De tirar o fôlego. A 34ª rodada da Serie A foi uma das mais emocionantes de todo o campeonato e afunilou ainda mais a disputa pelo título e por vagas europeias, ao passo que reabriu a corrida contra o rebaixamento. Jogando fora de casa, o Milan conseguiu reagir contra a Lazio e obteve vitória importantíssima para responder à Inter, que bateu a Roma no sábado. Se a dupla de Milão mostrou fôlego, o mesmo não pode se dizer do Napoli, que levou virada impressionante e abandonou a disputa pelo scudetto. Na parte de baixo da tabela, triunfos de Salernitana e Genoa embolaram um cenário que parecia definido. Confira o resumo da jornada.
>>> Classificação e artilharia da Serie A
Lazio 1-2 Milan
Gols e assistências: Immobile (Milinkovic-Savic); Giroud (Rafael Leão) e Tonali (Ibrahimovic)
Tops: Tonali e Rafael Leão (Milan)
Flops: Marusic e Acerbi (Lazio)
Neste domingo, o Milan foi até a capital para enfrentar a Lazio e saiu com as esperanças renovadas na briga pelo scudetto, com virada conquistada nos acréscimos. O placar manteve os rossoneri na liderança pelo menos até quarta, quando a Inter recupera jogo atrasado contra o Bologna. Em caso de vitória, a Beneamata fica um ponto na frente.
Os atuais líderes começaram o jogo sofrendo um susto. Logo aos 4 minutos, Immobile aproveitou passe de Milinkovic-Savic, se antecipou à defesa rossonera e abriu o placar para os donos da casa. O Milan não se intimidou e partiu para cima. Teve boas chances ainda na primeira etapa, mas foi na segunda que conseguiu empatar. Rafael Leão recebeu lançamento, avançou até a linha de fundo e cruzou para Giroud, que entrava disputando o espaço com o marcador. O francês conseguiu, mesmo caindo, empurrar a bola para a rede.
A Lazio assistiu o Milan jogar na segunda etapa. Os milaneses empilharam boas jogadas, principalmente pelos lados, com Hernandez e Leão, e também chutes – 25, no total. No entanto, somente nos acréscimos conseguiram furar a defesa da Lazio. Marusic perdeu a bola para Rebic e, depois de aproveitar o corte de um cruzamento, Ibrahimovic ajeitou o corpo para dar um passe de cabeça para Tonali. Livre, dentro da pequena área, o volante conseguiu dominar na coxa e finalizar para o gol. A pelota ainda tocou em Strakosha, mas morreu no fundo das redes.
Inter 3-1 Roma
Gols e assistências: Dumfries (Çalhanoglu), Brozovic (Perisic) e Martínez (Çalhanoglu); Mkhitaryan (Shomurodov)
Tops: Çalhanoglu e Dumfries (Inter)
Flops: Ibañez e Karsdorp (Roma)
Vinda de uma boa sequência de vitórias, a Inter recebeu a Roma no San Siro, em um confronto cheio de rivalidade, e venceu os comandados de José Mourinho com autoridade. O domínio dos nerazzurri, que seguem na vice-liderança, permitiu até que a torcida homenageasse o ídolo com cânticos no segundo tempo. Semifinalista da Liga Conferência, a equipe treinada pelo português segue na quinta posição da Serie A, mas oito pontos atrás da Juventus. O foco da Loba deve ser no torneio continental.
Jogando no seu tradicional 3-5-2, a Inter dominou a maioria das ações do jogo e viu seus homens darem trabalho para a defesa adversária. O primeiro gol saiu aos 30 minutos, após uma construção de pé em pé desde Handanovic. Çalhanoglu deu um passe açucarado para Dumfries, que passou em diagonal e venceu os marcadores romanos na corrida, antes de finalizar na saída de Rui Patrício. O segundo foi de Brozovic, que recebeu no lado esquerdo da grande área, cortou para dentro e chutou no ângulo, sem chances para o goleiro da Roma.
Logo no começo do segundo tempo, após bela cobrança de escanteio de Çalhanoglu, Lautaro subiu livre e testou para o fundo das redes. Com a vitória precocemente garantida, a Inter passou a administrar o jogo e deixou a bola mais tempo com a Roma. Já no fim da partida, após recuperar a posse no meio-campo, os romanos diminuíram: Shomurodov cruzou rasteiro para trás, Karsdorp fez corta luz e a pelota sobrou para Mkhitaryan fuzilar o ângulo esquerdo de Handanovic.
