Serie A

11ª rodada: o Milan venceu a Roma com autoridade e deu resposta convincente ao Napoli

Após a 11ª rodada, a disputa pela liderança da Serie A vai se afunilando. As vitórias de Napoli e Milan, únicos invictos na competição, mantiveram os times na ponta da tabela com os mesmos sete pontos de vantagem para a Inter, única equipe que parece ter fôlego para competir com azzurri e rossoneri. Este cenário ficará mais claro após as duas próximas jornadas, nas quais a Beneamata irá encarar justamente os dois rivais. Por enquanto, os interistas já se encontram com cinco pontinhos a mais do que Roma e Atalanta.

Mais atrás, nenhum time entre Roma, Atalanta, Lazio e Juventus somou três pontos. Em especial, chama atenção a situação da Velha Senhora, que não consegue engrenar com Allegri e está no meio da tabela, atrás da boa Fiorentina – sua próxima adversária. O momento também é complicado para Sampdoria e Genoa, que flertam com a zona de rebaixamento, e para o Cagliari, que não consegue deixar a lanterna da competição. Confira o resumo da rodada.

>>> Classificação e artilharia da Serie A

Roma 1-2 Milan

Gols: El Shaarawy; Ibrahimovic e Kessié (pênalti)
Tops: Ibrahimovic e Kjaer (Milan)
Flops: Rui Patrício e Ibañez (Roma)

Após uma bela coreografia da torcida mandante durante a execução do hino giallorosso, Roma e Milan protagonizaram uma partida de qualidade para fechar o domingo de futebol italiano. Melhor em campo, o time rossonero venceu com autoridade, contando com segura atuação de Kjaer na defesa, o incômodo constante de Rafael Leão pela ponta esquerda e o poder de decisão de Ibrahimovic. A Loba até tentou reagir no final, mas já era tarde.

O primeiro tempo foi de intensidade e, logo aos dois minutos, a Roma foi a primeira a arriscar. No cruzamento de Viña, pela esquerda, Pellegrini deixou a marcação para trás e finalizou ao lado do gol de Tatarusanu. O Milan respondeu com uma boa troca de passes até a área rival, mas a finalização de Rafael Leão não foi certeira. As equipe criavam oportunidades sucessivas com a bola no chão, mas foi a partir de uma falta que os comandados de Pioli abriram o placar. Nem mesmo Veretout, deitado atrás da barreira, foi capaz de impedir que a pancada precisa de Ibrahimovic estufasse as redes. O Diavolo ainda teve um lindo tento de Leão bem anulado, já que Ibra, responsável pela assistência, estava impedido.

No segundo tempo, a Roma foi para cima, em busca do empate. Só que o Milan chegou a anotar mais um, após um grande lançamento de Kjaer, do campo defensivo, para Ibrahimovic matar no peito, cara a cara com Rui Patrício. No entanto, o gol foi invalidado por impedimento. Quatro minutos depois, o árbitro Maresca assinalou penalidade discutível de Ibañez sobre o atacante sueco e Kessié converteu, ampliando para os rossoneri.

Entretanto, a expulsão de Hernandez, que desfalca o Milan no Derby della Madonnina, colocou a Roma de volta no jogo. Pioli optou por Ballo-Touré no lugar de Saelemaekers para reequilibrar o lado esquerdo, mas isso resultou em dificuldade de criação para os visitantes, que passaram a tentar de tudo para evitar o gol dos giallorossi. A enorme pressão do time de Mourinho fez Kjaer e Tatarusanu trabalharem bastante, mas terminou num gol – de El Shaarawy, que ativou a lei do ex. Na sobra da defesa, o atacante finalizou bem e diminuiu a vantagem do visitante nos minutos finais de jogo. Houve, ainda, espaço para reclamações os capitolinos: queriam pênalti em contato de Kjaer com Pellegrini, mas Maresca não deu.

Salernitana 0-1 Napoli

Gol: Zielinski
Tops: Zielinski e Di Lorenzo (Napoli)
Flops: Kastanos (Salernitana) e Koulibaly (Napoli)

Depois de mais de 70 anos, Salernitana e Napoli voltaram a disputar um clássico campano na primeira divisão. A partida teve uma expulsão para cada lado e um placar pouco expressivo, mas o time de Spalletti dominou o jogo e as finalizações, conseguindo triunfar ante o penúltimo colocado com certa tranquilidade.

