Serie A

19ª rodada: firme na liderança, Inter fica imune a ‘saideira’ de zebras e tropeços

Os trabalhos estão encerrados, em 2021, no futebol italiano. Com direito a jogo adiado, a Serie A chegou ao fim de seu primeiro turno em rodada marcada por algumas zebras, vitórias contundentes e economia de gols. Seis das nove partidas disputadas tiveram dois gols ou menos, e a exceção ficou por conta do Milan, que anotou quatro.

Em Nápoles, a equipe da casa foi surpreendida (e como!) pelo Spezia. A Roma também tropeçou, em casa, contra a Sampdoria, assim como a Atalanta, que não conseguiu vencer o Genoa, atuando longe de Bérgamo. Lá em cima, os rivais de Milão venceram e se desgarraram ainda mais nesta disputa particular. Destaque também para o Bologna, que venceu o Sassuolo de maneira contundente, por 3 a 0, na casa do rival.

Enfim, para saber de tudo o que aconteceu nesta 19ª rodada do Campeonato Italiano, acompanhe a seguir o resumo feito pelo Calciopédia. Vale destacar que o duelo entre Udinese e Salernitana não aconteceu em virtude de um surto de covid-19 no elenco da equipe de Salerno. A partida ainda não tem uma nova data para ser realizada.

>>> Classificação e artilharia da Serie A

Inter 1-0 Torino

Gol e assistência: Dumfries (Dzeko)
Tops: Dzeko e Dumfries (Inter)
Flops: Buongiorno e Aina (Torino)

Assim como outras adversárias nesta rodada, a Inter também não fez um jogo impecável… mas venceu. O placar mínimo diante do Torino foi suficiente para a atual campeã italiana chegar aos 46 pontos, quatro a mais do que o rival Milan, segundo colocado. O autor do gol salvador foi o holandês Dumfries. No entanto, a Beneamata poderia ter caprichado um pouco mais para aumentar o marcador e sair de San Siro com um triunfo mais tranquilo.

O Torino lutou. A equipe visitante teve suas chances no início do jogo, mas parou no goleiro Handanovic. Os nerazzurri, com muito espaço, chegaram em várias oportunidades com superioridade numérica na área do rival. Em uma delas, Dzeko serviu Brozovic, que deixou a bola passar, em corta luz. Dumfries não vacilou e chapou com força para o gol. Pouco depois, Martínez, discreto no jogo, chegou a driblar o goleiro, mas mandou para fora.

Esta foi a tônica até o fim. A Inter criando algumas chances, mas mostrando pouco capricho na hora da finalização. Na segunda etapa, Sánchez até acertou a trave, além de um chute por cima da meta. O Torino teve a oportunidade em cobrança de falta, mas Handanovic apareceu bem novamente. Enfim, a vitória magra é mais que suficiente para manter o time de Milão na ponta da classificação, com 46 pontos e mais de uma rodada de vantagem para o arquirrival Milan. Já o Torino tem 25 pontos e é o 11º colocado na tabela.

Empoli 2-4 Milan

Gols e assistências: Bajrami e Pinamonti (pênalti); Kessié (Giroud), Kessié (Saelemaekers), Florenzi e Hernandez
Tops: Kessié e Saelemaekers (Milan)
Flops: Vicario e Bandinelli (Empoli)

No duelo mais movimentado desta 19ª rodada, o Milan voltou a ter uma apresentação contundente e conseguiu vencer, fora de casa, para se manter na luta pela liderança. O Empoli, time bem arrumado e com campanha interessante, chegou a dificultar as coisas, mas acabou não suportando o ritmo intenso do rival e sucumbiu a falhas individuais.

Jogando mais avançado, devido a desfalques no time, Kessié abriu o placar logo aos 12 minutos, mas a vantagem só durou até os 18. Isso porque Bajrami acertou belo chute e ainda contou com ajuda do goleiro Maignan para empatar. Curiosamente, o segundo do Milan também teve contribuição do arqueiro. Kessié, de novo, finalizou com a perna esquerda, e a bola passou entre as pernas de Vicario. Infelicidade do arqueiro, também, na montagem de uma barreira já no segundo tempo. Florenzi cobrou falta sem muita força, mas a bola fez a curva por fora da barreira e entrou no canto. Aos 24 minutos da etapa complementar, Hernandez transformou a vitória em goleada.