Empoli 3-2 Napoli
Gols e assistências: Henderson, Pinamonti e Pinamonti (Bajrami); Mertens (Lozano) e Insigne (Anguissa)
Tops: Pinamonti e Bajrami (Empoli)
Flops: Meret e Rrahmani (Napoli)
O Napoli foi até a Toscana para jogar contra o Empoli e saiu de campo com uma derrota amarga, que encerrou os sonhos do terceiro scudetto. O time partenopeo chegou a abrir vantagem de 2 a 0, mas entrou em parafuso no 15 minutos finais e levou a virada, algo que não ocorria desde a década de 1940. O tropeço deixa os comandados de Luciano Spalletti sete pontos atrás do Milan.
Os napolitanos começaram levando perigo e conseguiram controlar as ações do jogo desde o começo, mas demoraram para abrir o placar, o que ocorreu somente aos 44 minutos. Lozano cruzou rasteiro para a entrada da grande área, Oshimen fez corta luz e Mertens aproveitou para chutar forte, de direita, vencendo o goleiro Vicario. Pouco após o intervalo, Anguissa roubou a bola no meio, avançou e conectou Insigne, que finalizou cruzado para ampliar.
Só que o Empoli jamais desistiu. Aurelio Andreazzoli lançou mão de Henderson e Bajrami, subiu a marcação e passou a pressionar o rival. Aos 80 minutos, o time toscano conseguiu roubar a posse no campo defensivo do Napoli após erro de passe, partiu para cima e, num erro de corte de Rrahmani, diminuiu com o meia escocês. Em seguida, Meret demorou para se decidir na saída de bola e Pinamonti lhe acossou: o goleiro chutou em cima do atacante e viu a pelota morrer no fundo das redes. Abalada pelo empate, a equipe visitante ainda sofreu a virada aos 87, com um carrinho do camisa 99. Histórico.
Sassuolo 1-2 Juventus
Gols e assistências: Raspadori (Berardi); Dybala (Zakaria) e Kean (Alex Sandro)
Tops: Chiellini e Kean (Juventus)
Flops: Chiriches e Traorè (Sassuolo)
No último jogo da rodada, o Sassuolo recebeu a Juventus. Com virada conseguida no finalzinho, a Velha Senhora praticamente se garantiu no G4, já que tem oito pontos a mais que a quinta colocada. Aliás, a equipe de Massimiliano Allegri pode até tomar o terceiro lugar do Napoli, após o vacilo dos napolitanos na Toscana.
O time da casa começou pressionando a Juve e colocou Szczesny para sujar o uniforme desde cedo. Em uma das chances, Berardi aproveitou um passe errado de Dybala e chutou de fora da área, obrigando o polonês a fazer boa defesa. O Sassuolo continuou aproveitando os espaços deixados pela equipe de Turim e, aos 38 minutos, marcou. Raspadori recebeu um passe de letra de Berardi, entrou na área e arrematou forte.
A Juve prontamente reagiu e foi para cima. Após uma trama no lado direito do ataque, Dybala invadiu a área e chutou no ângulo de Consigli, fazendo um golaço para empatar o jogo aos 45 minutos e levar a decisão para o segundo tempo. Mais consistente após o intervalo, a Velha Senhora alcançou a virada no finalzinho. Alex Sandro lançou, Kean protegeu a bola, avançou e arrematou por entre as pernas de Consigli.
Venezia 1-3 Atalanta
Gols e assistências: Crnigoj (Nsame); Pasalic, Zapata (Muriel) e Muriel (Zappacosta)
Tops: Muriel e Scalvini (Atalanta)
Flops: Svoboda e Ullmann (Venezia)
Na charmosa cidade de Veneza, o time da casa recebeu a Atalanta e viu a Dea reinar no Pier Luigi Penzo. A vitória foi importantíssima para os comandados de Gian Piero Gasperini, que vinham de uma derrota para o Verona e, com a reação, mantêm vivo o sonho de atuarem nas noites europeias na próxima temporada. O Venezia, por sua vez, é o novo lanterna.
