Serie A

27ª rodada: o Napoli venceu a Lazio no fim e ‘roubou’ a liderança do Milan

Não faltou emoção na 27ª rodada da Serie A. Em um final de semana que contou com tropeços da dupla de Milão, quem aproveitou foi o Napoli. O time do sul da Itália viajou até a capital italiana, venceu a Lazio por 2 a 1 e saltou para a liderança da tabela — ainda que provisória, pois a Inter tem um jogo a menos realizado.

O triunfo do Napoli veio somente no último lance da partida, tal qual aconteceu com Roma e Sassuolo: três vitórias obtidas já no apagar das luzes. Quem também teve sucesso foi a Juventus, em uma partida animada, com cinco gols, na Toscana. Já em Verona, Simeone anotou uma tripletta no triunfo do time da casa sobre o Venezia. Outro que se deu bem foi o Cagliari, que manteve a boa fase para se afastar um pouco da zona de rebaixamento. Por fim, fechando a rodada, na segunda-feira (28), a Atalanta amassou a Sampdoria, colocando ponto final numa sequência negativa na Série A.

Não foi pouca coisa, não! Quer saber os principais destaques desta 27ª rodada da Serie A? Então venha na sequência com o resumo dos dez duelos, preparado especialmente para você. Confira.

>>> Classificação e artilharia da Serie A

Lazio 1-2 Napoli

Gols e assistências: Pedro; Insigne (Elmas) e Ruiz (Insigne)
Tops: Insigne e Ruiz (Napoli)
Flops: Patric e Luiz Felipe (Lazio)

Lazio e Napoli fizeram um verdadeiro jogaço no Olímpico de Roma. Duelo bem jogado, nervoso, emocionante e, também, resolvido no lance final. Ingrediente de uma espécie de decisão para os napolitanos na Serie A. Depois da eliminação na Liga Europa para o Barcelona, o time do sul da Itália reencontrou a motivação com esta grande vitória, fora de casa, e que o coloca na liderança — ainda que provisória — do Campeonato Italiano. Os celestes, também eliminados do torneio continental, caíram para a sétima posição.

O primeiro tempo não testemunhou gols, ainda que a partida tenha sido interessante e bem disputada. Somente aos 17 da etapa complementar, porém, Insigne inaugurou o marcador. O ídolo do Napoli acertou belo chute de perna direita, de fora da área, após passe de Elmas, que entrou ao longo do segundo tempo e mudou o panorama da partida.

O Napoli chegou a ampliar com Insigne, de novo, mas o VAR anulou corretamente o gol por impedimento. Aquele poderia ter sido o tento da vitória. Com a desvantagem em apenas um gol, a Lazio seguiu lutando, ainda que com bastante dificuldade na criação de jogadas. Aos 43 minutos, enfim, Pedro (outro que entrou no decorrer do jogo) acertou um chutaço de canhota após rebote de escanteio. Empate tardio, mas que não sacramentou o placar.

A noite ainda reservava mais um golaço no Olímpico. Já no estouro dos acréscimos, o Napoli conseguiu um contragolpe. Insigne recebeu com espaço para finalizar, mas surpreendeu a defesa e rolou para Ruiz. O espanhol acertou um chute sensacional, de canhota também, e com uma curva singular. Impossível para o goleiro Strakosha. Um gol catártico e que levou a torcida napolitana à loucura em Roma. Com o 2 a 1, o time de Spalletti é o novo líder da Serie A: 57 pontos na tabela (mesma pontuação do Milan) e um jogo a mais que a Inter, que pode chegar aos 58. Ainda assim, o triunfo impulsionou os campanos na busca de seu terceiro scudetto.

Milan 1-1 Udinese

Gols e assistências: Rafael Leão (Tonali); Udogie (Pereyra)
Tops: Tonali (Milan) e Pablo Marí (Udinese)
Flops: Giroud (Milan) e Zeegelaar (Udinese)

O Milan voltou a tropeçar na Serie A, desta vez em casa. Após empate com a lanterna Salernitana, os rossoneri novamente deixaram dois pontos no caminho, diante da Udinese, em San Siro. E o 1 a 1 saiu até barato para o Diavolo, que correu sérios riscos de levar a virada na segunda etapa. Com a igualdade, os milanistas perderam a liderança do Campeonato Italiano para o Napoli, que tem os mesmos 57 pontos em 27 rodadas, mas um saldo de gols superior.

