No último fim de semana, a Serie A 2021-22 teve uma eletrizante rodada de estreia, com 36 gols marcados e muitos indícios de que a atual temporada terá nível tão alto quanto o da anterior. Entre sexta e domingo, a segunda jornada será a última antes da primeira data Fifa da campanha e do encerramento da janela transferências de verão, de modo que representará a derradeira chance para que os treinadores vislumbrem ajustes a serem feitos em seus elencos. Nela, a Inter visita o Verona e tem grandes chances de manter a liderança, enquanto a Juventus, que tropeçou na Udinese, terá de lidar com burburinho extracampo na preparação para o jogo contra o Empoli: afinal, Ronaldo permanece no time? Confira a prévia.
O jogão
Sexta, 27/8, 15h45
Verona x Inter
Após uma estreia retumbante, em que goleou o Genoa por 4 a 0, a Inter visita um freguês histórico. O Verona não vence a equipe nerazzurra há 20 partidas, desde 1992, e amarga o seu recorde de mais tempo sem bater um mesmo rival. A Beneamata até encontrou dificuldades recentes no Bentegodi, quando esbarrou na retranca de Juric, mas pode ter vida facilitada ante um Di Francesco em crise há alguns bons anos. Na derrota caseira para o Sassuolo, os scaligeri não mostraram a forte defesa de outrora.
Essa retaguarda, aliás, já vinha perdendo eficácia com o técnico antecessor de DiFra e não é à toa que o Hellas acumula uma sequência de nove jogos sem vitórias em seus domínios – somente um foi com o atual treinador. Do outro lado, a Inter também passa por uma troca recente no comando e Simone Inzaghi tem a missão de manter a qualidade dos resultados obtidos por Conte. Em 2021, os nerazzurri venceram 19 dos seus 25 compromissos.
Prováveis escalações
Verona: Montipò; Magnani, Günter, Ceccherini; Faraoni, Tameze, Ilic, Lazovic; Barák, Zaccagni; Kalinic.
Inter: Handanovic; Skriniar, De Vrij, Bastoni; Darmian, Barella, Brozovic, Çalhanoglu, Perisic; Martínez, Dzeko.
Fique de olho
Sábado, 28/8, 15h45
Juventus x Empoli
Crescem os rumores de uma provável transferência de Ronaldo para o Manchester City e, com eles, as possibilidades de o português sentar no banco do Allianz Stadium neste sábado – ou nem isso. Ainda não está claro se os bianconeri darão adeus a CR7 no fim de semana e se ele se despedirá dentro de campo, mas a tendência é que, de qualquer jeito, a Juventus vença com tranquilidade.
O triunfo piemontês deve ocorrer em que pese a qualidade do meio-campo do Empoli e o poder de fogo do ataque azzurro – que contrasta com uma Juve que levou gols nos últimos 15 compromissos na Serie A. Historicamente, a Velha Senhora é muito superior ao adversário toscano: venceu 19 dos 24 duelos, o que equivale a triunfos em 79% das partidas. Jogando em Turim, a gigante soma 11 sucessos em 12 encontros, não tendo sido vazada em nove dessas oportunidades. Com um retrospecto desses, quem precisa de Cristiano?
Domingo, 29/8, 15h45
Milan x Cagliari
No fim da última temporada, o Milan viveu um drama contra o Cagliari, num jogo que quase comprometeu a sua classificação para a Liga dos Campeões. Ter tanta dificuldade contra os casteddu é fato incomum para os rossoneri, visto que o retrospecto construído ao longo da história é de 43 vitórias para o time da Lombardia e de apenas oito para o da Sardenha. Em casa, o Diavolo foi derrotado pelo adversário em apenas três partidas.
Considerando a situação recente das duas equipes, o Milan também tem amplo favoritismo. O time lombardo não levou nenhum gol nas últimas seis partidas (Tomori e Kjaer vivem momentos dourados) e o Cagliari não é um time tão criativo. Não é coincidência que os sardos tenham passado em branco nas cinco vezes mais recentes que encararam os rossoneri.
Demais partidas
Sexta, 27/8, 13h30
Udinese x Venezia
Sábado, 28/8, 13h30
Atalanta x Bologna
Lazio x Spezia
Sábado, 28/8, 15h45
Fiorentina x Torino
Domingo, 29/8, 13h30
Genoa x Napoli
Sassuolo x Sampdoria
Domingo, 29/8, 15h45
Salernitana x Roma