Liga Conferência

A Fiorentina avançou às quartas da Conference League, enquanto a Lazio ficou pelo caminho

Os jogos de volta da Conference League foram agridoces para os italianos: de um lado, a Fiorentina confirmou o favoritismo, venceu o Sivasspor por 4 a 1 e se classificou para as quartas de final do certame. Já a Lazio chegou a ficar na frente do placar, tal qual na ida, mas tomou a virada dos holandeses do AZ Alkmaar e está fora da competição. A queda dos celestes, aliás, acabou impedindo que a Itália colocasse todos os seus representantes entre os oito melhores dos três torneios Uefa em 2022-23.

Sivasspor 1-4 Fiorentina

O triunfo por 1 a 0 no Artemio Franchi já dava a vantagem para a Viola, mas o time de Vincenzo Italiano precisava mostrar mais em campo e confirmar de vez o favoritismo. Apesar de atuar fora de casa, a Fiorentina dominou no primeiro tempo, forçando os mandantes a jogarem na base dos chutões. O problema foi que, de tanto tentar, foram eles que acabaram abrindo o placar: aos 35 minutos, Erdogan emendou uma bomba indefensável para Terracciano e marcou um verdadeiro golaço.

A reação gigliata, no entanto, não demorou. No final do primeiro tempo, a bola sobrou na área e Arthur Cabral só chutou para o gol. Depois do empate e da volta dos vestiários, os italianos conseguiram se impor ainda mais na partida e, dessa vez, não deram chance para o Sivasspor sonhar com uma reação. Aos 62, Milenkovic anotou o tento da virada, numa bela testada. Logo depois, o zagueiro Goutas tentou recuar de cabeça, mas mandou a pelota contra o próprio patrimônio e consagrou o terceiro da Fiorentina. Os mandantes ainda tiveram Arslan expulso, por agressão a Mandragora, e Castrovilli fechou a conta aos 89, com linda finalização.

No entanto, nem tudo foi festa: após o quarto gol da Fiorentina, um torcedor turco invadiu o gramado e agrediu o meia Bianco, de 20 anos. O jovem atleta da Viola não conseguiu ver o agressor se aproximando e terminou com o nariz quebrado pelo soco. Logo após o final da partida, o prata da casa postou uma foto do ferimento, gerando revolta nas redes sociais.

O técnico Italiano condenou o ocorrido. “É vergonhoso que Bianco tenha tomado um soco. Ele não viu o rapaz chegando e agora está com o nariz quebrado. Parecia uma celebração, a torcida ainda empurrava o time deles para frente, e esse gesto arruinou tudo”. Até o momento desse texto, a Uefa não se pronunciou sobre o caso, mas será indagada formalmente pela Fiorentina. Esse foi o segundo ato de violência ocorrido nesta quinta em torneios realizados pela entidade. Na Liga Europa, também na Turquia, Fenerbahçe e Sevilla jogavam quando o goleiro Dmitrovic, da formação espanhola, foi atingido por uma moeda atirada por alguém presente na arquibancada.

Apesar do absurdo ocorrido, a vitória marca a volta da Fiorentina às quartas de final de uma competição europeia. A última vez em que os violetas chegaram a esta fase num torneio da Uefa foi na Liga Europa de 2014-15, quando venceram o Dynamo Kyiv. Nas semifinais, os italianos caíram para o Sevilla, campeão daquela edição.

Milinkovic-Savic aponta o destino da Lazio: fora da Conference League (Getty)

AZ Alkmaar 2-1 Lazio

Em um dos confrontos mais imprevisíveis das oitavas, o AZ conseguiu surpreender muita gente ao arrancar uma vitória em pleno estádio Olímpico e, além disso, bater a Lazio novamente em casa. Quem acompanhou a saga dos holandeses na Conference League, no entanto, não se surpreendeu tanto assim: eles vinham de uma boa campanha na fase de grupos e estavam, até o momento da partida de volta das oitavas, sem perder havia quatro jogos sem perder. Era um desafio e tanto para os biancocelestes, que ficaram pelo caminho.

Porém, parecia que os italianos iriam buscar o resultado. A Lazio começou dominando no início do jogo e logo anotou o primeiro gol, aos 21 minutos, depois que Zaccagni passou para Felipe Anderson chutar no canto. Com um elenco melhor no papel, os biancocelestes tinham tudo para manter a vantagem e, possivelmente, buscar a reviravolta, certo? Errado.

Poucos minutos depois, aos 28, Karlsson recebeu o passe pela esquerda e ajeitou para o chute. O arremate do sueco ganhou uma curva improvável e enganou direitinho o goleiro Provedel. Golaço – um dos mais lindos da rodada, sem dúvida – e empate dos donos da casa. A Lazio, atordoada, sentiu o empate e não conseguiu criar tão bem. Se ressentia, aliás, da ausência de Immobile e de um Milinkovic-Savic em sua melhor noite.

Isso animou os holandeses, que cada vez mais ameaçavam o gol italiano. Provedel fez algumas boas defesas no final do primeiro tempo, e ainda contou com a ajuda da trave, logo no início da segunda etapa. Mas, com o ataque travado, não adiantou o goleiro laziale salvar tudo: a virada veio aos 62, quando Pavlidis dominou a bola sozinho na meia-lua e chutou no canto.

A Lazio tentou reagir, porém sem sucesso – o que sacramentou a vitória dos holandeses. O AZ volta às quartas de final de uma competição europeia após 10 anos de ausência: a última vez em que eles apareceram nesta fase foi na Liga Europa, em 2013.

Para a Lazio, 2022-23 pode ser considerada uma temporada esquecível no âmbito continental. A equipe treinada por Maurizio Sarri caiu na fase de grupos da Liga Europa e, agora, nas oitavas da Liga Conferência. Resta agora apenas a Serie A: sem nenhuma chance de título, a missão agora é se manter na zona de classificação para a Liga dos Campeões. Porém, sofrendo com a perseguição de Milan, Roma e Atalanta – um pouco mais atrás, mas ainda na briga –, não será uma tarefa fácil.

Compartilhe!

Deixe um comentário