O imparável Rafael Leão foi o autor do gol do Milan, ainda aos 29 minutos da primeira etapa. O português aproveitou cruzamento de Tonali para dominar e bater com estilo, marcando seu sexto gol nos últimos 10 jogos da equipe de Milão. A vantagem, até aquele momento, era justa para o time da casa, mas o cenário do duelo mudou na etapa final.

Desligado do jogo em alguns momentos, o Milan concedeu muito espaço para a Udinese, que não desperdiçou. Acelerando as jogadas, os visitantes chegaram ao empate num lance confuso. Bate-rebate dentro da área, e Pereyra emendou uma bicicleta. A bola tomou o caminho da meta, mas desviou em Udogie antes de entrar. Após o empate, que ocorreu aos 21 minutos do tempo complementar, os friulanos ainda flertaram com a virada. Deulofeu teve bom chute que parou na defesa de Maignan. Do outro lado, Rafael Leão também teve boa chance, só que não conseguiu concluir a gol após aplicar um chapéu no goleiro Silvestri.

Ao contrário do Milan, que aspira chances de título, os bianconeri de Údine seguem na briga pela permanência na Serie A. E o empate fora de casa foi importante, já que levou o time aos 26 pontos, na 14ª colocação — quatro pontos à frente da zona de rebaixamento e ainda com dois jogos atrasados na tabela.

Mesmo com o ótimo momento de Rafael Leão, o Milan tropeçou novamente e perdeu a liderança para o Napoli (Getty)

Genoa 0-0 Inter

Tops: Ostigard (Genoa) e De Vrij (Inter)
Flops: Gudmundsson (Genoa) e Sánchez (Inter)

Se o Milan tropeçou na 27ª rodada, a Inter não fez diferente. Líder da Serie A até algumas rodadas atrás, os nerazzurri dinamitaram a boa vantagem na ponta com quatro resultados ruins consecutivos. Dessa vez, foram brecados pelo Genoa, equipe que venceu uma mísera partida até aqui no campeonato, mas que foi muito valente atuando dentro de sua própria casa.

A Inter finalizou o triplo de vezes (21 a 7) e teve muito mais posse de bola do que o Genoa. Ainda assim, destacaram-se algumas investidas dos grifoni, que quase surpreenderam o goleiro Handanovic. Enfim, com chances desperdiçadas de lado a lado, o placar acabou não se alterando ao longo dos 90 minutos no estádio Luigi Ferraris — novamente lotado de torcedores da equipe da casa, tentando apoiar o clube diante da realidade dramática.

Este foi o quinto empate consecutivo do Genoa – todos sob o comando do alemão Blessin, que melhorou o desempenho da equipe desde sua chegada. No total, os rossoblù já empataram 14 partidas nesta Serie A, e precisam voltar a vencer para não ficarem ainda mais distantes do livramento no torneio. Com 17 pontos na tabela, o time está oito atrás do Cagliari, primeiro rival fora da zona de rebaixamento. Já a Inter, apesar da sequência ruim, segue dependendo somente de si na luta pelo bicampeonato. Isso porque os nerazzurri ainda têm um jogo atrasado na tabela. Em caso de vitória, o time retoma a liderança, um ponto à frente de Napoli e Milan.

Empoli 2-3 Juventus

Gols e assistências: Zurkowski, La Mantia; Kean (Rabiot), Vlahovic (Cuadrado) e Vlahovic (Morata)
Tops: Vlahovic e Cuadrado (Juventus)
Flops: Vicario e Stojanovic (Empoli)

Na Toscana, Empoli e Juventus fizeram a partida com mais gols na 27ª rodada da Serie A. Novamente contando com o poder de decisão de Vlahovic, a Juve venceu e se aproximou do bloco de cima da tabela. A equipe bianconera segue em quarto lugar, com 50 pontos, mas a apenas cinco da Inter e a sete de Milan e Napoli, líderes da competição.

