Liga Conferência

Em noite de Pellegrini, Roma estreia com goleada na fase de grupos da Conference League

Nesta quinta-feira, 16 de setembro, a Roma recebeu o CSKA Sofia pela primeira partida da fase de grupos da Conference League. Com uma equipe bem modificada e poucos titulares absolutos em campo, o comandados de Mourinho não tomaram conhecimento do adversário búlgaro e aplicaram 5 a 1, de virada. Pellegrini foi o grande destaque, marcando dois gols.

Em seu 4-2-3-1 convencional, a Loba foi mostrando o favoritismo que a acompanhava com um gol anulado logo no início da partida. Aos 10, porém, foi surpreendida: o irlandês Carey aproveitou indecisão dos marcadores e chutou forte para abrir o placar para os visitantes. A vantagem do CSKA Sofia, porém, durou pouco.

A Roma não se abateu com o gol búlgaro e continuou a tomar a iniciativa. Em seguida, El Shaarawy recebeu cruzamento de Karsdorp e cabeceou para fora. A Loba não desistia e, aos 18 minutos, Shomurodov saiu cara a cara com o goleiro Gustavo Busatto, obrigando o brasileiro a fazer boa defesa. Aos 25, apareceu a compensação pela insistência romanista. Pellegrini recebeu na entrada da área e, sem dominar, emendou um belo chute no intuito de encobrir o arqueiro, empatando a partida.

Com o placar igualado, a Roma deslanchou. A equipe de Mourinho se manteve no ataque, visando alcançar a virada ainda no primeiro tempo, e conseguiu. Shomurodov brigou com os marcadores e a bola sobrou para El Shaarawy, que soltou uma bomba da entrada da área, no canto direito de Busatto. Perto do intervalo, o atacante uzbeque ainda teve boa chance, após belo passe em profundidade de Pellegrini, e o CSKA Sofia ressurgiu, numa tentativa de fora da área de Muhar.

Shomurodov não marcou contra os búlgaros, mas teve mais uma atuação consistente e gerou muito volume de jogo (LaPresse)

Na segunda etapa, Mourinho colocou Ibañez, Cristante e Veretout nos lugares de Karsdorp, Villar e Diawara, deixando o time com uma cara mais parecida com o que vinha entrando em campo na temporada. Durante os 10 minutos iniciais, o CSKA Sofia teve mais posse de bola, mas a Roma permaneceu bem postada e não sofreu nenhum susto. Até que, aos 62, Calafiori fez boa jogada pela esquerda, entrou na área e, da linha de fundo, rolou para Pellegrini completar e anotar a sua doppietta, praticamente garantindo o triunfo romanista.

Os visitantes bem que tentaram reduzir a desvantagem, como em uma bola parada cruzada na área romanista e num chute do atacante Baï, mas não levaram grande perigo. Pelo lado italiano, Mou ainda fez mais duas mexidas na equipe, colocando Kumbulla no lugar de Calafiori e Abraham na vaga de Pellegrini – que saiu aplaudidíssimo pelos torcedores. Com as mudanças, a Roma ficou com quatro zagueiros de origem no time, mas também passou a ter um centroavante, com Shomurodov atuando mais recuado, em suporte ao inglês.

Aos 80, Wildschut – que tinha recebido cartão amarelo 13 minutos antes – fez falta em Pérez, parando o contra-ataque puxado pelo espanhol, e foi expulso. Com a vantagem numérica, a Roma acelerou para transformar a vitória elástica em goleada. Aos 82, depois de bola afastada pela defesa visitante, Veretout cruzou, Smalling acertou a trave e, na sobra, Mancini fez o quarto. Na sequência, os romanistas viram Shomurodov acertar a trave e, aos 84, o uzbeque descolou lindo passe em profundidade para Abraham tocar na saída de Busatto e fechar o placar em 5 a 1.

O próximo compromisso da Roma pelo Grupo C da Liga Conferência será no próximo dia 30, fora de casa, contra o Zorya Luhansk. O time da Ucrânia foi derrotado pelo Bodo/Glimt, da Noruega, e ocupa a terceira posição da chave. Com a goleada sobre o CSKA Sofia, lanterna, o time de Mourinho a lidera. Até a viagem ao Leste Europeu, porém, o Special One terá de preparar os giallorossi para três compromissos pela Serie A, incluindo o dérbi com a Lazio.

Compartilhe!

1 Comentário

Deixe um comentário