O time da casa abriu o placar logo aos sete minutos, mas o gol foi anulado pelo VAR. Logo a Atalanta tomou as rédeas da partida e pareceu jogar em Bérgamo: dominou as ações do jogo na etapa inicial e levou muito perigo, sobretudo pelos lados do campo. Foi assim que saiu o primeiro tento, perto do intervalo. Muriel recebeu passe do lado esquerdo e avançou em direção à linha de fundo, driblando os marcadores, cortou para dentro e tocou em direção à pequena área. A bola desviou na zaga, bateu no travessão e voltou nos pés de Pasalic que, livre no meio, apenas empurrou para as redes.
Era o dia de Muriel. Logo no início do segundo tempo, o colombiano novamente recebeu passe pela esquerda e avançou para a linha de fundo, vencendo o adversário no jogo de corpo. Tocou para o meio e, desta vez, encontrou seu compatriota Zapata livre para ampliar. O camisa 9 ainda carimbou a trave antes de guardar o seu gol, aos 63 minutos. Novamente numa falha de marcação do Venezia, Lucho não precisou nem pular para cabecear a bola cruzada por Zappacosta. Os leões alados ainda diminuíram com Crnigoj, mas não evitaram sua oitava derrota seguida no campeonato.
Genoa 1-0 Cagliari
Gol: Badelj
Tops: Sirigu e Ostigard (Genoa)
Flops: Bellanova e Deiola (Cagliari)
No norte da Itália, Genoa e Cagliari se enfrentaram em uma disputa direta. E o time da casa, no finalzinho, conseguiu uma vitória importantíssima para o objetivo de deixar a zona da degola: agora, o grifoni têm 25 pontos, três a menos do que os rivais de domingo.
Com público considerável no Luigi Ferraris, Genoa e Cagliari fizeram péssimo primeiro tempo, com muitos erros de passe. Na segunda etapa, a equipe visitante teve as melhores oportunidades: João Pedro colocou uma bola na trave e Marin arrematou com muito perigo. Depois disso, as chances pararam em Sirigu. O drama aumentava, até que, aos 89 minutos, Badelj marcou o tento decisivo, com um chute mascado, que foi no canto da meta defendida por Cragno.
Salernitana 2-1 Fiorentina
Gols e assistências: Djuric (Bohinen) e Bonazzoli; Saponara (Odriozola)
Tops: Djuric e Bohinen (Salernitana)
Flops: Igor e Ikoné (Fiorentina)
Em partida que explodiu o Arechi, a Salernitana conquistou uma vitória importantíssima para tentar se livrar do rebaixamento – e se tem alguém que sabe fugir do descenso, esse cara é o técnico Davide Nicola. A equipe grená ainda atrapalhou a corrida da Fiorentina por noites europeias. Com um jogo a menos, a Viola ainda é a sexta colocada, mas ficou 10 pontos atrás da Juventus, quarta.
Os comandados de Nicola começaram pressionando e criaram grandes chances já no começo. Verdi teve oportunidades, mas foi Djuric que abriu o placar, aos 9 minutos, após ganhar de Igor e completar a cobrança de escanteio com forte testada para as redes de Terracciano. O time grená continuou em cima e quase o grandalhão bósnio marcou o segundo em jogada semelhante. A linha de meio-campo da Fiorentina estava tendo muita dificuldade na marcação e a Salernitana aproveitou muito bem esses espaços, quase sempre em pivôs de seu capitão.
Na segunda etapa, a Fiorentina voltou mais ligada e, aos 64 minutos, conseguiu o empate, após um cruzamento do lado direito cair nos pés de Saponara. No entanto, a Salernitana teve o apoio de sua torcida, não desanimou a conseguiu fazer o gol decisivo, aos 79. Ruggeri subiu ao ataque e cruzou para a grande área, Igor se atrapalhou no corte e a bola ficou livre para Bonazzoli definir o triunfo que levou o time da Campânia para a antepenúltima posição.
Torino 2-1 Spezia
Gols: Lukic (pênalti) e Lukic; Manaj (pênalti)
Tops: Lukic e Seck (Torino)
Flops: Erlic e Ferrer (Spezia)
No jogo que abriu a 34ª rodada, o Torino recebeu o Spezia no Olímpico de Turim e garantiu a vitória com bela atuação do sérvio Lukic. Logo aos 3 minutos, os donos da casa tiveram um pênalti a seu favor. Um pouco à frente do grande círculo, o eslavo avistou Sanabria fazendo a ultrapassagem entre os zagueiros adversários e enfiou uma bola que quebrou duas linhas de marcação. O atacante foi derrubado e o árbitro marcou a penalidade, convertida pelo próprio Lukic.
