Serie A

Na 14ª rodada da Serie A, a Juve encara o lanterna e visa entrar no G4; confira a prévia

Ainda estamos em novembro e é verdade que, além da pausa para a Copa do Mundo, temos muito campeonato pela frente. No entanto, o Napoli está com muita moral na corrida pelo scudetto: os comandados de Luciano Spalletti mais uma vez mostraram sua força ao baterem, de virada, a Atalanta, que era a vice-líder. Assim, ampliou para 6 pontos a vantagem sobre o Milan, novo ocupante do segundo posto. Nesta rodada, aliás, o time azzurro pode garantir matematicamente a sua permanência no topo da tabela até janeiro. Basta empatar com o Empoli.

A rodada também será importante para a Juventus, que venceu a Inter no Derby d’Italia e encostou de vez no G4. A equipe de Massimiliano Allegri engrenou na Serie A e tem a chance de entrar na zona de classificação para a Champions League se bater o lanterna Verona e pelo menos uma entre Atalanta e Lazio perderem pontos. Confira a prévia da jornada.

O jogão

Quinta, 10/11, 14h30

Verona x Juventus

O Verona, que amarga a última posição da Serie A, vem de oito derrotas consecutivas e vai ter a dura missão de parar a Juventus, cheia de moral após uma sequência de quatro vitórias seguidas no campeonato – sendo a mais recente contra a Inter, em um belo Derby d’Italia. Após um começo de temporada decepcionante, os comandados de Allegri, que já ocupam a quinta posição, parecem ter se reencontrado dentro de campo. Muito disso se deve à defesa bianconera, que já não sofre gols há quatro jogos e é a melhor do certame, com apenas sete tentos contrários.

Por outro lado, o Verona, além de ser o time que mais perdeu no campeonato, com 10 derrotas, possui a pior defesa do torneio, com 26 gols sofridos. O Hellas terá pela frente o polonês Milik, que já balançou as redes dos gialloblù quatro vezes em três encontros, ainda nos tempos em que defendia o Napoli. Se serve de consolação para os butei, o retrospecto recente contra a Velha Senhora é bom: duas vitórias e apenas um insucesso nas cinco derradeiras partidas. Para os mais supersticiosos, mais um dado: quintas-feiras não costumam trazer sorte para a Juventus, que venceu somente um dos sete últimos jogos disputados neste dia. Foi no longínquo ano de 2014, ante o Cagliari.

Prováveis escalações

Verona: Montipò; Dawidowicz, Günter, Ceccherini; Depaoli, Tameze, Miguel Veloso, Doig; Verdi, Kallon; Henry.

Juventus: Szczesny; Danilo, Bremer, Alex Sandro; Cuadrado, Fagioli, Locatelli, Rabiot, Kostic; Miretti; Milik.

Fique de olho

Terça, 8/11, 14h30

Napoli x Empoli

Faltam apenas duas rodadas para a pausa devido à Copa do Mundo e, com 6 pontos de vantagem sobre o Milan, o Napoli permanecerá isolado na liderança da Serie A pelo menos até janeiro de 2023 em caso de empate nesta terça. Se for capaz de manter a forma e depender apenas de si mesmo até o fim da competição, o time comandado por Spalletti seguirá firme e forte como favorito ao scudetto. O rival da vez é o Empoli, que bateu o Sassuolo e está bem colocado no meio da tabela, a 8 pontinhos da Cremonese, primeira equipe na zona de descenso.

Napoli e Empoli costumam protagonizar bons jogos. Curiosamente, o time toscano venceu todos os derradeiros três confrontos: o mais recente, inclusive, representou a última derrota napolitana na Serie A e, para muitos, foi a partida que tirou definitivamente os campanos da corrida pelo scudetto de 2021-22. Mas essas são águas passadas e a equipe partenopea almeja a marca de 10 vitórias consecutivas, algo que conseguiu apenas duas vezes em sua história, ambas sob o comando de Maurizio Sarri. Sem a sensação Kvaratskhelia, olho em Osimhen: o artilheiro do campeonato está inspirado e costuma se acender mais ainda no estádio Diego Armando Maradona. Jogando em casa, o nigeriano anotou 10 gols nas suas nove aparições anteriores.

O Napoli de Osimhen precisa apenas de empate para garantir matematicamente a liderança isolada da Serie A até o fim da pausa para a Copa (Getty)

Terça, 8/11, 16h45

Cremonese x Milan

A Cremonese abre a zona de rebaixamento e, apesar de já ter apresentado um bom futebol, é a única equipe a ainda não ter vencido na competição: todos os seus 6 pontos foram frutos de empates. A formação de Cremona terá a missão de conseguir sua primeira vitória contra o Milan, time que costuma encontrar dificuldades nas partidas contra as adversárias da parte inferior da tabela. O último jogo, contra o Spezia, foi um bom exemplo: triunfo conquistado apenas aos 88 minutos, e graças a uma proeza de Giroud. O francês, no entanto, está suspenso e desfalca o Diavolo nesta terça.

O jogo do meio de semana deve marcar a centésima presença de Tonali pelo Milan. Cada vez mais fundamental para o time, o italiano deu a assistência decisiva para Giroud contra o Spezia e soma três passes para gol nas últimas quatro partidas – é, simplesmente, a mesma quantidade que obteve nas 95 aparições anteriores pelos rossoneri. A Cremonese, por sua vez, busca sua primeira vitória e almeja que o Diavolo perca seu segundo compromisso consecutivo fora de casa pela Serie A. Isso não acontece desde 2019, quando Stefano Pioli assumiu o comando e caiu em sequência para Juventus e Roma.

Demais jogos

Terça, 8/11, 14h30
Spezia x Udinese

Quarta, 9/11, 14h30
Lecce x Atalanta
Sassuolo x Roma

Quarta, 9/11, 16h45
Fiorentina x Salernitana
Inter x Bologna
Torino x Sampdoria

Quinta, 10/11, 16h45
Lazio x Monza

Compartilhe!

Deixe um comentário