Kean abriu o marcador de cabeça, aos 32 minutos, após um cruzamento preciso de Rabiot. A vantagem durou pouco, porque o Empoli conseguiu a igualdade com Zurkowski, aproveitando bobeada da Juventus após o escanteio. Mas, ainda antes do intervalo, Vlahovic apareceu pela primeira vez. O sérvio recebeu de Cuadrado e, com um corte, deixou zagueiro e goleiro no chão antes de marcar. O gol antes do intervalo tranquilizou a Juve, que ampliou aos 21 da segunda etapa. Novamente Vlahovic, dessa vez com uma cavadinha de perna direita. Foram belos gols do camisa 7 bianconero.

No fim, a Juventus não teve um domínio imenso, mas muita objetividade nas chances que criou: marcou três gols em cinco chutes no alvo. Nenhuma defesa para o goleiro Vicario. Aos 31 do tempo complementar, o Empoli ainda descontou, com La Mantia, dando esperanças ao torcedor de um empate. Mas isso não aconteceu. A equipe toscana não vence há 10 rodadas na Serie A e, por isso, já se encontra na 13ª colocação, com 31 pontos. A gordura foi feita na parte inicial da temporada, mas ela já começa a ficar escassa.

Não adianta reclamar: com mais uma atuação opaca, a Inter tropeçou no Genoa e caiu para a terceira posição (Getty)

Atalanta 4-0 Sampdoria

Gols e assistências: Pasalic (Freuler), Koopmeiners (Pessina), Koopmeiners (Miranchuk) e Miranchuk (Freuler)
Tops: Koopmeiners e Pessina (Atalanta)
Flops: Ferrari e Murru (Sampdoria)

Sem qualquer dificuldade, a Atalanta impôs a derrota mais elástica de toda a 27ª rodada. Diante da Sampdoria, em Bérgamo, a Dea dominou do início ao fim e construiu o placar de 4 a 0 de maneira paciente e natural. Mais uma atuação apática da Samp, que se limitou a entregar a bola ao adversário e observar, de camarote, a atuação superior da adversária.

Pasalic abriu o placar logo aos 6 minutos, e Koopmeiners ampliou ainda antes do intervalo. Jogando muito pelos lados do campo, a Atalanta acuou a Sampdoria, que simplesmente não pode sair jogando com a bola sob domínio. No total, foram 19 finalizações da equipe da casa contra apenas cinco da oponente de Gênova.

Logo no início da segunda etapa, Koopmeiners apareceu de novo na área ofensiva para anotar seu segundo gol, o terceiro da esquadra de Bérgamo. Daí em diante, bastou segurar o placar sem grande desgaste. Ainda assim, mesmo com uma rotação mais baixa, a Atalanta marcou mais um, aos 40 do segundo tempo. Miranchuk fez o que quis com a defesa da Samp, driblou dois e anotou um verdadeiro golaço para dar números finais ao duelo.

A Atalanta voltou a vencer na Serie A após cinco rodadas, mantendo, assim, a quinta colocação do campeonato com 47 pontos somados em 26 jogos — ainda com uma partida atrasada. Já a Sampdoria, do outro lado do espectro, segue numa temporada terrível. O time é apenas o 15º na tabela, com 26 pontos em 27 jogos. Ou seja, uma vantagem de apenas quatro pontos para o Venezia, primeiro clube na zona de rebaixamento para a Serie B.

Spezia 0-1 Roma

Gol: Abraham (pênalti)
Tops: Cristante e Pellegrini (Roma)
Flops: Amian e Maggiore (Spezia)

Mesmo atuando com um jogador a mais durante todo o segundo tempo, a Roma precisou de um pênalti e nove minutos de acréscimos para conseguir furar a defesa do Spezia e, dessa forma, levar três pontos para casa. Um jogo com os nervos à flor da pele e que, tal qual outros dois nesta 27ª rodada, foi decidido no último lance.

A etapa inicial não teve grandes emoções. Pellegrini carimbou a trave e Provedel começou a aparecer bem. Aliás, não é exagero dizer que o goleiro do Spezia foi o melhor do jogo, com um total de incríveis oito intervenções. O problema para o time da casa foi que Amian acabou expulso ainda antes do intervalo pelo acúmulo de dois cartões amarelos. Daí em diante, a Roma assumiu o controle total das ações e perdeu um caminhão de gols. Abraham e Veretout desperdiçaram chances claras e a Loba ainda acertou mais duas bolas no poste.

