Liga dos Campeões

A Inter conseguiu sua primeira vitória na UCL, enquanto o Milan foi derrotado com gol polêmico

Nesta terça, 19 e outubro, a dupla de Milão teve compromissos decisivos pela 3ª rodada da Liga dos Campeões. Ambos buscavam a primeira vitória na competição, mas só a Inter conseguiu sair sorrindo. Em casa, os nerazzurri colocaram um freio no sonho do Sheriff Tiraspol com destaque para, mais uma vez, a sua força no jogo aéreo. Já o Milan, fora de casa, sentiu os desfalques e fez uma atuação apagada diante do Porto. Confira com a gente o resumo desta terça italiana de Champions League.

Inter 3-1 Sheriff Tiraspol

A Inter chegou para este confronto contra o Sheriff pressionada. Com apenas um ponto, precisava vencer o adversário teoricamente mais acessível do Grupo D para continuar a ter boas chances de se classificar. No sábado, a derrota por 3 a 1 para a Lazio, pela Serie A, ligou o sinal de alerta, mas o time superou essa insegurança dentro de campo. No Giuseppe Meazza, a equipe de Simone Inzaghi sofreu um pouco de pressão nos minutos iniciais, mas depois cresceu e não quis dar chances para mais uma surpresa do time da Transnístria, território independente da Moldávia.

Aos 16 minutos, Dzeko puxou contra-ataque e serviu Dumfries. O ala direito ficou na frente de Celeadnic, goleiro moldavo, mas acabou dando um toque a mais e perdendo a chance de abrir o placar. No lance seguinte, foi a vez de o próprio atacante bósnio ter a sua chance, novamente freada pelo arqueiro. Aliás, o camisa 1, substituto do titular Athanasiadis, foi um dos destaques do time do Sheriff, ao fazer boas defesas, que mantinham o placar inalterado.

A pressão da Inter só mostrava que o time começava a achar espaços, mas parava na pontaria. Afinal, isso se repetiu nos jogos anteriores da Champions League, quando os nerazzurri não tinham marcado sequer uma vez. Entretanto, aos 34, isso mudou. Em cobrança de escanteio de Dimarco, Vidal desviou na primeira trave e a bola sobrou para Dzeko. O atacante bósnio acertou um lindo voleio de perna esquerda para mandar para o fundo do gol e marcar o primeiro gol interista na competição.

Do outro lado, o Sheriff não havia vencido Shakhtar Donetsk e Real Madrid à toa: bem treinada por Yuriy Vernydub, a equipe demonstrou muita qualidade e pressionou a meta de Handanovic. As principais chances vinham com Cristiano, pelo lado direito da defesa italiana, porém não terminaram em gol. Enquanto isso, a Inter também não abdicava de atacar. Em passe de Barella para Perisic, o croata chutou rasteiro, obrigando Celeadnic a ceder o escanteio. Esse foi um resumo do primeiro tempo: um Sheriff organizado e perigoso e uma Inter que tentava de tudo para marcar.

Na bola aérea, a Inter conseguiu dois dos gols da vitória sobre o Sheriff (Getty)

Pouco após a volta para o segundo tempo, aos 52 minutos, o Sheriff teve falta a seu favor na entrada da área da Inter. Na bola, Thill, que havia feito um dos gols da vitória dos moldavos sobre o Real Madrid, no Santiago Bernabéu. Dessa vez, o luxemburguês acertou um belíssimo chute para empatar, adicionando um tento no San Siro a seu currículo. Handanovic até tocou, mas a bola já tinha endereço.

Contudo, a Inter reagiu rápido. Minutos depois, Dzeko e Perisic tabelaram e ficaram no quase, já que o croata acertou a trave. Mas, a atuação forte e dinâmica do time nerazzurro foi retribuída. No erro de saída de bola do Sheriff, o camisa 9 da Beneamata assistiu Vidal, que chutou para desempatar, aos 58.

