Serie A

25ª rodada: o Milan retomou a liderança do Italiano em fim de semana de empates

A Serie A tem um novo (velho) líder! Ainda que de forma provisória, o Milan tomou a ponta da rival Inter com a vitória por 1 a 0 diante da Sampdoria. Os nerazzurri, por sua vez, ficaram no empate por 1 a 1 com o Napoli, outro adversário direto pelo scudetto. A Beneamata, contudo, ainda tem um jogo por fazer no Campeonato Italiano.

Além da mudança no topo, outros confrontos diretos terminaram em igualdade na 25ª rodada da Serie A. Juventus e Atalanta também compartilharam pontos, assim como os desesperados Genoa e Salernitana na parte de baixo da tabela. Ao todo, foram cinco empates nos dez jogos da jornada. Entre os triunfantes, destaque para a Lazio, que encostou no G4, a Fiorentina, que somou uma vitória importante fora de casa, e o Verona, que goleou a Udinese. Confira o que de melhor aconteceu no fim de semana.

>>> Classificação e artilharia da Serie A

Milan 1-0 Sampdoria

Gol e assistência: Rafael Leão (Maignan)
Tops: Bennacer (Milan) e Falcone (Sampdoria)
Flops: Murro e Caputo (Sampdoria)

Vitória magra, mas que representa liderança. Em San Siro, o Milan contou com uma assistência de seu goleiro para bater a Sampdoria pelo placar mínimo. O lance capital ocorreu logo aos 8 minutos de jogo. Maignan acionou Rafael Leão com um belíssimo lançamento. O português dominou, escapou da marcação de Bereszynski e bateu com estilo para abrir o placar. Foi a principal jogada do Milan durante a morna primeira etapa.

No segundo tempo, a equipe da casa aumentou sua produção ofensiva, mas acabou esbarrando em uma atuação de gala do goleiro da Sampdoria: foram seis intervenções para Falcone, que evitou um placar ainda mais elástico em Milão. No ataque, a esquadra de Gênova praticamente não assustou. No fim, um placar que não condiz com os desempenhos de ambas as equipes. Os três pontos, contudo, são os mesmos e, neste momento, eles são o que mais importam para o Milan.

Os rossoneri voltam à liderança da Serie A, um ponto à frente da rival Inter. Agora, resta secar os nerazzurri, que ainda têm uma partida por fazer. De qualquer forma, o Milan retoma uma posição interessante para brigar pelo scudetto até o fim. O time engatou a segunda vitória seguida no torneio e, na próxima rodada, tem ótima chance de estender a invencibilidade, pois encara a lanterninha Salernitana. Já a Sampdoria segue em uma temporada decepcionante. Apenas 23 pontos (dois a mais do que o primeiro time na zona de rebaixamento) e a 16ª colocação geral.

Napoli 1-1 Inter

Gols: Insigne (pênalti); Dzeko
Tops: Insigne (Napoli) e Handanovic (Inter)
Flops: Politano (Napoli) e De Vrij (Inter)

No duelo mais aguardado da 25ª rodada da Serie A, líder e vice-líder da competição se digladiaram no estádio Diego Armando Maradona, em Nápoles. No fim, um resultado que não foi bom para ninguém, mas que escancarou duas atuações distintas. Com 13 finalizações a gol, o Napoli foi muito mais objetivo enquanto esteve com a bola. Criou mais, exigiu Handanovic e, talvez, tenha merecido uma sorte melhor.

Insigne foi o autor do gol napolitano logo aos 7 minutos de jogo. O atacante converteu a penalidade cometida por De Vrij em cima de Osimhen, e que foi assinalada pelo juizão após consulta no VAR. O gol precoce deu ânimo para o Napoli, que criou mais três ou quatro boas chances ainda na metade inicial. Zielinski parou na trave. Já Osimhen e Insigne, na falta de pontaria dentro da área adversária.

