A primeira rodada dos playoffs da Conference League saiu melhor do que o esperado para os italianos. Na abertura da fase de 16 avos de final da competição, a Fiorentina foi até Portugal enfrentar o Braga e convenceu: em dia inspirado de Luka Jovic e Arthur Cabral, os gigliati golearam os portugueses por 4 a 0. Já a Lazio passou sufoco em casa, mas venceu o romeno Cluj pelo placar mínimo. Abaixo, analisamos as partidas.
Braga 0-4 Fiorentina
Apesar de, no papel, ter um elenco até melhor que o adversário, a Fiorentina não era a favorita para o confronto na Península Ibérica. Estacionada no meio da tabela na Serie A, a Viola vem fazendo uma temporada muito abaixo das expectativas. Em termos de talento, o time de Vincenzo Italiano não é ruim, mas a inconstância da zaga e a dificuldade crônica de fazer gols atrapalham o rendimento da equipe. Por outro lado, o Braga vivia um momento melhor: mesmo caindo da Liga Europa, os minhotos estão em terceiro lugar no Campeonato Português e bateram o poderoso Benfica nas quartas de final da Taça de Portugal. Ainda havia o fator casa – ou seja, tudo favorecia os alvirrubros no jogo de ida. Só que a banda tocou de outra forma.
O primeiro tempo foi, com exceção dos minutos finais, modorrento. Ambas as equipes tinham dificuldades de levar perigo ao adversário. O Braga se fechou na defesa, enquanto o meio-campo da Fiorentina criava pouco. Até os acréscimos da etapa inicial, a melhor chance havia ocorrido logo aos 2, quando Jovic tentou fazer um gol de bicicleta, mas o goleiro Matheus espalmou para longe. Quando o intervalo se aproximava, o jogo começou a mudar. Em cobrança de lateral, Biraghi tabelou com Saponara e lançou a bola para o centroavante sérvio, que cabeceou forte para o fundo das redes e abriu o placar para a Viola.
Se a primeira metade do jogo foi morna, não se pode dizer o mesmo da outra. Os gigliati dominaram a partida a partir de então, dando pouquíssimos espaços ao Braga. Para complicar a vida dos portugueses, Vítor Tormena foi expulso aos 55, após entrada dura em Jovic e a revisão do VAR. Com um a menos, os minhotos se fecharam ainda mais na defesa – sem sucesso, porém. Aos 60, Amrabat passou para Saponara, que encontrou o atacante sérvio livre na cara da baliza bracarense, com o trabalho de apenas empurrar e marcar o seu segundo gol. Com seis tentos, ele é o artilheiro da Conference League.
Depois disso, a Viola foi dominante e controlou o jogo. Aos 75, Jovic foi substituído por Arthur Cabral. E não demorou muito para ele fazer seu primeiro gol na partida: depois da cobrança de lateral, o brasileiro matou a bola, fez o giro, chapelando um adversário e, sem deixar a pelota cair, mandou um tirambaço direto para o fundo da rede. Depois do golaço, ele anotaria o quarto e derradeiro tento toscano na peleja, aproveitando um erro crasso de Niakaté e a assistência de Ikoné.
Com isso, a Fiorentina abriu uma larga vantagem no jogo de volta e está com um pé nas oitavas de final. O Braga precisará fazer, no mínimo, cinco gols se quiser avançar para a próxima fase da Conference League. Além da expressiva desvantagem, os portugueses ainda terão de lidar com a pressão da fanática torcida violeta no Artemio Franchi. A partida será na próxima quinta-feira, 2, às 17h45, pelo horário de Brasília.
Lazio 1-0 Cluj
Se as coisas não andavam bem para os gigliati, imagine para a Lazio: nos quatro jogos mais recentes, amargou dois empates e duas derrotas. Estas últimas, bastante doloridas, tiraram a equipe da Coppa Italia e do G4 da Serie A – os resultados foram 1 a 0 para a Juventus e 2 a 0 para a Atalanta, respectivamente. Maurizio Sarri e seus comandados precisavam mostrar para a torcida presente no estádio Olímpico que a má fase era passageira.
No entanto, tudo começou muito mal para os italianos. Aos 15 minutos, Patric cometeu uma falta na entrada da área e o juiz não demorou em lhe aplicar o cartão vermelho. Mesmo com um homem a menos, a equipe biancoceleste dominou o Cluj durante a primeira etapa. Após algumas tentativas não tão claras, o gol veio nos acréscimos – e uma pintura, para completar. Em cobrança de falta, Felipe Anderson achou Immobile livre. O atacante mandou um míssil para o fundo da rede, marcando o único tento da partida e um dos mais lindos da rodada.
Na volta dos vestiários, o Cluj, treinado por Dan Petrescu, ex-lateral de Foggia e Genoa, tentou pressionar, mas a Lazio recuperou o controle do jogo e seguia mais agressiva, ao mesmo tempo que não ameaçava tanto o gol romeno. As chances mais claras foram com dois chutes de Milinkovic-Savic. Já nos minutos finais, os grenás voltaram a dominar o ataque. Porém, falharam em buscar pelo empate e os celestes saíram de campo vitoriosos.
O placar magro não foi o que a torcida imaginou, mas já dá uma vantagem para a Lazio no jogo de volta, na Romênia. A partida será no estádio do Cluj, o Constantin Radulescu, também na próxima quinta-feira, 23, porém mais cedo do que o compromisso da Fiorentina: às 14h45, pelo horário de Brasília.

