Quem riu por último, riu melhor. Roma e Bodo/Glimt desenvolveram uma inesperada rivalidade na temporada 2021-22, por conta do grande número de duelos que fizeram e, também, pela invencibilidade que os noruegueses construíram sobre os italianos – até esta quinta, 14 de abril. Após os entreveros na ida, que resultaram em gancho para Kjetil Knutsen, técnico dos nórdicos, e Nuno Santos, preparador de goleiros giallorosso, a Loba se impôs com maestria no Olímpico. Com a missão de reverter a derrota por 2 a 1 na ida, a equipe capitolina superou um adversário que não perdia havia 38 jogos e ainda o goleou por 4 a 0.
O primeiro tempo da equipe de José Mourinho foi perfeito. Sufocados pela agressividade dos giallorossi, os visitantes não conseguiram jogar em momento algum. A estratégia do português surtiu efeito praticamente imediato, num escanteio para os donos da casa. Aos 5 minutos, Zalewski recebeu de Pellegrini, cruzou na área e viu a bola passar por todo mundo. O goleiro Khaykin bateu roupa e Abraham, artilheiro da competição, finalizou para chegar a seu oitavo gol na Conference League.
A Roma cresceu com o gol precoce. Na sequência, Zaniolo cruzou para a cabeçada de Abraham, defendida por Khaykin. Como um rolo compressor, a Loba roubava a bola do Bodo/Glimt e já engatava uma jogada perigosa, aproveitando os espaços deixados pelas linhas de marcação mais altas do time aurinegro. Assim, em duas oportunidades criadas pelo capitão Pellegrini, Mkhitaryan arriscou um chute que passou raspando a baliza norueguesa e Abraham obrigou o arqueiro russo a mais uma boa intervenção.
O Bodo/Glimt resistiu até os 23 minutos, quando uma linda troca de passes, sempre de primeira, furou a sua retaguarda. Mkhitaryan tocou para Abraham, que ajeitou para Pellegrini deixar Zaniolo na cara do gol, e o camisa 22 teve apenas com o trabalho de chutar rasteiro para ampliar o placar. A festa na arquibancada era linda e a torcida jogava junto com o time: a cada bola dividida, o Olímpico vibrava, e a Roma não parou um momento sequer. Logo após o tento, Zaniolo teve mais uma chance, porém finalizou para fora.
A primeira vez que o Bodo/Glimt chegou foi aos 27 minutos, quando Vetlesen recebeu de Koomson e obrigou Rui Patrício a fazer defesa segura. No entanto, o time norueguês estava tão fora de sintonia e a Roma, por sua vez, tão iluminada, que mesmo ataques aurinegros viravam lances de perigo para os mandantes. Foi assim aos 29, quando um escanteio nórdico foi afastado pela defesa romanista e o jovem Zalewski, revelado pela base da Loba, arrancou antes de dar um belo passe em profundidade para Zaniolo. O prodígio italiano aproveitou a saída do goleiro Khaykin para encobri-lo e finalizar a aula de contragolpe da equipe do Special One.
No final da primeira etapa, Pellegrini e Abraham exigiram boas defesas do goleiro Khaykin, mas o gol ficaria guardado para alguns minutos após a volta do intervalo. A Roma retornou com a mesma disposição e, logo aos 49, Cristante lançou Zaniolo, que ganhou do marcador e emendou um forte chute de canhota no ângulo, sem oferecer chances para Khaykin. Autor da tripletta da noite, Nicolò ainda teve a oportunidade de anotar o seu quarto tento ao receber passe açucarado de Pellegrini, mas finalizou sem precisão.
Pelo ímpeto da Roma, chegou até a parecer que a equipe de Mourinho tentaria devolver o 6 a 1 que levou do Bodo/Glimt na fase de grupos da Liga Conferência. Porém, pensando em se poupar para a reta final da temporada, o time da casa diminuiu o seu ritmo após o quarto gol – o treinador, inclusive, até sacou Zaniolo e outros titulares. Com o passar do tempo, a torcida giallorossa foi saboreando a vantagem elástica e intensificando a bonita festa nas arquibancadas.
As semifinais da Conference League acontecem nos dias 28 de abril e 5 de maio. Mais do que classificada, a Roma disputará tal fase de uma competição europeia pela terceira vez nas últimas cinco temporadas. Em 2018, a Loba foi semifinalista da Liga dos Campeões, após uma virada heroica sobre o Barcelona, e terminou eliminada pelo Liverpool; na temporada passada, após eliminar o Ajax, foi goleada pelo Manchester United. Agora, o time capitolino terá mais um adversário inglês: enfrenta o Leicester, que bateu o PSV Eindhoven.