Na segunda etapa, a partida se equilibrou mais. E na chegada mais perigosa da Inter em todo o jogo, Dzeko foi oportunista e não desperdiçou dentro da pequena área. O Napoli ainda teve mais um par de chances depois do empate dos nerazzurri, mas acabou barrado pelo goleiro Handanovic, que operou duas grandes defesas. No fim, a igualdade destitui a Inter do topo da tabela. O time foi ultrapassado pelo Milan, mas, vale lembrar, ainda tem um jogo a menos. Da mesma forma, o Napoli também foi superado pelos rossoneri e, agora, se encontram novamente em terceiro — com um ponto a menos e uma partida a mais do que a Beneamata.

No geral, a Inter não fez um grande jogo contra o Napoli, mas saiu do Maradona com um empate (AFP/Getty)

Atalanta 1-1 Juventus

Gols e assistências: Malinovskyi (Freuler); Danilo (Dybala)
Tops: Demiral (Atalanta) e De Ligt (Juventus)
Flops: Hateboer (Atalanta) e Morata (Juventus)

Em outro confronto direto da 25ª rodada da Serie A, Atalanta e Juventus tiveram suas chances, mas, no fim, também ficaram no empate. Dessa forma, a Vecchia Signora se mantém em quarto lugar, com 44 pontos — dois a mais do que a equipe de Bérgamo, que vem imediatamente atrás na tabela. O fim de temporada promete uma disputa ferrenha entre a dupla por uma vaga na próxima Champions League.

Fato é que o primeiro tempo do jogo ficou aquém do esperado. Vlahovic tentou uma batida de canhota, mas parou no goleiro Musso. Dybala também finalizou de esquerda e acabou perdendo boa chance. Já a segunda etapa foi mais animada, e a Dea conseguiu sair na frente já no quarto final do jogo. Jogada ensaiada em cobrança de falta e Malinovskyi acertou uma bomba no ângulo do goleiro Szczesny, anotando um golaço.

Pouco depois, Hateboer perdeu um gol inacreditável, que poderia ter sacramentado a vitória da Atalanta, mais organizada em campo. O holandês recebeu cruzamento na pequena área e, sem qualquer marcação, acabou chapando a bola no travessão. O erro custou caro. Já nos acréscimos, Dybala bateu escanteio com perfeição, e Danilo surgiu como fator surpresa para cabecear a bola e anotar para a Juventus. Uma derrota dos bianconeri representaria uma inversão de posições na tabela, algo que não aconteceu. Por outro lado, a Juve perdeu a chance de encostar no trio de líderes do Campeonato Italiano.

Lazio 3-0 Bologna

Gols e assistências: Immobile (pênalti), Zaccagni (Luis Alberto) e Zaccagni (Lazzari)
Tops: Zaccagni e Luis Alberto (Lazio)
Flops: Arnautovic e Soumaoro (Bologna)

Sem grandes dificuldades diante do Bologna, a Lazio venceu a segunda seguida (por 3 a 0) no Campeonato Italiano. Immobile inaugurou o placar de pênalti. A infração, aliás, foi um oferecimento bizarro do zagueiro Soumaoro, que desferiu uma braçada em Zaccagni mesmo estando com a posse da bola dentro de sua própria área.

O gol precoce fez ruir a estratégia do impotente time do Bologna, que pouco assustou. Para não dizer que sequer finalizou a gol, Arnautovic tentou a sorte com um toque de letra que parou no goleiro Strakosha. O austríaco foi novamente apagado em campo, com somente 23 toques na bola em mais de 90 minutos.

No segundo tempo, Zaccagni voltou a aparecer na partida, desta vez com gols. Ele marcou dois, contando com assistências de Luis Alberto e Lazzari. Ainda cabia mais, porém os 3 a 0 já bastaram para a Lazio seguir em ascensão na Serie A. Em que pese a irregularidade, o time da capital italiana é atualmente o sexto melhor, com 42 pontos. Dessa forma, uma vaga em competições europeias já começa a se tornar um sonho real. O Bologna, por outro lado, é somente o 13º colocado, com 28 pontos — e nenhuma vitória nos últimos cinco jogos.

