Serie A

Na 34ª rodada, a Inter terá a primeira chance de garantir o título italiano de 2020-21

O primeiro match point. Na 34ª rodada da Serie A, a Inter terá uma tarefa quase protocolar: se vencer (e rebaixar) o Crotone no sábado, poderá celebrar a conquista do scudetto no dia seguinte. Para que possa comemorar o título enquanto descansa, a equipe treinada por Conte precisará apenas que a Atalanta não derrote o Sassuolo no domingo. Um cenário plausível, visto que os neroverdi têm crescido e ameaçam a Roma na disputa por vaga na Conference League. A rodada ainda terá Napoli-Cagliari e Milan-Benevento, partidas importantes tanto nas corridas pela Liga dos Campeões e contra o rebaixamento. Confira a prévia.

O jogão

Sábado, 1/5, 13h

Crotone x Inter

No primeiro turno, o triunfo por 6 a 2, de virada, mostrou a diferença de futebol entre Inter e Crotone. De lá para cá, os calabreses trocaram o técnico Stroppa por Cosmi e melhoraram de rendimento, mas não devem ser páreo para uma Beneamata que se solidificou desde então. Os nerazzurri vivem a sua mais longa sequência de invencibilidade numa mesma edição da Serie A desde fevereiro de 2008. A equipe não conhece a derrota há 17 rodadas e, ainda por cima, não sofreu gols em 10 desses jogos. Por sua vez, o Crotone até ganhou do Parma no último sábado, mas não vence duas partidas seguidas pelo Italiano desde 2018.

Dono da pior defesa do campeonato, com incríveis 83 gols sofridos, o Crotone é o adversário perfeito para que a dupla formada por Lukaku e Martínez encerre um jejum de quatro rodadas sem marcar gols: considerando a atual edição da Serie A e a anterior, a Inter nunca passou cinco partidas sem que ao menos um dos parceiros encontrasse as redes. Vale lembrar que Romelu anotou uma vez no jogo do primeiro turno contra os pitagóricos, enquanto Lautaro guardou uma tripletta.

Prováveis escalações

Crotone: Cordaz; Djidji, Magallán, Golemic; Molina, Junior Messias, Cigarini, Benali, Reca; Ounas, Simy.

Inter: Handanovic; Skriniar, De Vrij, Bastoni; Hakimi, Barella, Brozovic, Eriksen, Perisic; Lukaku, Martínez.

Fique de olho

Domingo, 2/5, 10h

Napoli x Cagliari

Em momento positivo no campeonato, Napoli e Cagliari se enfrentam com objetivos distintos: uma vaga na Liga dos Campeões e a permanência na Serie A, respectivamente. O time de Gattuso conseguiu galgar posições na tabela (é o terceiro atualmente) após engatar uma sequência de 10 rodadas de invencibilidade – que, lembramos, está em curso. Já os sardos, comandados por Semplici, se recuperaram de quatro derrotas e emendaram três importantes vitórias, que lhe fizeram ver a luz no fim do túnel.

A fase dos dois times realmente é boa, mas o Napoli parece em vantagem pela posição superior na tabela, pela qualidade do elenco e pelo retrospecto no confronto direto. Na Serie A, os partenopei venceram nove dos últimos 10 jogos contra o Cagliari. Parte dessas vitórias foram embaladas por um carrasco de altura diminuta: Mertens já tem 10 gols sobre os rossoblù na carreira.

A vocação ofensiva de Atalanta e Sassuolo produziu duelos de muitos gols nos últimos anos (imago)

Domingo, 2/5, 10h

Sassuolo x Atalanta

No caso da provável vitória da Inter sobre o Crotone, só a Atalanta poderá adiar a conquista da Beneamata – e apenas se vencer o Sassuolo, na Emília-Romanha. A Dea mandou vários jogos no Mapei Stadium durante as obras da sua nova arena e, de fato, considera a praça de Reggio Emilia como sua segunda casa. Não é coincidência que tenha feito pelo menos dois gols em todas as cinco últimas partidas contra os neroverdi como visitante, sendo que nas quatro mais recentes balançou as redes três ou mais vezes.

Sob o comando de Gasperini, a Atalanta emplacou sete triunfos na Serie A contra o Sassuolo e está a um passo de estabelecer o seu recorde de vitórias consecutivas na competição contra um mesmo adversário. Grande parte do êxito nessa sequência se deve a Zapata, que tem no time neroverde a sua vítima favorita: são nove gols contra os emilianos, sendo sete nos últimos cinco jogos.

Porém, a equipe treinada por De Zerbi não deve ser presa fácil dessa vez. O Sassuolo também dança com uma sequência histórica na competição (a vigente, de quatro vitórias) e está com moral elevado, já que conseguiu iniciar a caça à Roma e vislumbra o retorno a um torneio continental. O Sasòl tem 52 pontos, já superou o seu desempenho do último Italiano, e ainda quer encerrar o certame com um rendimento maior do que o de 2015-16, quando somou 61 e se classificou para a Liga Europa.

Demais partidas

Sábado, 1/5, 10h
Verona x Spezia

Sábado, 1/5, 15h45
Milan x Benevento

Domingo, 2/5, 7h30
Lazio x Genoa

Domingo, 2/5, 10h
Bologna x Fiorentina

Domingo, 2/5, 13h
Udinese x Juventus

Domingo, 2/5, 15h45
Sampdoria x Roma

Segunda, 3/5, 15h45
Torino x Parma

Compartilhe!

Deixe um comentário