O Toro continuou levando perigo na primeira etapa, principalmente com jogadas construídas por Lukic no meio de campo. Seck teve uma grande chance – talvez uma das mais claras do jogo – após receber e partir para cima da marcação, mas parou em Provedel. O segundo tempo não foi diferente e o segundo gol granata saiu após uma sobra na cobrança de escanteio. A bola caiu nos pés do camisa 10 sérvio, que fuzilou no canto direito para anotar a sua doppietta.
Já nos acréscimos, o Spezia conseguiu diminuir após Manaj receber um lançamento de Provedel e sofrer pênalti de Djidji – o marfinense havia entrado no lugar do brasileiro Bremer, que saiu machucado. O próprio albanês converteu a cobrança, mas era tarde demais. Com os resultados da rodada, os bianconeri voltam a se preocupar com a zona de rebaixamento. O Toro, por sua vez, apenas cumpre tabela.
Verona 1-1 Sampdoria
Gols: Caprari; Caputo
Tops: Montipò (Verona) e Caputo (Sampdoria)
Flops: Günter (Verona) e Yoshida (Sampdoria)
Num dos jogos menos movimentados da rodada, o Verona começou levando perigo com jogadas pelos lados do campo, mas quem abriu o placar foram os visitantes, no final do primeiro tempo. Depois de entrar na área em velocidade com a bola, Caputo foi tocado no pé por Günter, na hora do arremate. O árbitro marcou o pênalti e amarelou o defensor do Hellas. O próprio camisa 10 da Sampdoria cobrou e marcou no rebote de Montipò.
Na segunda etapa, o Verona conseguiu controlar mais as ações da partida e levou perigo com bolas paradas e em algumas trocas de passes rápidos. Aos 77 minutos, após lançamento de Casale, a pelota ficou em disputa na grande área e sobrou para Caprari, que limpou o goleiro Audero e Yoshida antes de empatar a partida. O resultado foi ruim para a Sampdoria, que briga na parte de baixo da tabela e está a cinco pontos da zona de rebaixamento. Na próxima rodada, a equipe blucerchiata enfrenta o Genoa, no Derby della Lanterna.
Bologna 2-2 Udinese
Gols e assistências: Hickey (Svanberg) e Sansone (Orsolini); Udogie (Success) e Success (Deulofeu)
Tops: Hickey (Bologna) e Success (Udinese)
Flops: Bonifazi (Bologna) e Silvestri (Udinese)
No Renato Dall’Ara, o Bologna recebeu a Udinese para confronto entre times virtualmente salvos do descenso. Em um jogo de quatro gols, as equipes não saíram do empate e se mantiveram no meio da tabela, na 13ª e na 12ª posições, respectivamente.
Logo aos 6 minutos, os donos da casa abriram o placar depois de Hickey receber passe de Svanberg e chutar cruzado. A bola ainda bateu na trave antes de morrer nas redes de Silvestri. A Udinese foi para cima e levou perigo com uma boa jogada de Molina, que saiu driblando os marcadores e parou na saída do goleiro Bardi. Mas os alvinegros continuaram pressionando: Success e Udogie tabelaram bonito e o lateral-esquerdo empatou.
Já na segunda etapa, a Udinese conseguiu a virada. Deulofeu foi acionado em velocidade e cruzou para Success, que dominou no peito e chutou para estufar as redes, completando um contragolpe de almanaque. Não demorou para o Bologna reagir: aos 59 minutos, Sansone aproveitou passe rasteiro de Orsolini, que atravessou toda a área. A equipe visitante ainda teve algumas chances, mas Success parou nas defesas de Bardi.
Seleção da rodada
Montipò (Verona); Dumfries (Inter), Ostigard (Genoa), Chiellini (Juventus), Dimarco (Inter); Lukic (Torino), Brozovic (Inter), Çalhanoglu (Inter); Muriel (Atalanta), Djuric (Salernitana), Success (Udinese). Técnico: Simone Inzaghi (Inter).