Sem Osimhen, lesionado, e Insigne, poupado, o Napoli não foi muito agressivo ofensivamente. Na primeira etapa, Zielinski mandou a bola por cima do gol de Belec e Mário Rui assustou com chute cruzado, que passou ao lado. No segundo tempo, o time visitante continuou a prender a pelota no ataque e marcou o único gol do jogo num lance confuso: após Petagna finalizar na trave, Zielinski aproveitou o rebote e guardou.

A Salernitana ficou em situação mais complicada ao 70, depois que Kastanos foi expulso por dura falta em Anguissa, mas viu a luz no fim do túnel seis minutos depois. Koulibaly era o último homem e levou o cartão vermelho direto após parar o contra-ataque de Simy, que ia sair em boas condições, frente a Ospina. Na cobrança, Ribéry teve a bola tirada em cima da linha, por Di Lorenzo. Depois disso, os grenás esmoreceram e não conseguiram mais incomodar o Napoli.

Sem brilhantismo, o Napoli contou com Zielinski para vencer o clássico contra a Salernitana (Getty)

Inter 2-0 Udinese

Gols e assistências: Correa (Bastoni) e Correa (Dumfries)
Tops: Correa e Perisic (Inter)
Flops: Nuytinck e Rodrigo Becão (Udinese)

Após um clássico com futebol abaixo da média e uma vitória sem sustos sobre o Empoli, a Inter venceu a Udinese em casa, no primeiro jogo do domingo. Correa, que teve problemas musculares e desfalcou a Beneamata recentemente, demonstrou estar em forma e anotou uma doppietta, garantindo o tranquilo triunfo nerazzurro. A equipe de Údine, por sua vez, perdeu o gás do início da temporada e não vence há oito rodadas.

Embora a Udinese tenha sido a primeira a finalizar, obrigando Handanovic a trabalhar, a etapa inicial foi quase toda da Inter. O time comandado por Simone Inzaghi utilizava os contra-ataques para ferir a defesa friulana, aproveitando espaços e a desorganização no setor, e testou bastante o goleiro Silvestri. Numa espécie de duelo particular, Barella parou duas vezes no camisa 1 bianconero.

Os gols saíram apenas no segundo tempo. O primeiro surgiu da habilidade de Tucu Correa, que contou com corta luz de Perisic para receber de Bastoni, limpou o marcador, carregou para o meio e bateu no cantinho. Oito minutos depois, lá estava o argentino para marcar mais um. O lançamento veio da defesa para Dumfries, que tocou na entrada da área e deixou para Correa marcar mais um golaço. A Inter ainda poderia ter marcado mais vezes, mas Silvestri apareceu de novo, negando o tento a Dzeko – na sequência, Dumfries desperdiçou. Com a boa vantagem, os nerazzurri diminuíram o ritmo e contaram com defesas seguras de Handanovic para garantirem o triunfo.

Verona 2-1 Juventus

Gols e assistências: Simeone e Simeone; McKennie (Danilo)
Tops: Simeone e Montipò (Verona)
Flops: Bentancur e Rabiot (Juventus)

O Verona chegou ao terceiro jogo consecutivo sem perder e, de quebra, aumentou a sua invencibilidade sobre a Juventus para quatro partidas. Para bater a Velha Senhora, o Hellas contou mais uma vez com com um Cholito Simeone em estado de graça: após os quatro gols sobre a Lazio, no fim de semana anterior, o argentino anotou mais uma doppietta decisiva. Do outro lado, a Juve teve a sua pior atuação sob o comando de Allegri, perdeu a segunda consecutiva e, com os mesmo 15 pontos do adversário de sábado, já está 16 atrás dos líderes.

No início do jogo, o Verona já indicava o domínio que construiria sobre a Juventus. Caprari tirou Danilo do lance e Bonucci se complicou na hora de mandar a bola para fora. Ela acabou sobrando para Lazovic, que finalizou em cima do goleiro Szczesny. A Juve respondeu pouco tempo depois, com o drible de Dybala pela direita e a recepção de Morata, que finalizou de calcanhar. No entanto, a bola foi travada pela defesa do Hellas.

