Nesta quinta-feira, 14 de abril, a Atalanta recebeu o RB Leipizig no Gewiss Stadium, em Bérgamo. O jogo valia pelas quartas de final da Liga Europa e, mesmo atuando diante de sua torcida, a equipe italiana não conseguiu fazer o resultado que precisava após ter sido superior e ter empatado por 1 a 1 na Alemanha. Pelo contrário: viu os visitantes dominarem em seus domínios, algo que tem sido habitual na temporada, perdeu por 2 a 0 e foi eliminada da competição.
Na primeira etapa, logo os donos da casa começaram ameaçando abrir o placar. Malinovskyi cruzou, a bola chegou ao lado esquerdo e Zappacosta cortou o marcador antes de chutar rasteiro para uma boa defesa de Gulásci. Os visitantes, treinados pelo ítalo-alemão Domenico Tedesco, não demoraram muito para dar uma resposta: Laimer recebeu na direita e encontrou Henrichs que desviou e viu Musso segurar firme. O jogo era bom e a Atalanta mais uma vez chegou com Malinovskyi. O arqueiro do Leipzig, atento, rebateu para fora da área.
Aos 18 minutos, o placar se movimentou pela primeira vez. Sempre perigoso, Laimer recebeu na direita, arrancou, entrou na área e tocou para Nkunku abrir o placar com uma finalização no contrapé de Musso. Com o gol, o jogo esfriou por um leve período, uma vez que os times passaram a se estudar mais. Porém, na reta final da primeira etapa, a Atalanta voltou a assustar com Koopmeiners, que arriscou de fora da área após passe de Zappacosta. Em seguida, Dani Olmo chutou no ângulo e Musso fez boa defesa.
A segunda etapa começou com um possível pênalti para a equipe de Gian Piero Gasperini, por toque de mão de Dani Olmo, mas o árbitro Mateu Lahoz mandou seguir. Os alemães responderam rapidamente, em um ótimo contra-ataque puxado por Laimer e com participação de Nkunku e André Silva – Musso acabou conseguindo atrapalhar o que poderia ter sido o segundo gol dos visitantes. Melhor em campo, o meia francês do Leipzig criou outra boa jogada pela esquerda, ao driblar facilmente o argentino Palomino e finalizar para fora.
Em busca do empate, a Atalanta teve duas oportunidades com Zapata, que entrou no segundo tempo. Primeiro, o colombiano finalizou no ângulo do goleiro Gulásci, que mais uma vez buscou; depois, em escanteio cobrado pelo seu compatriota Muriel, Duván cabeceou para fora. Num contragolpe, o RB Leipzig matou o confronto aos 86 minutos. Nkunku recebeu de André Silva e foi derrubado por Musso quando efetuava o drible. O próprio francês cobrou a penalidade e deu números definitivos à partida.
Com a eliminação nas quartas de final de uma competição europeia pela terceira vez em sua existência, a Atalanta foca todas as suas atenções no Campeonato Italiano, ao passo que o Leipzig encara o Glasgow Rangers nas semifinais da Europa League. Ainda sonhando com a classificação para um torneio continental pela sexta temporada consecutiva, a equipe de Gasperini precisa inverter a tendência negativa das últimas semanas. A Dea virou o ano na quarta colocação da Serie A, mas despencou para o sétimo lugar.