Sorriso de alívio: a Juventus de Allegri empatou no fim e se manteve à frente da Atalanta na classificação (Getty)

Sassuolo 2-2 Roma

Gols e assistências: Smalling (contra) e Traorè; Abraham (pênalti) e Cristante (Veretout)
Tops: Traorè (Sassuolo) e Abraham (Roma)
Flops: Ferrari (Sassuolo) e Rui Patrício (Roma)

Em mais um dos cinco empates da 25ª rodada da Serie A, a Roma saiu na frente, mas levou a virada e flertou com a derrota. A igualdade só veio no último lance, com requintes de emoção, já que a bola sequer chegou a balançar as redes. Pelas circunstâncias, um resultado aceitável para os romanos. Do outro lado, frustração para o Sassuolo.

O inglês Abraham fez o único gol da primeira etapa, de pênalti, com cobrança segura no meio da meta. Mas foi a etapa complementar que apimentou a partida no Mapei Stadium. Traorè, o melhor jogador do time da casa no duelo, tentou cruzamento para a área, que desviou em Smalling. A bola surpreendeu Rui Patrício, é verdade, mas isso não diminuiu o frango levado pelo goleiro português. Melhor no jogo, o Sassuolo chegou à virada. Dessa vez, o marfinense ficou com o gol nos registros, após receber um bom lançamento de Berardi. Só que, cinco minutos depois, aos 33 da segunda etapa, o zagueiro Ferrari foi expulso, dando a vantagem numérica ao time da capital.

Certamente, a ausência do zagueiro de grande estatura fez falta no lance capital do jogo. Em escanteio batido por Veretout, Cristante subiu mais alto e cabeceou para o gol. A bola ultrapassou a linha fatal antes de ser afastada por Lopez. Gol da Roma e fim de jogo. A equipe comandada por Mourinho caiu para a sétima colocação, com 40 pontos. Já o Sassuolo é o 12º melhor time da Serie A, com dez pontos a menos que a Roma.

Spezia 1-2 Fiorentina

Gols e assistências: Agudelo; Piatek (Maleh) e Amrabat (Arthur Cabral)
Tops: Amrabat e González (Fiorentina)
Flops: Reca e Colley (Spezia)

Fechando a 25ª rodada da Serie A, a Fiorentina sofreu um pouco mais do que precisava, mas assegurou uma vitória importante, fora de casa, diante do embalado Spezia. Destaque para a participação do brasileiro Arthur Cabral no segundo gol da Viola, com a assistência para Amrabat. Com o triunfo, o time de Florença recupera a oitava colocação na tabela (com 39 pontos) e ainda pode subir mais, já que tem um jogo por fazer. O Spezia, por outro lado, interrompeu uma sequência de três vitórias e um empate nos últimos quatro jogos. A equipe comandada por Thiago Motta parou nos 26 pontos, na 14ª posição geral.

O duelo foi amplamente dominado pela Fiorentina desde o início. Sem ser ameaçada, a Viola ainda viu Piatek perder um pênalti logo no início da partida. A batida do polonês parou na trave direita. No entanto, o próprio camisa 19 se redimiu ainda na etapa inicial. Bola roubada no meio-campo por Odriozola, que acionou Maleh. O meia, então, serviu Piatek, que teve calma para concluir às redes com o goleiro já caído. Na segunda etapa, a Fiorentina teve chances de ampliar o marcador, mas falhou nas finalizações. Melhor para o Spezia, que conseguiu sem gol após erro clamoroso de Amrabat — que vinha bem no jogo.

