ainda teve inúmeras oportunidades para ampliar o marcador. No entanto, a expulsão de Gosens, que vinha bem no jogo até então, alterou todo o panorama. Com um a mais no campo, a Roma conseguiu melhorar e empatou o confronto. No fim, as equipes dividiram um ponto amargo.

Malinovskyi foi o autor do gol inaugural da partida. A jogada começou com Zapata, que serviu Gosens. O camisa 8 fez o cruzamento perfeito para o ucraniano, que já havia marcado o gol da vitória contra a Juventus, na 31ª rodada. A Atalanta pressionou na marcação e criou inúmeras chances, e só não fez o segundo graças às intervenções do goleiro Pau López – sete defesas, no total.

E os gols perdidos fizeram falta. Principalmente no segundo tempo, com Muriel. O colombiano desperdiçou um lance inacreditável, após cruzamento de Zapata: sem goleiro e marcação, quase na pequena área, finalizou para fora. A falta de precisão custou caro, já que Gosens foi expulso pelo segundo amarelo, pouco depois. Com a vantagem numérica, a Roma passou a assustar mais. O empate, enfim, veio aos 75 minutos, após belo chute de fora da área de Cristante. A Dea vacilou na jogada, deixando o volante livre para finalizar. Depois disso, o time visitante precisou se desdobrar para não levar a virada e Gollini foi fundamental, com duas defesas decisivas. No fim da partida, a Loba ainda foi desfalcada pela expulsão de Ibañez.

Com o empate, a Atalanta foi a 65 pontos, ainda atrás do Milan, na terceira colocação. Para piorar, a Juventus encostou na tabela. Diante das circunstâncias, o placar igualado foi ruim para a Dea pois significou o final da sequência de cinco vitórias e lhe deixou um sentimento de que dava para ter fisgado mais dois pontos. Já a Roma se mantém em sétimo lugar, com 55 pontos. A campanha decepcionante no torneio nacional deixa o time de Fonseca com foco total nas semifinais da Liga Europa.

Napoli 5-2 Lazio

Gols e assistências: Insigne (pênalti), Politano (Mertens), Insigne (Hysaj), Mertens (Zielinski) e Osimhen (Lozano); Immobile (Pereira) e Milinkovic-Savic
Tops: Insigne e Mertens (Napoli)
Flops: Reina e Marusic (Lazio)

No fechamento da 32ª rodada, o Napoli amassou a Lazio num duelo marcado por verdadeiros golaços. O confronto começou movimentado, com a equipe da casa marcando duas vezes em 12 minutos. O primeiro gol foi curioso: o juiz foi ao VAR, a princípio, analisar um possível pênalti a favor da Lazio. Só que as imagens mostraram penalidade para o Napoli no início do lance. Insigne bateu e marcou.

Pouco depois, Politano fez o segundo e deu início à sequência de belos gols. No segundo tempo, Insigne anotou mais um, cortando o zagueiro e encobrindo o goleiro Reina. Mertens também deixou o dele, num chutaço de primeira da entrada da área – que o fez chegar a 102 tentos na Serie A e se igualar a Vojak como o maior artilheiro do Napoli na competição. Com 4 a 0 contra no placar, os romanos foram para cima e conseguiram descontar. Primeiro com Immobile, num chute colocado diante do goleiro Meret; depois com Milinkovic-Savic, em cobrança de falta. Ainda sobrou tempo para o último gol, de Osimhen, fechando o caixão da Lazio.

Foi um duelo no qual o Napoli finalizou, passou e ficou menos com a bola, mas se mostrou extremamente letal. Tem dias em que os azzurri simplesmente estão inspirados e, aí, o adversário só pode sair da frente. O começo implacável dos napolitanos também atrapalhou a estratégia da Lazio, que não tinha Simone Inzaghi à beira do campo – com covid-19, foi substituído por Massimiliano Farris, seu auxiliar. No fim, melhor para a equipe comandada por Gattuso, que abriu cinco pontos para a rival e consolidou importante vantagem na luta por vagas em competições europeias.

