Jogos históricos

Em 2011, Milan e Tottenham fizeram jogo tenso, marcado por treta entre lendas dos rossoneri

Doze anos depois de um confronto pegado pela Champions League, quis o destino que Milan e Tottenham voltassem a se enfrentar pelas oitavas de final da competição. Em 2011, italianos e ingleses protagonizaram duelos intensos por uma vaga nas quartas do torneio continental: naquela ocasião, os Spurs se classificaram graças ao gol solitário de Peter Crouch, anotado na casa rossonera. Contudo, ambos os jogos ficaram marcados por chegadas ríspidas dos jogadores e uma treta entre Gennaro Gattuso, então capitão milanista, e a comissão técnica do time londrino, ao final da primeira partida. Um dos integrantes da delegação dos Lilywhites era Joe Jordan, ex-atacante do clube lombardo na década de 1980.

Até 2023, o Milan jamais derrotou o Tottenham em partidas oficiais [nota: encerrou o jejum em fevereiro do mesmo ano, também pelas oitavas da Champions League]. Os rossoneri já toparam com os Spurs em quatro compromissos: além dos dois jogos de 2011, a equipe de Milão enfrentou o time de Londres nas semifinais da Copa Uefa de 1971-72, quando os ingleses venceram por 2 a 1 no embate de ida, realizado no San Siro, e seguraram o 1 a 1 na volta. Naquela temporada, os londrinos se sagrariam campeões da competição pela primeira vez em sua história.

Corta para 2011. Com as contratações de Zlatan Ibrahimovic, Robinho e Kevin Prince-Boateng no verão, o Milan subiu de nível em relação aos anos anteriores, se classificou às oitavas da Liga dos Campeões em segundo no Grupo G, ficando atrás do Real Madrid, ao passo em que estava na liderança da Serie A – ganharia o scudetto ao fim da temporada. Urby Emanuelson, Mark van Bommel e Antonio Cassano reforçaram o elenco rossonero na janela de janeiro, mas não estiveram à disposição de Massimiliano Allegri para os jogos contra os Spurs. Os três haviam entrando em campo por seus antigos clubes nas fases anteriores da competição.

Já o Tottenham chegou para o duelo com o Milan após desenvolver ótima trajetória na fase de grupos. Os ingleses ficaram em primeiro no Grupo A, que tinha a atual campeã Inter, com direito a mágicas atuações de um jovem Gareth Bale nos dois confrontos diante dos nerazzurri e uma vitória memorável sobre eles em White Hart Lane. Liderados pelo talentoso Rafael van der Vaart, os Spurs também realizavam boa campanha na Premier League 2010-11 àquela altura, e apareciam no quarto lugar da tabela de classificação.

Em noite enérgica do que o habitual, Gattuso protagonizou várias discussões em campo (Getty)

Gol de Crouch e confusão com Gattuso

Para o jogo de ida, Milan e Tottenham tiveram que lidar com desfalques. Pelo lado rossonero, Emanuelson, van Bommel e Cassano não puderam atuar, como informamos alguns parágrafos acima. Os londrinos, por sua vez, foram para a partida sem Bale, um dos destaques da equipe comandada por Harry Redknapp: o galês estava com dores nas costas. A principal arma do Diavolo era o ataque, formado por Ibrahimovic e Robinho – ainda havia Alexandre Pato, espécie de 12º jogador daquele elenco. Já os torcedores dos Lilywhites depositavam suas esperanças nas peças de meio-campo, como Aaron Lennon e Luka Modric, além dos já citados Bale e Van der Vaart.

O Tottenham foi quem criou a primeira chance de gol em San Siro. Após cruzamento de Lennon, Crouch dominou e finalizou, mas o chute saiu mascado, facilitando a vida de Christian Abbiati. O goleiro, inclusive, se lesionou após trombada com o gigante inglês e não conseguiu seguir na partida. Com dores na cabeça, deixou o gramado para a entrada de Marco Amelia, aos 18 minutos. Pouco criativo, o Milan pouco incomodou o arqueiro brasileiro Gomes durante o primeiro tempo. Os londrinos foram para o intervalo sem sofrerem, ainda que Ibrahimovic e Robinho estivessem em boa fase na temporada.

Na segunda etapa, porém, os rossoneri voltaram com outra atitude. Quatro minutos após o recomeço do duelo, Gattuso alçou bola na área, Mario Yepes testou e colocou Gomes para trabalhar – o arqueiro voltaria a defender uma cabeçada forte do zagueiro no decorrer da partida. Logo em seguida, Ibra apareceu, de cabeça, e por pouco não balançou as redes. A impressão era de que o gol do Milan estava amadurecendo. À torcida lombarda, porém, a boa sensação deu lugar ao medo, quando Mathieu Flamini deu uma entrada com os dois pés em Vedran Corluka. Ele só foi amarelado, enquanto o lateral-direito do Tottenham precisou ser substituído e foi visto utilizando muletas no banco de reservas.