O marroquino perdeu a bola para Agudelo, que caminhou livre até a meta de Terracciano. Naquele momento, o time da casa pouco criava. Depois do empate, teve até uma oportunidade para virar o jogo, mas que foi desperdiçada por Colley. Só que o futebol é imprevisível. E o próprio Amrabat, até então vilão da partida, se tornou herói com um gol aos 44 da etapa final. Foi seu primeiro tento com a camisa violeta, e que rendeu os três pontos fora de casa. O passe para a finalização foi dado por Arthur Cabral, que jogou pouco mais de dez minutos. Uma vitória que foi conquistada com certo sofrimento, mas que traduziu a produção de ambas as equipes no confronto.

Sem dificuldades, a Lazio passou pelo Bologna na abertura da rodada (Getty)

Verona 4-0 Udinese

Gols e assistências: Depaoli (Caprari), Barák (Depaoli), Caprari (Tameze) e Tameze
Tops: Montipò e Caprari (Verona)
Flops: Silvestri e Pablo Marí (Udinese)

É possível vencer por 4 a 0 e ter o próprio goleiro como melhor jogador da partida? Sim, o Verona foi capaz desta proeza. Na única goleada da 25ª rodada, o arqueiro Montipò foi o destaque do time da casa, embora o ataque tenha conseguido quatro gols. Os números finais do duelo são bizarros: apenas seis finalizações para o Verona (e quatro tentos), contra 21 arremates da Udinese — que parou em Montipò em seis oportunidades.

Foi a disputa entre um time completamente desarrumado e outro cirúrgico, bem treinado e repleto de boas atuações individuais. Depaoli, logo aos dois minutos, e Barák, aos 31, colocaram o Hellas com uma boa vantagem já no intervalo. Naturalmente, o placar alterou a estratégia da Udinese, que se lançou muito ao ataque, mas sofreu com a falta de pontaria e um pouco de azar também. Nada deu certo para a equipe visitante, que ainda levou mais dois gols, do camisa 10, Caprari, e de Tameze, já na reta final da partida.

Com a derrota, a esquadra de Údine estaciona nos 24 pontos, na preocupante 15ª colocação — e a três pontos da zona vermelha do campeonato. Já o Verona venceu três dos últimos quatro jogos e, com isso, conseguiu uma boa guinada na tabela de classificação. O time é o nono colocado, com 36 pontos conquistados.

Torino 1-2 Venezia

Gols e assistências: Brekalo (Singo); Haps (Crnigoj) e Crnigoj (Aramu)
Tops: Brekalo (Torino) e Crnigoj (Venezia)
Flops: Pjaca (Torino) e Okereke (Venezia)

Diante de sua torcida, o Torino foi surpreendido pelo Venezia, levou a virada e amargou a segunda derrota em sequência na Serie A. Parecia, no início, que seria mais uma boa jornada para a equipe grená, que vem fazendo uma campanha interessante no Campeonato Italiano. Brekalo abriu o placar logo aos 5 minutos, com um chute potente de perna direita. Contudo, a vantagem precoce não foi bem usufruída pelo time da casa.

Concedendo muitos espaços, o Torino acabou levando o empate ainda antes do intervalo. Belo contragolpe coletivo do Venezia, que terminou na cabeça de Haps. Logo no primeiro minuto da etapa complementar, a virada. Em mais uma jogada de desatenção do Torino, que vacilou em cobrança rápida de lateral do time visitante. Melhor para Crnigoj, que acertou uma paulada no ângulo de Milinkovic-Savic. Após a virada, Belotti foi a campo. E o camisa 9 conseguiu o empate, de cabeça para o Torino. A jogada, porém, foi invalidada por um impedimento de Pobega, que disputou o lance dentro da área do Venezia.

No fim, o atacante Okereke foi expulso, mas a desvantagem numérica não mudou o placar final. Um triunfo importantíssimo para o recém promovido à elite italiana. O Venezia deixou a zona de rebaixamento, com 21 pontos: tem a mesma pontuação do Cagliari e um jogo a menos. Já o Torino lamenta mais uma oportunidade de subir na tabela. O time é o 10º colocado, com 32 pontos conquistados até aqui.

