Serie A

Na 23ª rodada do Italiano, a Inter, visando se recuperar de tropeço, pega uma instável Udinese

Mais uma rodada da Serie A se passou e mais uma vez o Napoli ampliou sua vantagem na liderança da competição, graças ao tranquilo 3 a 0 aplicado na Cremonese e ao empate por 0 a 0 entre Inter e Sampdoria. Com tais resultados, a vantagem dos azzurri agora é de impressionantes 15 pontos e a verdadeira briga do momento não é pelo título, mas sim por vagas na próxima Champions League, com apenas cinco pontos separando a vice-líder do sexto colocado.

Também está aberta a briga pela luta contra o rebaixamento, graças às reações de Verona e Sassuolo, ambos há quatro jogos sem perder, além das demissões de Luca Gotti e, dessa vez para valer, de Davide Nicola – ex-treinadores de Spezia e Salernitana, respectivamente. A equipe de Salerno, inclusive, contratou Paulo Sousa, ex-Flamengo, para guiá-la na reta final da Serie A. Os torcedores esperam que, com novos técnicos, os times apresentem uma reação e consigam escapar da degola. Confira a prévia.

O jogão

Sábado, 18/2, 16h45

Inter x Udinese

A Udinese acumulou bons pontos no começo da Serie A, chegando a vencer seis jogos consecutivos, inclusive contra a própria Inter, mas já não encontra seu melhor futebol há bastante tempo: ganhou apenas um de seus últimos 14 compromissos na competição. Já a Beneamata, após o sucesso no Derby della Madonnina, parecia a verdadeira candidata a bater de frente com o Napoli na corrida pelo scudetto, mas logo parou na Sampdoria treinada pelo ídolo Dejan Stankovic. Agora, a expectativa dos nerazzurri é de ao menos manterem o segundo lugar isolado do certame, visto que qualquer novo tropeço pode ameaçar a conquista de uma vaga na Champions League.

Como mencionado anteriormente, o derradeiro jogo entre Inter e Udinese acabou com a vitória da formação friulana, mas essa parece ter sido uma exceção à regra: afinal, os bianconeri venceram os nerazzurri apenas dessa vez, considerando as 10 partidas mais recentes entre as equipes pela Serie A. O momento dos zebrados é refletido pelos números do centroavante Beto, que participou de apenas dois gols em 2023. Do outro lado, em fase oposta, temos Martínez, que fez uma Copa do Mundo apagada e voltou a Milão para exercer um papel de liderança anímica e técnica: foram de Lautaro os cinco últimos tentos da Beneamata no campeonato.

Prováveis escalações

Inter: Onana; Skriniar, Acerbi, Bastoni; Darmian, Barella, Brozovic, Çalhanoglu, Dimarco; Martínez, Lukaku.

Udinese: Silvestri; Rodrigo Becão, Bijol, Pérez; Ehizibue, Samardzic, Walace, Arslan, Udogie; Beto, Success.

Fique de olho

Sexta, 17/2, 16h45

Sassuolo x Napoli

O Sassuolo conseguiu oito pontos nos últimos quatro jogos e se afastou da zona de rebaixamento, mas agora terá pela frente o Napoli de Luciano Spalletti, líder e dono de uma sequência de seis vitórias pela Serie A. Visando o duelo contra o Eintracht Frankfurt pela Champions League e considerando a ampla vantagem na liderança, o time azzurro pode poupar alguns titulares para o compromisso de sexta – algo que pode ser favorável aos neroverdi, embora o desempenho partenopeo seja fruto de um grande trabalho coletivo.

Para derrotar o Napoli, o Sassuolo precisará ir contra o retrospecto negativo no duelo: tem apenas uma vitória nos últimos 13 jogos ante o time campano. Além disso, terá pela frente um adversário que faz uma campanha histórica: a esta altura da Serie A, apenas a Inter de 2006-07 e a Juventus de 2018-19 fizeram mais pontos (60 a 59). É bem verdade que no momento é difícil encontrar algum jogador partenopeo que esteja atuando abaixo da média, mas os grandes destaques da equipe ficam por conta de Osimhen, artilheiro do campeonato e autor de gols nos seis compromissos mais recentes pelo certame, e de Kvaratskhelia, que tem nove tentos e nove assistências. O georgiano, aliás, pode se tornar o primeiro atleta a atingir um duplo-duplo nos quesitos em sua primeira temporada por uma das cinco principais ligas europeias desde o brasileiro Diego, que obteve tal feito na em 2006-07, pelo Werder Bremen.

Após uma péssima sequência, o Milan venceu seus dois últimos jogos e visa voltar a ter tranquilidade (Getty)

Sábado, 18/2, 14h

Monza x Milan

A mudança para um esquema com três zagueiros parece ter surtido efeito no Milan. Após duas vitórias por 1 a 0, inclusive contra o Tottenham, pela Champions League, o time lombardo dá indícios de que está se recuperando do momento negativo que viveu, no qual chegou a ficar sete jogos sem vencer. Contudo, o adversário deste sábado não será fácil de bater: o Monza de Raffaele Palladino (e de Silvio Berlusconi e Adriano Galliani, velhos conhecidos dos rossoneri) vem de oito rodadas consecutivas sem derrotas e, com 29 pontos e boas atuações, já não sonha mais com a permanência na elite, mas sim, com – quem sabe – uma vaga na Conference League.

A entrada de Thiaw no time titular deu mais solidez defensiva ao Milan, que após o 1 a 0 contra o Torino pode manter suas redes intactas pela segunda vez consecutiva na Serie A, algo que não acontece desde agosto, quando enfrentou Bologna e Sassuolo. Se sair vitorioso, o Monza, que perdeu apenas uma das últimas oito partidas disputadas em casa, obrigará os rossoneri a amargarem sua terceira derrota seguida fora de casa no campeonato, algo que não acontece desde 2017.

Demais jogos

Sábado, 18/2, 11h
Sampdoria x Bologna

Domingo, 19/2, 8h30
Atalanta x Lecce

Domingo, 19/2, 11h
Fiorentina x Empoli
Salernitana x Lazio

Domingo, 19/2, 14h
Spezia x Juventus

Domingo, 19/2, 16h45
Roma x Verona

Segunda, 20/2, 16h45
Torino x Cremonese

Compartilhe!

Deixe um comentário