O Empoli ainda conseguiu mais um gol no finzinho, em pênalti convertido por Pinamonti. Um tento merecido pelas investidas do time toscano no confronto. Apesar da derrota, os azzurri seguem na metade de cima da tabela, em 9º, com 27 pontos. Já o Milan mantém a perseguição à rival Inter. Os rossoneri estão em segundo, com 42 pontos. São, portanto, três a mais que o Napoli, em terceiro, e quatro a menos do que os nerazzurri, na ponta.

No jogo mais interessante do meio de semana, o Milan contou com boa atuação de Kessié para superar o Empoli (Getty)

Juventus 2-0 Cagliari

Gols e assistências: Kean e Bernardeschi (Kulusevski)
Tops: Cuadrado e Bernardeschi (Juventus)
Flops: Dalbert e Zappa (Cagliari)

Jogando em casa, a Juventus não teve uma atuação brilhante (de novo), sofreu alguns sustos, mas conseguiu desbancar o Cagliari, um dos piores times da Serie A. O placar, porém, demorou a sair do zero. Somente aos 40 minutos da etapa inicial, com Kean cabeceando (meio sem querer) um chute desviado de Bernardeschi.

Até aquele momento, a Juve mandava no jogo. Kean, inclusive, já havia acertado a trave após cruzamento de Cuadrado. O problema para a Vecchia Signora é que, no segundo tempo, o Cagliari assustou. Primeiro, o vice-lanterna do Campeonato Italiano viu o brasileiro Dalbert perder um gol inacreditável, com o goleiro já caído e a baliza totalmente à disposição. Depois, Szczesny salvou em cabeçada de João Pedro. Não era dia dos rossoblù.

Enfim, veio o castigo. Zappa fez lançamento errado, Kulusevski interceptou e serviu Bernardeschi. O italiano levou para a canhota e bateu cruzado, com violência. Este foi o primeiro gol do atacante de 27 anos após um jejum de 60 jogos pela equipe bianconera. Sequência negativa quebrada e vitória da Juventus, que segue em ascensão na tabela. Os bianconeri chegaram aos 34 pontos, na 5ª colocação. Já o Cagliari continua vivendo um verdadeiro drama. O time da Sardenha tem apenas 10 pontos e só fica à frente da Salernitana, com 8, e um jogo a menos.

Napoli 0-1 Spezia

Gol: Juan Jesus (contra)
Tops: Provedel e Erlic (Spezia)
Flops: Juan Jesus e Lozano (Napoli)

Certamente, o resultado mais improvável da rodada. Jogando no Diego Armando Maradona, em Nápoles, o Spezia, time do quarto pior ataque da Serie A, conseguiu uma vitória heroica: 1 a 0, com um tento que sequer foi marcado por um jogador da equipe da Ligúria. Aliás, os spezzini nem mesmo acertaram um chute na peleja. Para além do gol espírita, é necessário destacar a atuação resiliente do goleiro Provedel, com seis defesas na partida.

O Napoli começou o jogo em marcha lenta e não ofereceu muito perigo na primeira etapa. O Spezia, então, aproveitou. Aos 37 minutos, Bastoni efetuou um cruzamento e o zagueiro Juan Jesus acabou colocando contra as próprias redes. No tempo complementar, aí sim o Napoli partiu para cima. Foram 19 finalizações e uma pressão tremenda. Lozano teve a melhor chance, após bobeada de Gyasi, que recuou mal para Provedel. Mário Rui chegou mais rápido e tocou para Lozano, mas o atacante não marcou mesmo com o goleiro caído. Méritos para o zagueiro Erlic, que salvou quase em cima da linha.

Depois, o que se viu foram mais defesas de Provedel – ainda que, nem sempre, o time da casa tenha caprichado. Sem conseguir furar o bloqueio, o Napoli perdeu mais uma vez de maneira doída na Serie A. Agora, a equipe cai novamente para a terceira colocação, com 39 pontos – sete a menos do que a Inter. Já o Spezia comemorou o triunfo como se fosse final de campeonato. E com justiça. Foi apenas a quarta vitória do time na competição, mas suficiente para dar um respiro aos comandados de Thiago Motta. Os lígures têm 16 pontos, na 17ª colocação, a primeira fora da zona de rebaixamento.

