Serie A

Pela 27ª rodada da Serie A, clássicos em Roma e Milão serão decisivos para a corrida europeia

A semana foi extremamente positiva para a Itália nas competições europeias. A Lazio foi eliminada, mas as outras equipes do país continuam vivas e seis dos 24 times remanescentes na Champions League, na Europa League e na Conference League são da Serie A – mais do que qualquer outro país. Talvez a concentração dedicada aos torneios continentais tenha até atrapalhado essas formações no torneio nacional, visto que apenas o Napoli venceu na última rodada. Na 27ª jornada, portanto, é hora de reação.

Apenas três pontos separam a Inter, vice-líder, e a Roma, quinta colocada. Entre elas, está a Lazio e, no domingo, teremos simplesmente um Derby della Capitale temperado pelo fato de ser um confronto direto na disputa por uma vaga na próxima Champions League. A Beneamata também terá um clássico pela frente: o Derby d’Italia com uma Juventus que voltou a brigar por vaga na Liga Europa e que, se tiver sua punição reduzida, pode voltar a lutar por classificação ao maior torneio de clubes do continente. Pegará fogo.

Na parte de baixo, a zona de rebaixamento parece estar cada vez mais definida, sendo Sampdoria, Verona e Cremonese os prováveis destinados à degola, também por causa da recuperação de alguns times, como Sassuolo, Spezia e Salernitana, que conseguiram resultados expressivos na última jornada. Todos eles, aliás, não perdem há três jogos. Confira a prévia da rodada.

Os jogaços

Domingo, 19/3, 14h

Lazio x Roma

Na última rodada da Serie A, Lazio e Roma não venceram – a Loba, pior, perdeu para o Sassuolo em casa. Na Europa, enquanto os giallorossi seguraram o 0 a 0 com a Real Sociedad e se classificaram para as quartas de final da Europa League, os biancocelestes perderam novamente para o AZ e foram a única equipe italiana a ser eliminada das competições europeias. Os dois elencos capitolinos, portanto, atravessam estados anímicos bem diferentes.

O foco da dupla se volta para a Serie A e, se vencer é bom e vencer um dérbi é ainda melhor, ganhar um clássico e deixar seu maior rival para trás na tabela é maravilhoso. E é exatamente o que pode acontecer com quem se sair vitorioso neste domingo, visto que apenas dois pontos separam as rivais e um triunfo pode ser crucial para a definição das vagas na próxima Champions League.

A Lazio venceu o dérbi do primeiro turno e, caso bata novamente sua rival, obterá sucesso nos dois clássicos de um mesmo campeonato após mais de uma década de jejum – isso não ocorre desde 2011-12, quando ganhou ambos os confrontos por 2 a 1. Os laziali vêm se destacando defensivamente na competição. A equipe de Maurizio Sarri não foi vazada em 15 jogos do certame e o lidera neste quesito. Esta marca, aliás, contribui para o fato de que os celestes tenham perdido apenas um de seus últimos 10 compromissos no certame.

O clássico de domingo ainda pode ser importante para Felipe Anderson, ex-Santos. O ponta marcou contra o AZ Alkmaar, nesta quinta, apesar de não ter participado de nenhum gol nas últimas sete partidas de Serie A, e tem uma motivação extra para o duelo do fim de semana. Caso balance as redes, se isolará como maior artilheiro brasileiro do Derby della Capitale – superando Hernanes, com quem divide a ponta, com três tentos.

Prováveis escalações

Lazio: Provedel; Marusic, Casale, Romagnoli, Hysaj; Milinkovic-Savic, Cataldi, Luis Alberto; Pedro, Felipe Anderson, Zaccagni.

Roma: Rui Patrício; Mancini, Smalling, Ibañez; Zalewski, Cristante, Matic, Spinazzola, Dybala, El Shaarawy; Abraham.