A segunda etapa evidenciou a estratégia do técnico Redknapp: explorar as frágeis laterais do Milan, sobretudo com veloz Lennon. O camisa 7, à época, era um dos jogadores mais rápidos do futebol inglês. E foi justamente com ele que os Spurs marcaram o único gol do jogo. Aos 80 minutos, Lennon saiu do campo de defesa com a bola dominada, engatou a quinta marcha, passou por Yepes e tocou para Crouch, que apenas teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes. O Diavolo até pressionou na reta final da peleja, mas não conseguiu o tento de empate.

A acalorada discussão entre Jordan e Gattuso acabou se tornando um dos momentos mais lembrados da carreira do volante italiano (AFP/Getty)

Após o apito final do árbitro Stéphane Lannoy, Gattuso ainda protagonizou uma confusão marcante. O capitão milanista discutiu feio com Jordan, auxiliar técnico do Tottenham e ex-jogador rossonero nos anos 1980, e chegou a esganá-lo, segurando-o forte pelo pescoço. O camisa 8 também estava esquentadinho durante o jogo: bateu boca com Crouch, tomou cartão amarelo e, suspenso, não enfrentou os Spurs na partida de volta, em White Hart Lane.

Três dias depois do jogo, o então agente de Gattuso, Claudio Pasqualin, disse que Jordan chamou seu cliente de bastardo. A acusação, contudo, foi rebatida pelo escocês. “Falar uma coisa como esta é patético”, afirmou, ao jornal inglês Daily Mail. “É absolutamente falso. Não se dá conta de que considero enfrentar o Milan o momento de maior orgulho da minha carreira. Minha filha vive e trabalha na Itália e adoro o país e o seu povo”, destacou o ex-atacante.

Milan não consegue superar Gomes

Em busca de gols, Allegri mandou o Milan para cima dos Spurs em Londres. O comandante manteve o 4-3-1-2 do primeiro jogo, mas trocou algumas peças. Luca Antonini ficou no banco para a entrada de Marek Jankulovski; Gattuso, suspenso, deu lugar a Boateng; e Pato, para dar mais poder ofensivo à equipe, entrou na vaga de Yepes – em Milão, o colombiano havia formado a dupla de zaga com Alessandro Nesta porque Allegri escalara Thiago Silva como volante.

Como era de se esperar, o Milan tomou a iniciativa no confronto. Ibrahimovic foi o responsável por criar a primeira chance de perigo: ele cobrou falta da intermediária e obrigou Gomes a realizar a defesa. Aos 25 minutos, Pato recebeu passe em profundidade de Flamini, deixou Gomes para trás e achou Robinho de frente para o gol. O ex-atacante do Santos finalizou mascado, de canhota, e William Gallas tirou em cima da linha.

Ibrahimovic bem que se esforçou no jogo de volta, mas o Milan não conseguiu bater o Tottenham do brasileiro Sandro (Getty)

No desenrolar da partida, Gomes fez de tudo para que seus compatriotas Robinho e Pato não comemorassem. Primeiro, defendeu uma bomba do camisa 7. Depois, já no segundo tempo, parou a finalização rasteira do camisa 70, além do rebote, que caiu nos pés de Pato. O último suspiro do time milanês também veio de Robinho, que tabelou com Zlatan e jogou por cima da baliza.

No fim das contas, o Tottenham segurou o ímpeto do Diavolo e se classificou às quartas de final, onde seria eliminado pelo Real Madrid de José Mourinho, Cristiano Ronaldo e companhia. No placar agregado, os Spurs tomaram 5 a 0 dos merengues. Ao Milan, restou concentrar suas forças no Italiano. Os comandados de Allegri mantiveram na liderança do campeonato até o final e conquistaram o 18º scudetto da história do clube.

Milan 0-1 Tottenham

Milan: Abbiati (Amelia); Abate, Nesta, Yepes, Antonini; Gattuso, Thiago Silva, Flamini; Seedorf (Pato); Robinho, Ibrahimovic. Técnico: Massimiliano Allegri.
Tottenham: Gomes; Corluka (Woodgate), Gallas, Dawson, Assou-Ekotto; Palacios, Sandro; Lennon, Van der Vaart (Modric), Pienaar (Kranjcar); Crouch. Técnico: Harry Redknapp.
Gols: Crouch (80’)
Árbitro: Stéphane Lannoy (França)
Local e data: estádio Giuseppe Meazza, Milão (Itália), em 15 de fevereiro de 2011

Tottenham 0-0 Milan

Tottenham: Gomes; Corluka, Gallas, Dawson, Assou-Ekotto; Modric, Sandro; Lennon, Van der Vaart (Bale), Pienaar (Jenas); Crouch (Pavlyuchenko). Técnico: Harry Redknapp.
Milan: Abbiati; Abate, Nesta, Thiago Silva, Jankulovski (Antonini); Flamini (Strasser), Seedorf, Boateng (Merkel); Robinho; Ibrahimovic, Pato. Técnico: Massimiliano Allegri.
Árbitro: Frank de Bleeckere (Bélgica)
Local e data: estádio White Hart Lane, Londres (Inglaterra), em 9 de março de 2011

Compartilhe!

Deixe um comentário