Com gols de Kean e Bernardeschi, a Juventus venceu e subiu na tabela (Getty)

Sassuolo 0-3 Bologna

Gols e assistências: Orsolini (Domínguez), Hickey (Skov Olsen) e Santander (Vignato)
Tops: Hickey e Skorupski (Bologna)
Flops: Ayhan e Pegolo (Sassuolo)

Resultado surpreendente no Mapei Stadium, na Emília-Romanha. O Sassuolo, jogando em casa, até começou melhor, teve duas boas chances para abrir o marcador, mas parou no goleiro Skorupski. Depois, o Bologna contou com dois golaços para abrir ótima vantagem ainda antes do intervalo. Primeiro, Orsolini recebeu lançamento e fuzilou de canhota. Já Hickey, de perna direita, deu um tapa chapado no ângulo de Pegolo.

Com a liderança do marcador, o Bologna soube atuar aproveitando os contra golpes e espaços na zaga do Sassuolo. Na segunda etapa, o time rossoblù teve a chance de transformar o 2 a 0 em um placar ainda maior, mas falhou em algumas chances. Soumaoro e Barrow perderam gols cara a cara com o arqueiro. Quem não perdeu foi Santander, após uma presepada do sistema defensivo dos neroverdi, neste momento, já desconcentrado com a derrota. Enfim, não deixa de ser um resultado doloroso para o Sassuolo.

O time tem bons atributos, joga bem contra grandes rivais, mas esbarra em atuações inconsistentes de vez em quando. Por conta disso, se encontra na 13ª posição, com 24 pontos. Já o Bologna se recuperou de uma sequência de três derrotas — e em grande estilo. A equipe é, agora, a 10ª colocada, com 24 pontos somados até aqui na Serie A.

Genoa 0-0 Atalanta

Tops: Sirigu (Genoa) e Malinovskyi (Atalanta)
Flops: Ekuban (Genoa) e Freuler (Atalanta)

A Atalanta perdeu dois pontos que podem fazer falta lá na frente nesta Serie A. Mesmo fora de casa, a Dea dominou completamente as ações, martelou, tentou, mas não teve pontaria para conseguir sequer um golzinho. Já o Genoa se segurou na defesa como pôde, foi inócuo no ataque, mas celebrou o pontinho conquistado diante de um rival mais forte.

Malinovskyi, Koopmeiners e Muriel, já no segundo tempo, tiveram atuações razoáveis. Criaram uma chance ou outra, principalmente de fora da área, mas sempre parando em defesas seguras do goleiro Sirigu. Foram 17 chutes da Atalanta contra apenas um do time da casa, que sequer acertou o gol. Atuação extremamente pobre da equipe comandada por Andriy Shevchenko, mas que pareceu bem animado após o apito final.

De fato, o Genoa quebra uma sequência incômoda de quatro derrotas e vai a 11 pontos, mas ainda ocupa a antepenúltima colocação. Além disso, o time não venceu em casa na temporada e já acumula 18 rodadas sem um triunfo – ganhou só na estreia da competição. A Atalanta, por sua vez, segue no G4, com 38 pontos conquistados. Entretanto, já são dois jogos sem vencer para a equipe de Bérgamo, que parece ter sentido o baque da eliminação na fase de grupos da Champions League.

Na zebra da rodada, o Spezia bateu o Napoli sem sequer finalizar a gol (Getty)

Venezia 1-3 Lazio

Gols e assistências: Forte (Aramu); Pedro (Marusic), Acerbi (Cataldi) e Luis Alberto (Milinkovic-Savic)
Tops: Pedro e Acerbi (Lazio)
Flops: Mazzocchi e Tessmann (Venezia)

Jogando em Veneza, a Lazio conquistou uma vitória difícil e igualmente importante. Sem o artilheiro Immobile, o espanhol Pedro assumiu as rédeas do ataque. E ele marcou logo cedo, aos três minutos de jogo. A assistência foi creditada para Marusic, mas a verdade é que Pedro fez tudo sozinho. O camisa 9 percorreu metade do campo, passou por dois defensores e bateu de canhota para marcar um verdadeiro golaço.

O Venezia, contudo, não desistiu e conseguiu o empate com o relógio marcando meia hora de jogo. Forte anotou, de cabeça, após passe de Aramu. Só que na volta do intervalo, Acerbi colocou a Lazio novamente em vantagem. O zagueirão deu uma leve ombrada na bola, após cobrança de escanteio de Cataldi. Não fosse o toque, seria um gol olímpico.