Em quinto, o Napoli vê a sua diferença para Juventus e Atalanta ficar em apenas dois pontos. Mais atrás, com 58, os celestes de Roma ainda estão no páreo, mas precisam reagir. A briga por lugares na Champions, envolvendo os times anteriormente citados e o Milan promete grandes emoções nas últimas seis rodadas.

Cristante e Malinovskyi balançaram as redes num frenético duelo entre Roma e Atalanta (IPA)

Juventus 3-1 Parma

Gols e assistências: Alex Sandro (De Ligt), Alex Sandro (Cuadrado) e De Ligt (Cuadrado); Brugman
Tops: Alex Sandro e Cuadrado (Juventus)
Flops: Ronaldo (Juventus) e Pezzella (Parma)

Na última semana, a Juventus esteve nos holofotes por conta da Superliga. Com o projeto fracassado, ao menos por ora, restou ao presidente Andrea Agnelli acompanhar a equipe diante do Parma. Mas o começo do jogo não foi nada bom para a Vecchia Signora.

Foram os visitantes que abriram o placar, aos 25 minutos, em cobrança de falta de Brugman ao estilo Cristiano Ronaldo. O gajo, aliás, “flopou”: apagado durante toda a partida, finalizou apenas uma vez com perigo, após jogada de Dybala. E só.

Depois de tanto martelar em busca do empate, a Juventus enfim o conquistou com Alex Sandro, pouco antes do intervalo. E o brasileiro foi, sem dúvidas, o grande destaque do jogo. Logo no início da segunda etapa, ele marcou novamente (dessa vez, de cabeça) e anotou a primeira doppietta da carreira. Com o placar favorável, a Juventus buscou controlar melhor o ritmo da peleja.

Contudo, esse trabalho não foi tão tranquilo. Antes do terceiro gol, anotado por De Ligt, outro brasileiro foi importante: Arthur salvou cabeçada do Parma em cima da linha. De qualquer forma, os três pontos ficaram em Turim. Diante do penúltimo colocado, a Juve tinha obrigação de se recuperar do revés na última rodada contra a Atalanta. Dito e feito.

Contando com os outros resultados da rodada, a eneacampeã italiana encostou no Milan e na própria Dea. A apenas um ponto dos rossoneri, resta a Cristiano Ronaldo e companhia buscarem o segundo lugar no campeonato e a vaga em um certo torneio continental que se mantém de pé: a Champions League.

Verona 1-2 Fiorentina

Gols e assistências: Salcedo (Faraoni); Vlahovic (pênalti) e Cáceres
Tops: Venuti e Vlahovic (Fiorentina)
Flops: Barák (Verona) e Pezzella (Fiorentina)

Precisando desesperadamente da vitória, a Fiorentina enfrentou o Verona, em má fase na temporada, no estádio Bentegodi. Na primeira etapa, houve equilíbrio das ações, mas muito mais perigo gerado pela equipe mandante. Biraghi e Venuti salvaram bolas em cima da linha, e o atacante Lasagna parou em grande defesa de Dragowski.

No entanto, quando o empate parecia certo na etapa inicial, Barák fez pênalti em Bonaventura, após boa jogada construída por Venuti. O sérvio Vlahovic converteu, abriu o placar para a Fiorentina e, de quebra, chegou a 16 gols na Serie A – é o artilheiro da Viola no ano.

Na segunda etapa, mais tranquilidade para os comandados de Iachini, que cadenciaram o ritmo e conseguiram o segundo gol. Aos 20 minutos, Cáceres aproveitou bola rebatida após uma falta e ampliou. Vitória sossegada da Fiorentina então? Nunca! Pouco tempo depois, Salcedo descontou e colocou o Verona no jogo. Foi mais um gol de bola aérea sofrido pela Viola neste campeonato, dessa vez com colaboração de Dragowski, que hesitou ao sair do gol e manchou uma atuação brilhante até aquele momento.

Só que a equipe da casa não foi capaz de furar o bloqueio roxo novamente e a vitória ficou com a equipe de Florença, que subiu para a 13ª colocação, mas se manteve a cinco pontos da zona de rebaixamento por conta do triunfo do Cagliari. Do outro lado, o Verona perdeu a sexta nos últimos sete jogos e caiu para o 10º lugar na tabela. Assim como em 2019-20, o Hellas de Juric sofre acentuada queda de rendimento no returno.

