Na 26ª rodada da Serie A, os torcedores da Inter serão nerazzurri em dobro. Os comandados de Simone Inzaghi são os vice-líderes isolados da competição e, com o tropeço do Napoli na jornada anterior, viram a vantagem dos partenopei no topo da tabela cair de 18 para 15 pontos. Neste fim de semana, para manter um resquício de chance de brigar pelo título, a Beneamata precisará bater o Spezia e torcer para a Atalanta derrotar o rival, no Diego Armando Maradona, reduzindo a distância para 12. Os azzurri seguiriam bem à frente, mas este novo cenário poderia dar um pouco mais de emoção ao campeonato.
Mais uma vez, a semana de compromissos pelas competições europeias foi positiva para as equipes italianas: só a Lazio não conseguiu um bom resultado. A derrota em casa para o AZ Alkmaar jogou um balde de água fria nos celestes, que vinham de triunfo nos domínios do Napoli e oscilaram novamente. Oscilação, aliás, é a palavra que define a luta por uma vaga no G4, tendo em vista o que Milan, Roma e os próprios laziali produziram nas últimas semanas. Por isso, apenas três pontos separam segundo e quinto colocados, fazendo com que cada jogo seja fundamental nessa disputa. Abaixo, confira a prévia da rodada.
O jogão
Sábado, 11/3, 14h
Napoli x Atalanta
O momento da Atalanta não é dos melhores: com três jogos sem vitórias, a Dea vê cada vez mais distante a zona de classificação para a próxima Champions League. Para dar um basta imediato nisso, a equipe bergamasca precisará passar pelo Napoli, líder absoluto da Serie A, que vem de uma derrota em casa em seu último compromisso, contra a Lazio. A expectativa dos comandados de Gian Piero Gasperini é de que a segunda queda no campeonato tenha afetado a moral dos partenopei.
A partida contra a Lazio abriu uma sequência de confrontos duros para o Napoli. Nas próximas semanas, os azzurri enfrentarão Atalanta, Eintracht Frankfurt, Torino e Milan. Apesar de já ter uma mão na taça, o time campano quer evitar que mais um tropeço possa animar a concorrência. Por isso, vencer a Dea será fundamental para manter em alta a confiança do elenco comandado por Luciano Spalletti.
Napoli e Atalanta são duas equipes que não costumam empatar em seus confrontos diretos. Nos últimos 15 duelos, apenas um terminou em igualdade no placar – completando o quadro, os partenopei levaram a melhor em oito ocasiões e os nerazzurri se sagraram vitoriosos em seis. A Dea, aliás, balançou as redes nas nove vezes mais recentes em que encarou os napolitanos e isso é uma boa notícia, principalmente se considerarmos que o time não vazou Udinese e Milan nas rodadas anteriores. A expectativa de gols fica por conta dos dois jogadores que têm a melhor média entre os que anotaram pelo menos cinco tentos no torneio: os nigerianos Lookman, com um a cada 127 minutos, e Osimhen, artilheiro da competição, que guarda um a cada 91.
Prováveis escalações
Napoli: Meret; Di Lorenzo, Rrahmani, Kim, Olivera; Anguissa, Lobotka, Zielinski; Politano, Osimhen, Kvaratskhelia.
Atalanta: Musso; Rafael Toloi, Palomino, Djimsiti; Ruggeri, De Roon, Éderson, Maehle; Lookman, Hojlund, Boga.
Fique de olho
Sexta, 10/3, 16h45
Spezia x Inter
A única “anti-Napoli” possível? No campeonato, a Inter foi a primeira equipe a vencer o atual líder e, no momento, ocupa a segunda posição de forma isolada. No fundo, a Beneamata sonha com a dificílima chance de conseguir um título que parece impossível. Para isso, precisa continuar vencendo e o jogo desta sexta simboliza dois dos maiores problemas dos nerazzurri na Serie A: bater rivais da parte baixa da tabela e aumentar o rendimento fora de casa. Longe de San Siro, a formação de Inzaghi conquistou apenas 17 de 36 pontos disputados.
Tendo empatado seus últimos dois confrontos, o Spezia vem de sete partidas sem vitórias: a sequência fez os lígures se aproximarem da zona de rebaixamento, que está apenas três pontos abaixo. Já a Inter, em caso de triunfo sobre os bianconeri, chegará apenas a seu segundo sucesso fora de casa nos cinco compromissos mais recentes como visitantes. Além disso, a equipe nerazzurra não anota gols longe de San Siro há dois jogos e, se passar novamente em branco, igualará uma série negativa que não lhe assombra desde 2013.
Segunda, 13/3, 16h45
Milan x Salernitana
O Milan receberá a Salernitana em San Siro após garantir vaga nas quartas de final da Champions League, o que não ocorria havia 11 anos. Embalado pelo feito, tentará apagar a atuação ruim que teve diante da Fiorentina na rodada passada, que lhe custou pontos importantes e o posto na zona de classificação para a máxima competição europeia. Se o Diavolo visa retornar ao G4, a rival de segunda só quer se ver cada vez mais longe do Z3.
Milan e Salernitana se enfrentaram pela Serie A em sete oportunidades, com cinco vitórias dos rossoneri – que, além disso, marcaram pelo menos dois gols em todos esses confrontos. No entanto, a equipe de Salerno deu uma arrumada na sua defesa após a chegada de Paulo Sousa. Sob o comando do técnico português, coleciona dois clean sheets, e isso após ter sido vazada em 12 rodadas consecutivas. Falta, agora, melhorar o desempenho ofensivo. Ex-atacante do Diavolo, Piatek é o símbolo disso: não vive sua melhor fase e não encontra as redes há 12 jogos.
Demais jogos
Sábado, 11/3, 11h
Empoli x Udinese
Sábado, 11/3, 16h45
Bologna x Lazio
Domingo, 12/3, 8h30
Lecce x Torino
Domingo, 12/3, 11h
Cremonese x Fiorentina
Verona x Monza
Domingo, 12/3, 14h
Roma x Sassuolo
Domingo, 12/3, 16h45
Juventus x Sampdoria