Domingo, 19/3, 16h45

Inter x Juventus

Se são 18 os pontos que separam a Inter do Napoli, líder da Serie A, apenas três a separam da Roma, primeira equipe fora do G4. Para afastar a possibilidade de deixar de integrar o pelotão que se classificaria para a Champions League, os nerazzurri precisam vencer a Juventus no Derby d’Italia deste domingo. A Benemata, apesar de ter avançado para as quartas de final da principal competições de clubes da Europa, vem de uma derrota para o Spezia no campeonato – tropeço que tirou a oportunidade dos comandados de Simone Inzaghi abrirem vantagem na vice-liderança, visto os outros resultados.

Caso contemos apenas os pontos conquistados “no campo”, como diz Massimiliano Allegri, a Juventus seria vice-líder da Serie A, isolada com 53. Mas, mesmo com a dedução de 15 por fraude fiscal e seus atuais 38, a Velha Senhora já vê os rivais mais de perto. Apesar de as chances de se classificar para a Champions League via campeonato nestas condições serem remotas, a equipe de Turim almeja manter a toada ao passo que torce para que o julgamento do seu recurso tenha um desfecho favorável para si.

A Inter não costuma colher bons resultados no campeonato após os seus confrontos europeus: perdeu três dos últimos seis jogos que fez depois de compromissos pela Champions League, inclusive os dois mais recentes, contra o Bologna e a própria Juventus. Já a Velha Senhora parece ficar mais inspirada na sequência de seus duelos internacionais, uma vez que venceu os seis derradeiros nessas condições.

Outro fator positivo para a equipe bianconera é a fase atual. Afinal, após um começo de temporada conturbado dentro e fora do campo, a Juventus parece ter se reencontrado: em 2023, na Serie A, só perde para o Napoli em número de gols anotados (23 a 20) e de vitórias (nove a sete). Já a inconstante Inter amarga a impressionante marca de oito derrotas em 26 rodadas disputadas.

Prováveis escalações

Inter: Onana; Skriniar, De Vrij, Acerbi; Darmian, Barella, Çalhanoglu, Mkhitaryan, Dimarco; Lukaku, Martínez.

Juventus: Szczesny; Rugani, Bremer, Danilo; De Sciglio, Fagioli, Locatelli, Rabiot, Kostic; Di María; Vlahovic.

Duelo entre Barella e Rabiot pode ser um dos pontos-chaves no Derby d’Italia, entre Inter e Juventus (AFP/Getty)

Fique de olho

Domingo, 19/3, 11h

Torino x Napoli

O Napoli vem fazendo história em 2022-23: após ter perdido para a Lazio, se recuperou rapidamente e, ao bater a Atalanta e contar com o tropeço de todos os rivais, voltou a ter 18 pontos de vantagem na liderança da Serie A. Além disso, se classificou pela primeira vez em sua existência para as quartas de final da Champions League. Mas o seu adversário neste domingo também tem ambições nesse campeonato: o Torino de Ivan Juric ocupa a oitava posição e, de olho nos resultados da Coppa Italia, sonha com vaga na Liga Europa ou, pelo menos, na Conference League. Por outro lado, os granata se preocupam com os rivais do meio de tabela, já que a sua distância para o 13º colocado, Sassuolo, é de somente quatro pontinhos.

O Torino vem de duas vitórias consecutivas, ambas sem sofrer gols. Caso vença o atual líder neste domingo, chegará a três triunfos seguidos no campeonato pela primeira vez desde 2019, quando ainda era comandado por Walter Mazzarri – caso o faça mantendo as redes intactas, o que seria uma missão ainda mais difícil, estabelecerá uma sequência que não conhece desde 1992. O Napoli, porém, tem a melhor defesa da competição e não foi vazado em sete de seus 10 compromissos mais recentes pelo certame. Missão para o paraguaio Sanabria, que anotou cinco tentos em 2023 e só está atrás de Lautaro (sete) e Osimhen (10) no período.

Demais jogos

Sexta, 17/3, 14h30
Sassuolo x Spezia

Sexta, 17/3, 16h45
Atalanta x Empoli

Sábado, 18/3, 11h
Monza x Cremonese

Sábado, 18/3, 14h
Salernitana x Bologna

Sábado, 18/3, 16h45
Udinese x Milan

Domingo, 19/3, 8h30
Sampdoria x Verona

Domingo, 19/3, 11h
Fiorentina x Lecce

Compartilhe!

Deixe um comentário