Não demorou muito para o Verona sair na frente. Foram necessários quatro minutos de jogo para que o time de Tudor construísse o placar responsável pela vitória. Em uma roubada de bola próxima à área, Bárak recebeu pela direita e aproveitou a defesa atordoada para finalizar. Na sobra de Szczesny, Simeone não desperdiçou e anotou o seu primeiro. Menos de 240 segundos depois, o camisa 99 do Hellas acertou um tirambaço no ângulo e dobrou a vantagem dos butei. Cholito chegou à vice-artilharia da Serie A, com oito gols.

No segundo tempo, a Juventus precisou consertar o que vinha dando errado em sua atuação: a recomposição defensiva e a falta de criatividade dos apáticos meio-campistas. Allegri sacou Bentancur, Rabiot, Arthur e Cuadrado, a equipe efetuou 15 finalizações na busca de diminuir a vantagem construída pelos donos da casa, mas pouca coisa mudou. A situação só ficou próxima de melhorar faltando 10 minutos para o fim do jogo. McKennie, que entrou no lugar de Bentancur, foi o responsável pelo gol. Ele recebeu a bola de Danilo e mandou uma bomba em direção ao gol de Montipò. Nos momentos de maior pressão, o arqueiro do Verona foi bem e fez duas defesas importantes para negar a alegria a Dybala.

Correa guardou uma doppietta na vitória incontestável da Inter sobre a Udinese (LaPresse)

Fiorentina 3-0 Spezia

Gols e assistências: Vlahovic (pênalti), Vlahovic (Odriozola) e Vlahovic (Callejón)
Tops: Vlahovic e Saponara (Fiorentina)
Flops: Gyasi e Salcedo (Spezia)

O técnico Italiano não teve piedade sobre o Spezia, seu antigo time, e comandou uma Fiorentina devastadora no Franchi. Saponara, outro ex-bianconero, foi o motorzinho da Viola: extremamente participativo durante a construção das jogadas no ataque, o jogador de quase 30 anos vai se candidatando a uma chance com Mancini na seleção italiana.

Diante de sua torcida barulhenta, a Fiorentina viu o Spezia criar a primeira chance do jogo em uma finalização pelo lado de fora da área. Entretanto, soube responder com uma jogada de Saponara. O camisa 8 tocou na direita para Sottil, que mandou um chute cruzado nas mãos do goleiro Provedel. A Fiorentina era incisiva em suas descidas e sempre buscava a referência do ataque, Vlahovic, para executar a finalização. O sérvio, em momento iluminado, decidiria a peleja.

O primeiro gol saiu em uma cobrança de pênalti ainda no primeiro tempo. Em uma disputa dentro da área, Gyasi colocou a mão na bola e o árbitro foi consultar o VAR para confirmar a penalidade. Logo após converter a cobrança, aos 44 minutos, Vlahovic deu as caras novamente em uma finalização defendida por Provedel.

No segundo tempo, o camisa 9 da Viola mostrou que era seu dia e anotou mais dois gols. O primeiro surgiu em uma jogada de Odriozola com Saponara. O camisa 29, que entrou no segundo tempo, recebeu passe de letra do meio-campista, viu Vlahovic passar sozinho pelo meio de dois marcadores e deixou o protagonismo para o colega de equipe. Já no terceiro, a jogada passou pelos pés de Bonaventura e de Callejón. Sem espaço para finalizar, Jack fez o giro para proteger o passe recebido pelo sérvio e tocou para o ex-ponta do Napoli, que completou a triangulação ao devolver para o centroavante colocar nas redes. Enquanto a Fiorentina é a sexta colocada, o Spezia abre a zona de rebaixamento.

Atalanta 2-2 Lazio

Gols e assistências: Zapata (Lovato) e De Roon (Demiral); Pedro e Immobile (Basic)
Tops: Zapata (Atalanta) e Cataldi (Lazio)
Flops: Pasalic (Atalanta) e Marusic (Lazio)

O confronto entre Atalanta e Lazio era um dos mais esperados e abriu a 11ª rodada da Serie A. A equipe treinada por Sarri esteve à frente do placar duas vezes e ficou a segundos de levar os três pontos para casa, mas, no apagar das luzes, De Roon salvou a pele dos nerazzurri no Gewiss Stadium. Ainda assim, a Dea segue com um péssimo desempenho como mandante: venceu apenas um dos seis jogos que realizou em Bérgamo neste campeonato.