No último lance, então, uma confusão colossal dentro da pequena área do Spezia. De maneira surreal, a bola não entrou após mais dois toques na trave, mas o lance acabou sendo revisado pelo árbitro no VAR. As imagens então mostraram que Maggiore acertou o rosto de Zaniolo com o pé, após a cabeçada do atacante. Pênalti assinalado, e convertido por Abraham, já com o relógio marcando 99 minutos de partida.

Vitória da Roma, com requintes de emoção e controvérsia. Ainda assim, os três pontos estão na conta. O time da capital pulou para a sexta colocação, com 44 pontos, superando Lazio e Fiorentina na tabela. Já o Spezia amargou a terceira derrota seguida. Com isso, o time da Ligúria é somente o 16º, com 26 pontos somados.

Com dois gols de Vlahovic e um de Kean, a Juventus deu sequência à boa fase ao vencer o Empoli (AFP/Getty)

Sassuolo 2-1 Fiorentina

Gols e assistências: Traorè e Defrel (Berardi); Arthur Cabral (Saponara)
Tops: Berardi e Defrel (Sassuolo)
Flops: Bonaventura e Odriozola (Fiorentina)

Em jogo movimentado, de muitas alternativas e chances perdidas, o Sassuolo levou a melhor contra a Fiorentina. Algo que, aliás, vem sendo um padrão no confronto destas duas equipes, já que os neroverdi perderam somente um dos últimos nove duelos contra a Viola. Desta vez, contudo, a vitória veio somente no derradeiro lance do jogo.

Antes, o que se viu foi uma primeira etapa agitada. Em um combate de ataques talentosos, mas sistemas defensivos pouco confiáveis, o time da casa conseguiu saltar na frente do marcador. Traorè recebeu no corredor esquerdo e passou por Odriozola e Martínez Quarta como se não houvesse oposição. No melhor estilo Mbappé contra o Real Madrid. Um belo gol do Sassuolo.

Entre diversos gols desperdiçados por ambos os lados, a Fiorentina dominou a etapa final e foi maturando o empate. Nem mesmo a expulsão de Bonaventura, que levou dois cartões em sequência por reclamação acintosa com o juiz, diminuiu a intensidade da Viola. Recheada de atacantes, a equipe de Florença conseguiu o empate aos 43 minutos, com Arthur Cabral. O primeiro gol do brasileiro pela Viola saiu de carrinho, após cruzamento de Saponara. O empate, nas circunstâncias do jogo, era bom para a Fiorentina. Mas não foi o que aconteceu…

Já no último lance, Defrel – que também entrou no decorrer do jogo – completou belo cruzamento de Berardi para as redes do goleiro Dragowski. Um triunfo que impulsiona o Sassuolo para a 10ª colocação na Serie A com 36 pontos. Já a Fiorentina tem 42, na oitava posição (e um jogo a menos). A Viola agora foca na partida de ida das semifinais da Coppa Italia, diante da Juventus, na próxima quarta-feira.

Verona 3-1 Venezia

Gols e assistências: Simeone, Simeone (Faraoni) e Simeone (Lasagna); Okereke (Johnsen)
Tops: Simeone e Sutalo (Verona)
Flops: Caldara e Nani (Venezia)

No estádio Marcantonio Bentegodi, nada de gols na primeira etapa. Após um início surpreendente do Venezia, contudo, o Verona assumiu as rédeas do jogo diante de sua torcida. Mas o tento até demorou para sair: foi realizado somente aos 9 minutos do segundo tempo, após uma falha do zagueiro Caldara, que cortou um passe bem nos pés de Simeone. O camisa 9 do Hellas conduziu a bola e só tirou do goleiro para abrir o placar.

Daí em diante, o Venezia, que até então marcava firme, se expôs na partida, concedendo uma infinidade de contra-ataques para o time da casa. Em mais um deles, Faraoni serviu Cholito, que ainda contou com um desvio para marcar o segundo. E pensa que acabou? Nada disso. Completando mais uma tripletta na carreira, o filho de Diego Simeone ainda marcou mais um no finalzinho, após bela jogada de Lasagna.

Foi a terceira vez que Giovanni Simeone marcou três ou mais gols em uma mesma partida – a segunda nesta temporada. Ainda antes do gol que selou a conta, Okereke descontou para o Venezia, de cabeça, na única chegada perigosa da equipe visitante na segunda etapa. A derrota pode ser considerada alarmante para a equipe de Veneza, que entrou na zona de rebaixamento, em 18º, com 22 pontos — três a menos do que o Cagliari. O Hellas, por outro lado, dá sequência a uma boa fase: são quatro vitórias nos últimos seis jogos e, portanto, a nona colocação geral com 40 pontos ganhos em 27 rodadas.