Enfim, já nos descontos, aproveitando a expulsão de Tessmann poucos minutos antes, a Lazio fechou a conta com Luis Alberto. Foi o último lance de uma partida difícil para a equipe da capital italiana. Menos arremates, mas boa conversão das oportunidades. Foram três gols para a Lazio em quatro chutes que foram na meta. Três também foram os pontos somados pelo time biancoceleste, que chega aos 31, na 8ª colocação. O Venezia para nos 17, no 15º lugar. A distância para a zona vermelha, porém, está em seis pontos.

Roma 1-1 Sampdoria

Gols: Shomurodov; Gabbiadini
Tops: Mkhitaryan (Roma) e Gabbiadini (Sampdoria)
Flops: El Shaarawy (Roma) e Augello (Sampdoria)

No Olímpico de Roma, a equipe da casa abriu o placar já na metade da segunda etapa, mas acabou sofrendo o empate da Sampdoria. No fim, um resultado que não foi bom para ninguém, mas que se mostrou justo pela produção ofensiva de ambos os times na peleja.

A Roma teve mais volume na etapa inicial, mas a melhor oportunidade acabou sendo da Samp. Candreva recebeu na área e carimbou a trave direita com um chute rasteiro. Abraham perdeu um gol para os romanos no início, e seu substituto, Afena-Gyan, tratou de desperdiçar outra chance logo após o intervalo. Enfim, quem não perdoou foi o uzbeque Shomurodov, que entrou no lugar de Viña. Ele precisou de três chances para conseguir finalizar e furar o bloqueio dos visitantes, levando José Mourinho à loucura.

Só que a vantagem da Loba durou pouco. Oito minutos depois, aos 35 da etapa complementar, Gabbiadini “roubou” o gol de Colley. O zagueirão conferiu para o gol após jogada de escanteio, mas a bola bateu na trave. Ela provavelmente entraria, contudo Gabbiadini não quis arriscar e só deu um tapa para as redes. Falha de marcação que custou mais dois pontos para esse oscilante time da Roma. Os giallorossi estão em 6º lugar, com 32 pontos. Já a Sampdoria se mantém lá embaixo, com 20 pontos e a 15ª colocação.

O Bologna, de Hickey, foi o time que teve o melhor desempenho na derradeira rodada de 2021 na Serie A (Getty)

Verona 1-1 Fiorentina

Gols e assistências: Lasagna (Caprari); Castrovilli (Terzic)
Tops: Caprari (Verona) e Terzic (Fiorentina)
Flops: Simeone (Verona) e Venuti (Fiorentina)

No estádio Bentegodi, em Verona, o Hellas fez um primeiro tempo cirúrgico: bem menos posse de bola, menos passes trocados, mas muito mais chances criadas do que a Fiorentina. Numa delas, Lasagna aproveitou passe de Caprari para abrir o placar. Simeone ainda podia ter ampliado, mas jogou por cima, sem goleiro, desperdiçando chance inacreditável.

No geral, a Fiorentina teve uma jornada ruim. Viu sua linha de zaga atuar de forma pouco segura — principalmente o lateral-direito Venuti. E ainda contou com azar, quando Saponara entrou no jogo, mas ficou por apenas sete minutos antes de ser substituído. O meia levou um pisão na mão esquerda. Enfim, apesar destes percalços que acometeram a Viola, o gol de empate foi achado no fim.

Passe de Vlahovic para o compatriota Terzic, que encontrou a cabeça de Castrovilli. O camisa 10 da Viola, que não atuava há quase um mês, marcou seu primeiro gol neste Campeonato Italiano. Logo na sequência, o volante Duncan perdeu, de frente para o gol, o que poderia ser a virada da Fiorentina. No fim, o time de Florença demorou muito a acordar no jogo, e o empate acabou fazendo jus às ações de ambas as equipes. Com a igualdade, a Viola vai aos 32 pontos, empatada com a Roma – mas na 7ª colocação em virtude dos critérios de desempate. Já o Verona tem 24 e é o 12º melhor time da Serie A no momento.

Seleção da rodada

Skorupski (Bologna); Dumfries (Inter), Colley (Sampdoria), Erlic (Spezia), Hickey (Bologna); Cataldi (Lazio), Kessié (Milan), Domínguez (Bologna); Pedro (Lazio), Bernardeschi (Juventus), Saelemaekers (Milan). Técnico: Sinisa Mihajlovic (Bologna).

Compartilhe!

Deixe um comentário