O jogo começou com a pressão da Lazio, que se sentiu em casa no estádio da Atalanta. Ainda muito desfalcada, a defesa da Dea apresentou problemas novamente e deu de presente um corredor para Immobile receber o passe de Cataldi. A bola foi espalmada e, para a infelicidade do goleiro Musso, Pedro chegou como um raio por trás da defesa e abriu o placar. Ainda no primeiro tempo, Zapata recebeu um passe longo de Lovato, e disputou corpo a corpo com Marusic até chegar à área. Mesmo com ângulo desfavorável, o colombiano bateu cruzado e anotou uma pintura para igualar o resultado.

A Lazio seguia forte no ataque e, nos primeiros minutos do segundo tempo, Immobile testou o goleiro Musso novamente, após erros repetitivos da defesa da Dea. O segundo gol surgiu em uma triangulação dentro da área. Pedro liderou o ataque e tocou para Basic deixar o capitão celeste, artilheiro da Serie A com nove gols, cara a cara com a baliza nerazzurra. Dali, Ciro não perdoa.

No entanto, a Atalanta foi valente até o último minuto de jogo. A equipe teve 17 finalizações à meta de Reina e apenas durante os acréscimos conseguiu o gol do empate. Logo após uma tentativa frustrada, Malinovskyi foi responsável pelo cruzamento certeiro para a área, que Demiral alongou até De Roon. De primeira, o holandês bateu no contrapé do arqueiro e enlouqueceu o Gewiss Stadium.

Vivendo um grande momento, Simeone impulsionou o Verona na tabela e aniquilou a Juventus no Bentegodi (Getty)

Torino 3-0 Sampdoria

Gols e assistências: Praet, Singo (Pobega) e Belotti (Bremer)
Tops: Pobega e Bremer (Torino)
Flops: Adrien Silva e Chabot (Sampdoria)

Apesar da derrota para o Milan na última rodada, o Torino faz uma temporada com rendimento superior ao dos anos anteriores e ratificou o seu bom momento com uma vitória impiedosa sobre a Sampdoria, que está apenas um ponto acima da zona de rebaixamento. A equipe treinada por D’Aversa pouco conseguiu fazer para impedir os avanços do time de Turim e sequer ameaçou os mandantes.

O Torino aproveitava a troca de passes rápida para levar perigo à Samp. O primeiro gol surgiu através desse mecanismo, começando por um lançamento de Aina para a infiltração do zagueiro Buongiorno. Após o corte de Thorsby, a bola sobrou para Linetty, que tabelou com Sanabria e ajeitou para Praet anotar o primeiro, em dupla tentativa. Do outro lado, a Samp apostava nos lançamentos pelo alto para furar a defesa granata, mas parava no bom sistema defensivo adversário.

No segundo tempo, o Torino se utilizou do contra-ataque para ferir a Samp novamente. Pobega carregou a bola em velocidade e abriu para Singo. O marfinense não desperdiçou e ampliou o placar, aos 52. A equipe genovesa se descontrolou após o gol e ainda viu Adrien Silva ser expulso minutos depois, por reclamação. Com vantagem no placar e um jogador a mais em campo, o Toro deslanchou: Belotti acertou a trave aos 71, serviu Verdi para um gol anulado por impedimento aos 92 e, na jogada seguinte, recebeu belo lançamento de Bremer para guardar o seu. Com isso, o artilheiro chegou ao 100º de sua trajetória na Serie A.

Bologna 2-0 Cagliari

Gols e assistências: De Silvestri (Medel) e Arnautovic (Sansone)
Tops: Arnautovic e De Silvestri (Bologna)
Flops: Cáceres e Lykogiannis (Cagliari)

No jogo que encerrou a rodada, o Bologna foi bastante superior ao Cagliari e ratificou que não deve ter grandes problemas para garantir um lugar no meio da tabela ao fim do campeonato. O time de Mihajlovic, que divide a oitava posição com Empoli, Juventus e Verona, marcou os seus dois gols no segundo tempo e complicou ainda mais a vida dos sardos, que seguem na lanterna da competição. Desde a chegada de Mazzarri ao comando, os isolani somam cinco derrotas em oito partidas.

O primeiro tempo no Renato Dall’Ara foi inócuo e tudo o que de melhor ocorreu na partida ficou para depois do intervalo. Logo aos 49, o Bologna inaugurou o placar. Medel descolou passe vertical para Arnautovic, que fez o corta luz, iludindo Carboni, e deixou a bola passar para De Silvestri, mal marcado por Lykogiannis, empurrar para as redes.