Com gol no finalzinho, Cristante salvou a Roma de mais uma derrota como visitante nesta Serie A (Getty)

Empoli 1-1 Cagliari

Gols e assistências: Pinamonti (Bajrami); Pavoletti
Tops: Pinamonti (Empoli) e Pavoletti (Cagliari)
Flops: Cutrone (Empoli) e Obert (Cagliari)

Em partida movimentada, Empoli e Cagliari tiveram dois tempos bastante distintos, mas um mesmo número de gols no final. Empate que não agrada ninguém, mas tampouco é motivo de desespero. O pontinho pode acabar fazendo diferença no final, principalmente para os visitantes, que seguem na luta direta contra o rebaixamento na Serie A.

A primeira metade foi do Empoli. Primeiro, os toscanos quase aproveitaram um erro bizarro na saída de bola do goleiro Cragno. Pouco depois, Pinamonti abriu o placar com um belo gol de perna esquerda, recebendo passe na área de Bajrami. A etapa complementar, contudo, reservou um roteiro completamente oposto. O Empoli caiu de produção, e o Cagliari cresceu de forma notável no confronto. Pavoletti, que entrou na reta final do segundo tempo, precisou de apenas cinco minutos para empatar o duelo, numa jogada confusa de bate-rebate na área do Empoli.

O próprio Pavoletti ainda teve a chance da virada, de cabeça, no finzinho da peleja. Não deu. Com o empate, o Cagliari voltou à zona vermelha: a equipe da Sardenha tem a mesma pontuação do Venezia, primeiro time fora do Z3, mas uma partida a mais. Já o Empoli não vence há cinco jogos, mas o bom início de temporada deu uma gordura crucial ao time na tabela. Os toscanos ocupam a 11ª posição, com 31 pontos somados até aqui.

Genoa 1-1 Salernitana

Gols e assistências: Destro (Ekuban); Bonazzoli (Djuric)
Tops: Destro (Genoa) e Sepe (Salernitana)
Flops: Sturaro (Genoa) e Mazzocchi (Salernitana)

Em duelo de desesperados, o Genoa teve amplo domínio do jogo, martelou a Salernitana, mas se mostrou incompetente nas finalizações. O time visitante, por outro lado, aproveitou a chance que teve para conseguir, ao menos, um empate, que não resolve em nada sua situação, mas complica demais os grifoni no Campeonato Italiano.

Destro abriu o placar para os mandantes, aos 32 minutos de jogo, ao completar cruzamento de Ekuban. Daí até o fim do primeiro tempo, o Genoa criou mais duas boas chances, mas acabou “atrapalhado” pelo goleiro Sepe. Só que, já nos acréscimos, um momento de desatenção da zaga da equipe de Gênova foi suficiente para a Salernitana conquistar o seu empate: Bonazzoli aproveitou escorada de cabeça de Djuric para marcar.

No segundo tempo, o Genoa novamente foi para cima. Destro perdeu chance de frente para Sepe e ainda reclamou por ter sido puxado na jogada. Um potencial pênalti, que sequer foi analisado pelo juiz da partida. Já a Salernitana tentou especular com alguns contra-ataques, porém sem grandes sustos. A inoperância ofensiva de ambos os times acabou condenando o placar ao 1 a 1. A equipe de Salerno é a última colocada, com apenas 13 pontos em 23 jogos. Já o Genoa tem apenas 15 em 25 duelos — além de apenas uma vitória em toda a competição. A dupla já começa a ver de longe os rivais fora da zona de rebaixamento, restando um terço da competição ainda por jogar nesta temporada.

Seleção da rodada

Montipò (Verona); Demiral (Atalanta), De Ligt (Juventus), Günter (Verona); Depaoli (Verona), Crnigoj (Venezia), Bennacer (Milan), Tameze (Verona), Zaccagni (Lazio); Malinovskyi (Atalanta); Caprari (Verona). Técnico: Igor Tudor (Verona).

Compartilhe!

Deixe um comentário