Noite feliz de Insigne e Mertens levou à goleada do Napoli sobre a Lazio (LaPresse)

Bologna 1-1 Torino

Gols e assistências: Barrow (Soriano); Mandragora
Tops: Barrow (Bologna) e Mandragora (Torino)
Flops: Mbaye (Bologna) e Milinkovic-Savic (Torino)

Muitas faltas, chances perdidas e um golaço marcaram o duelo entre Bologna e Torino. A equipe da casa saiu na frente. Soriano roubou a bola no meio-campo e lançou Barrow. O centroavante bateu forte, de fora da área, e a bola passou por baixo das pernas do goleiro Milinkovic Savic, que tinha condições de ter feito a defesa.

Apesar do gol sofrido, o Torino era nitidamente melhor. Verdi perdeu dois gols e Belotti também desperdiçou ótima chance, após tabela rápida na frente da área. Já o Bologna… bateu bastante. Foram 26 faltas da equipe mandante, contra 15 dos rivais – 41 infrações ao todo. Com o jogo picotado, o Toro conseguiu empatar num lance de pura qualidade.

Mandragora aproveitou rebote de escanteio e acertou um chute incrível, de bate-pronto. Com a perna direita, no ângulo de Skorupski, que nada pode fazer. Por falar no goleirão do Bologna, ele quase entregou a bola do jogo nos pés de Zaza, mas o próprio Mandragora não conseguiu aproveitar na sequência. Não tinha jeito. O placar estava selado.

Para os bolonheses, vida (um pouco) mais tranquila: 38 pontos e a 11ª colocação na tabela. Já o Torino se mantém em evolução na Serie A. O triunfo não veio, é verdade, mas as atuações são bem mais convincentes do que no início da temporada. O time de Nicola mereceu vencer nesta 32ª rodada e, se mantiver a postura, deverá escapar do descenso – equipe grená ainda tem um jogo a menos no campeonato, diante da Lazio. No momento, precisa se contentar com seus 31 pontos e o 16º lugar.

Udinese 0-1 Cagliari

Gols e assistências: João Pedro (pênalti)
Tops: Vicario e João Pedro (Cagliari)
Flops: Molina e Nestorovski (Udinese)

Certamente, o grande vitorioso da 32ª rodada foi o Cagliari. Em jogo que teve protagonismo do VAR, a equipe da Sardenha bateu a Udinese, fora de casa, venceu a segunda partida seguida e manteve vivas as chances de permanência na elite italiana. Agora, são apenas três pontos de distância para Benevento e Torino, fora da zona vermelha.

Melhor desde o início, o Cagliari mandou bola na trave e chegou ao gol com João Pedro. E que golaço. Nainggolan aplicou uma caneta no oponente e lançou o brasileiro, que deu um chapéu em Bonifazi antes de marcar. Só que o VAR anulou, por conta de uma falta na origem da jogada. Para a sorte do capitão rossoblù, sua frustração durou pouco. Aos 10 minutos da segunda etapa, Carboni cabeceou uma bola após escanteio e ela tocou no braço de Molina. O camisa 16 estava de costas para o lance, mas ampliou o espaço corporal. O VAR entrou em ação novamente e, dessa vez, com motivos para alegrar os torcedores do Cagliari. João Pedro bateu o pênalti e converteu, marcando o seu 14º gol nesta edição de Serie A.

Daí em diante, só deu Udinese. Os mandantes pressionaram, insistiram, alçaram inúmeras bolas na área, mas não conseguiram empatar. Destaque para um gol inacreditável perdido por Nestorovski, sozinho na frente do jovem goleiro Vicario. Com a vitória suada, o Cagliari conseguiu colocar os olhos para fora da água. Ainda há horizonte para o campeão italiano de 1970, mesmo diante de uma tabela complicada, que lhe reserva Roma, Napoli e Milan até o fim da Serie A.