O Bologna seguiu pressionando após abrir o placar, e criou mais três boas oportunidades. Arnautovic finalizou para fora na primeira e, na sequência, parou em ótima defesa de Cragno. Sansone, por sua vez, arriscou da entrada da área e carimbou a trave dos casteddu. Na reta final da partida, o Cagliari tentou o empate no desespero e viu Cáceres ser expulso após chutar a bola em Domínguez, com o jogo parado para cobrança de escanteio. Mesmo assim, após o corner, Lykogiannis finalizou no ângulo e fez Skorupski trabalhar. Não houve tempo para que os visitantes se recompusessem e, no contragolpe, Arnautovic deu números finais à peleja.

Levou a bola para casa: Vlahovic anotou tripletta na vitória da Fiorentina sobre o Spezia (LaPresse)

Sassuolo 1-2 Empoli

Gols e assistências: Tonelli (contra); Pinamonti (pênalti) e Zurkowski (Henderson)
Tops: Henderson e Viti (Empoli)
Flops: Raspadori e Chiriches (Sassuolo)

Os mesmos acréscimos que ajudaram o Sassuolo a superar a Juventus foram responsáveis pela derrota contra o Empoli. Ex-técnico dos azzurri, Dionisi viu o seu antigo time virar o placar nos minutos finais e ultrapassá-lo na tabela. Os toscanos assumiram a 8ª posição, enquanto os emilianos ficaram em 12º.

Os gols demoraram para surgir dentro do jogo, apesar das 29 tentativas para os dois lados. O Empoli se infiltrava pela defesa do Sassuolo em busca de espaço e teve a primeira finalização dessa forma, quando Di Francesco parou no arqueiro Consigli. Em resposta, Traorè ficou cara a cara com Vicario, mas foi travado pela marcação.

O primeiro gol saiu em um contra-ataque do Sassuolo, pouco antes do intervalo. Frattesi chegou em velocidade ao setor ofensivo e abriu para o cruzamento de Traorè. A bola, no entanto, desviou em Tonelli e morreu nas redes. Tudo parecia se encaminhar para a vitória neroverdi na medida em que o final do jogo se aproximava. Entretanto, o Empoli crescia com as ações de Henderson e, aos 83 minutos, Chiriches derrubou Cutrone dentro da área – Pinamonti converteu a cobrança e chegou a seu quarto tento no campeonato. Já nos acréscimos, o meia escocês do time toscano cruzou rasteiro e Zurkowski se antecipou a Ferrari para acertar um petardo, que tocou no travessão e, por pouco, superou a linha da meta emiliana.

Genoa 0-0 Venezia

Tops: Rovella (Genoa) e Busio (Venezia)
Flops: Destro (Genoa) e Aramu (Venezia)

No único jogo sem gols da rodada, nem Genoa nem Venezia ficaram plenamente satisfeitos – afinal, estão logo acima da zona de rebaixamento. Diante de sua torcida, o time rossoblù não conseguiu superar a marcação dos visitantes, mesmo com 19 finalizações efetuadas. Se os comandados de Ballardini foram infelizes no domingo, os arancioneroverdi, recém-promovidos à primeira divisão italiana, mostraram valentia para segurar os adversários e garantiram um resultado à altura do que aconteceu no Marassi.

A primeira chance do jogo foi do Venezia e surgiu em uma cobrança de escanteio pela direita. Ceccaroni subiu e completou de cabeça, mas Galdames tirou a bola em cima da linha. Na sobra, Busio finalizou para fora. O Genoa respondeu com uma troca de passes e um chute de Criscito, de fora da área. Na sobra, Pandev não conseguiu finalizar. De resto, os venezianos conseguiram anular o ataque rossoblù e seguraram o resultado. A exibição não foi primorosa, mas o duelo entrou para a história: nunca dois jogadores estadunidenses haviam iniciado uma partida de Serie A ao mesmo tempo. Os vênetos escalaram o já citado Busio e também o volante Tessmann.

Seleção da rodada

Montipò (Verona); Kjaer (Milan), Bremer (Torino), Martínez Quarta (Fiorentina); Correa (Inter), Pobega (Torino), Torreira (Fiorentina), Saponara (Fiorentina); Simeone (Verona), Vlahovic (Fiorentina), Ibrahimovic (Milan). Técnico: Igor Tudor (Verona).

Compartilhe!

Deixe um comentário