Para tranquilizar o torcedor interista, em mais uma boa jogada área oriunda de escanteio, a equipe italiana ampliou. Após bola levantada por Brozovic na segunda trave, Dumfries cabeceou para o meio da área e De Vrij completou para marcar o 3 a 1 e fechar o placar. Depois disso, a equipe de Inzaghi controlou o jogo e teve outras chances com Lautaro, Perisic e Sensi, que entrou na parte final, mas ficou por isso mesmo.

Em resumo, a Inter fez um belo confronto e conseguiu a sua primeira vitória na Champions League para continuar viva na briga pela vaga nas oitavas. Destaque para a excelente partida de Dzeko, com um gol e uma assistência, e para o forte jogo aéreo do time, que quebrou o fantasma de não anotar na competição e balançar as redes logo três vezes.

No outro jogo do grupo, o Real Madrid goleou o Shakhtar por 5 a 0, chegou a 6 pontos e é o segundo colocado, perdendo para o Sheriff nos critérios de desempate. Logo atrás, a Inter vem com 4, enquanto os ucranianos, treinados por Roberto De Zerbi, seguram a lanterna com apenas 1. No próximo dia 3, os italianos visitam Tiraspol na expectativa de ultrapassar os moldavos e dar um grande passo rumo à próxima fase.

Em retorno a sua terra natal, Rafael Leão não conseguiu ajudar o Milan a fazer uma boa partida contra o Porto (EPA)

Porto 1-0 Milan

No Estádio do Dragão, Milan e Porto fizeram um jogo chave no Grupo B, considerado “da morte”. O time italiano vinha embalado por uma grande virada por 3 a 2 em cima do Verona, pela Serie A, mas sentiu a ausência de alguns de seus principais jogadores. Hernandez e Brahim Díaz com covid-19, Maignan, Florenzi e Júnior Messias lesionados, além de Kessié, suspenso, foram os desfalques de Stefano Pioli para esta partida.

O jogo começou com um Porto propositivo. Logo no início, Luis Díaz acertou a trave, depois de confusão entre Tomori e Bennacer na saída de bola. Empurrados pela torcida, os portugueses controlavam as ações do jogo, ditavam o ritmo e procuravam sempre o atacante Taremi, que era o homem mais perigoso – porém, para a sorte do Milan, o iraniano não estava com a pontaria afiada.

Os rossoneri conseguiram sua primeira finalização a gol somente aos 43 minutos, quando Giroud chegou em cabeçada sem muito perigo. Esse lance e a demora em chegar no gol portista mostraram a fraca atuação do time e, principalmente, o quase nulo desempenho ofensivo. Brahim e Theo fizeram muita falta diante da previsibilidade e falta de intensidade milanista.

No segundo tempo, o Porto manteve a pegada até chegar o lance capital da partida. Aos 65, em cruzamento pela direita, a bola sobrou na risca da grande área para Luis Díaz. O atacante colombiano acertou o chute, tirando de Tatarusanu para marcar o único gol da peleja. Entretanto, a grande questão da jogada é que, após o cruzamento, Taremi foi no corpo de Bennacer, que caiu dentro da grande área, fazendo com que a defesa e o goleiro romeno parassem. No fim, a arbitragem de Felix Brych não considerou falta e o tento português foi validado.

Depois disso, o jogo continuou sob controle do Porto, que apenas administrou a vantagem. O time explorou bastante a lateral esquerda milanista, seja em cima de Ballo-Touré, seja com Kalulu – que entrou no segundo tempo. Pioli, vendo as dificuldades de sua equipe, mexeu, mas não conseguiu alterar a sua estrutura. Ao menos o Diavolo pode comemorar a volta de Ibrahimovic a uma partida de Liga dos Campeões: se estiver bem fisicamente, agora o sueco será importante no restante da temporada.

No outro jogo do Grupo B, o Liverpool foi até Madrid vencer o Atlético por 3 a 2, manter seus 100% de aproveitamento e abrir vantagem na liderança. Logo atrás, Porto e Atleti estão empatados com 4 pontos e o Milan, na lanterna, não somou qualquer pontinho. A oportunidade de mudar esse panorama será na próxima rodada, no dia 3 de novembro, contra os portugueses, em San Siro.

Compartilhe!

Deixe um comentário