João Pedro foi decisivo contra a Udinese e aumentou as esperanças do Cagliari neste campeonato (LaPresse)

Genoa 2-2 Benevento

Gols e assistências: Pandev e Pandev; Viola (pênalti) e Lapadula (Viola)
Tops: Pandev (Genoa) e Viola (Benevento)
Flops: Radovanovic (Genoa) e Barba (Benevento)

Que tal quatro gols em 20 minutos? No estádio Luigi Ferraris, o confronto direto entre Genoa e Benevento começou intenso. Logo aos cinco minutos, Radovanovic derrubou Lapadula dentro da área. Na cobrança do pênalti, Viola marcou. A vantagem dos visitantes durou cinco minutos. Após cruzamento na área, o zagueiro Barba afastou mal e a bola caiu no pé do veterano Pandev. O camisa 19 não perdoou e emendou uma patada de canhota.

Aos 15 minutos, o Benevento já estava novamente à frente. Lapadula recebeu a bola e fez uma jogadaça. Ele carregou a bola por toda a extensão da área e fuzilou para o gol, sem qualquer chance para o goleiro Perin. Só que, logo depois, aos 20, Pandev apareceu novamente. O macedônio aproveitou mais uma bobeada da zaga para marcar o segundo gol do Genoa – e seu 100º em jogos de Serie A. O veterano é o único atleta de seu país a ter uma centena de tentos em um dos cinco maiores campeonatos europeus.

A defesa do Benevento concede oportunidades ao adversário e, não à toa, os giallorossi têm a terceira pior retaguarda de toda a Serie A, com 62 gols sofridos. Ainda no primeiro tempo, o time de Pippo Inzaghi só não foi punido novamente porque Destro perdeu a chance da virada cara a cara com o goleiro Montipò.

Apesar do início frenético, a partida não teve mais gols na etapa final e as duas equipes amargaram um resultado ruim, já que se mantêm próximas à zona vermelha da tabela. O Genoa tem 33 pontos, na 14ª colocação; o Benevento está três posições atrás, na boca da zona de rebaixamento, com 31 – o Cagliari, em 18º, possui 28.

Crotone 0-1 Sampdoria

Gols e assistências: Quagliarella (Gabbiadini)
Tops: Quagliarella e Gabbiadini (Sampdoria)
Flops: Luperto e Cigarini (Crotone)

Desesperado na tabela, o Crotone até resistiu durante toda a primeira etapa no estádio Ezio Scida. No entanto, um erro de Luperto, no início do segundo tempo, foi tudo o que a Sampdoria precisava. Gabbiadini interceptou o passe, fez o cruzamento preciso e o interminável Quagliarella completou com a perna esquerda.

O Crotone teve suas chances. A principal foi com o grandalhão Simy, que parou no goleiro Audero. O centroavante nigeriano vinha de sete jogos seguidos balançando as redes adversárias, mas passou em branco dessa vez. Já a Samp foi econômica. Poderia ter marcado mais um gol no segundo tempo para matar de vez o jogo, mas acabou cadenciando o ritmo. Sem grandes emoções, fez o dever de casa e bateu o lanterna da Serie A pelo placar mínimo.

Com 15 pontos, o Crotone já pode ser rebaixado na próxima rodada, dependendo dos resultados. A Sampdoria, por outro lado, foi a 42 pontos e ultrapassou o Verona, 10º colocado. A equipe de Ranieri tem um perfil bastante particular na edição deste ano: com um bom elenco, peca na consistência para conseguir brigar da oitava posição para frente. De qualquer forma, a gordura já foi obtida em relação à metade de baixo. O clube de Gênova caminha para encerrar sua temporada como divisor entre dois blocos bastante específicos na tabela.

Seleção da rodada

Pau López (Roma); Cuadrado (Juventus), De Ligt (Juventus), Bremer (Torino), Alex Sandro (Juventus); Mandragora (Torino), Viola (Benevento); Insigne (Napoli), Malinovskyi (Atalanta), Pandev (Genoa); Raspadori (Sassuolo). Técnico: Gennaro Gattuso (Napoli).

Compartilhe!

Deixe um comentário