Com boa vitória sobre o Torino, o Cagliari deixou a zona de descenso (Getty)

Torino 1-2 Cagliari

Gols e assistências: Belotti; Bellanova (Grassi) e Deiola (Pavoletti)
Tops: Cragno e Bellanova (Cagliari)
Flops: Lukic e Vojvoda (Torino)

Embora ainda na parte debaixo da tabela, o Cagliari é um dos times mais quentes da Serie A no momento. Há cinco partidas sem perder, a equipe da Sardenha conseguiu mais uma vitória importante longe dos próprios domínios. Uma reação notável no campeonato e que já lhe deixa fora da zona de rebaixamento, três pontos à frente do Venezia.

Diante do Torino, o goleiro Cragno foi o grande nome do jogo. Com direito a cinco defesas (sendo uma delas, em chute de Pjaca, espetacular), o arqueiro brecou o ímpeto da equipe grená, principalmente quando o Cagliari liderava o marcador por 1 a 0. Bellanova marcou, após um passe “sem querer” de Grassi, que tentou finalizar ao gol. A jogada, aliás, começou com um arremesso lateral batido pelo brasileiro Dalbert para a área do Torino.

Mas a equipe da casa não desanimou. Foi para cima, parou em Cragno, porém conseguiu o empate já na segunda etapa, com o artilheiro Belotti, pegando de primeira após falta batida para a área do Cagliari. Só que os visitantes precisaram somente de oito minutos para retomarem a vantagem, num belo chute de Deiola, sem chances para o goleiro Milinkovic-Savic. Ao contrário da reação após o primeiro gol, o Torino não teve forças para buscar um novo empate. No fim, triunfo do Cagliari, que impede a equipe de Turim de subir na tabela. O Toro está em 11º lugar, com 33 pontos — agora, há cinco jogos sem vencer.

Salernitana 1-1 Bologna

Gols e assistências: Zortea (Mousset) e Arnautovic (Hickey)
Tops: Zortea (Salernitana) e Arnautovic (Bologna)
Flops: Ranieri (Salernitana) e Soriano (Bologna)

Um duelo entre equipes da parte de baixo da tabela, mas que não ficou devendo em emoção e alternativas. No estádio Arechi, em Salerno, Salernitana e Bologna ficaram no 1 a 1. Resultado justo de acordo com a produção ofensiva de ambas as equipes, mas que não ajuda ninguém a subir (ou respirar) na tabela da Serie A.

Analisando friamente os números, a Salernitana dominou as ações, com um número maior de passes, posse de bola e finalizações a gol. Até mesmo um pênalti para os mandantes foi marcado em cima de Ribéry, mas uma consulta ao VAR alterou a decisão inicial do árbitro. Neste contexto, o Bologna acabou abrindo o placar, contando, mais uma vez, com seu artilheiro. Arnautovic subiu sozinho na área e testou com violência após cruzamento de Hickey. O gol saiu aos 43 minutos da primeira etapa.

Só que a Salernitana se impôs ainda mais na etapa final. Djuric parou em bela defesa de Skorupski e Zortea conseguiu o gol de empate. O detalhe é que o autor do tento conseguiu o feito com menos de um minuto em campo — aos 27 do segundo tempo. Depois do empate, as chances não cessaram. Sansone acertou a trave dos grenás e Skorupski evitou um gol de falta de Mazzocchi. O empate mantém a equipe campana na lanterna da Serie A, com 15 pontos em 25 rodadas. Já o Bologna tem 32 pontos e ocupa a 12ª colocação, longe da zona vermelha, mas também distante da briga por vagas nos torneios europeus.

Seleção da rodada

Cragno (Cagliari); Ostigard (Genoa), Cristante (Roma), Pablo Marí (Udinese); Bellanova (Cagliari), Koopmeiners (Atalanta), Ruiz (Napoli), Pessina (Atalanta), Insigne (Napoli); Vlahovic (Juventus), Simeone (Verona). Técnico: Igor Tudor (Verona).

Compartilhe!

Deixe um comentário