Serie A

De volta ao G4, Juventus tentará revanche contra o Napoli na 31ª rodada da Serie A

A 31ª rodada da Serie A nem começou, mas a tabela já mudou desde o último fim de semana. É que, nesta quinta-feira, 20 de abril, uma decisão judicial devolveu, ao menos momentaneamente, os 15 pontos que haviam sido retirados da Juventus como punição por fraude fiscal. A equipe de Massimiliano Allegri agora aguarda que a sentença seja remodelada, mas volta ao terceiro lugar do campeonato, ultrapassando rivais diretos à uma vaga na próxima Champions League, como Inter, Milan e Roma. É embalada por este novo fato e a classificação para as semifinais da Liga Europa que a Velha Senhora receberá o Napoli, desgastado por alguns resultados negativos e a queda nas quartas do principal torneio europeu. Como os azzurri golearam por 5 a 1 no primeiro turno, os bianconeri estão com sede de vingança.

A jornada ainda terá um importante duelo entre Atalanta e Roma, que brigam por vaga na Champions League. Pensando na corrida europeia, a Lazio, vice-líder, recebe um perigoso Torino, enquanto Inter e Milan encaram times da parte inferior da tabela. Olho ainda no confronto direto entre Sampdoria e Spezia, que pode esquentar a briga pela permanência na elite. Confira, abaixo, a prévia do fim de semana.

O jogão

Domingo, 23/4, 15h45

Juventus x Napoli

Apesar da eliminação nas quartas de final da Champions League, os torcedores do Napoli não podem se considerar insatisfeitos pela temporada do time, que caminha a passos largos rumo ao terceiro scudetto de sua história. A vitória por 5 a 1 contra a Juventus, no primeiro turno, certamente foi o ponto mais alto da campanha e ficará gravada para sempre na mente dos azzurri. Não há dúvidas que essa partida também ficou marcada para os bianconeri, que querem aplicar o troco já neste domingo.

Embalada pela classificação para as semifinais da Europa League e de volta ao terceiro lugar da Serie A, a Juventus precisa se recuperar no certame – afinal, perdeu seus últimos dois jogos no Italiano. A equipe bianconera almeja voltar ao caminho das vitórias em grande estilo, com uma revanche contra um Napoli virtualmente campeão nacional, mas Allegri deverá gerenciar o desgaste de suas peças. A administração do elenco é importante, visto que, na quarta-feira, a Velha Senhora ainda enfrentará a Inter num um Derby d’Italia que vale vaga na decisão da Coppa Italia.

O clássico de domingo coloca frente a frente o melhor mandante (a Juventus, com 36 pontos) e o melhor visitante (o Napoli, com 40), e ainda pode ter algumas quebras de marcas negativas para ambos os times. De um lado, os azzurri derrotaram os bianconeri em turno e returno da Serie A apenas três vezes na história, sendo que a mais recente delas ocorreu em 2009-10. Por outro lado, os piemonteses venceram apenas um dos últimos seis jogos contra os partenopei pelo campeonato, em abril de 2021. Se perder no fim de semana, a Velha Senhora chegará à terceira derrota consecutiva no certame, algo que não acontece desde 2011.

Prováveis escalações

Juventus: Szczesny; Gatti, Bremer, Danilo; De Sciglio, Fagioli, Locatelli, Rabiot, Kostic; Milik, Vlahovic.

Napoli: Meret; Di Lorenzo, Kim, Juan Jesus, Olivera; Anguissa, Lobotka, Zielinski; Lozano, Osimhen, Kvaratskhelia.

Fique de olho

Sábado, 22/4, 13h

Lazio x Torino

A eliminação nas oitavas de final da Conference League fez com que a Lazio pudesse focar apenas no campeonato – e a equipe do técnico Maurizio Sarri colheu a oportunidade para se estabelecer firme na segunda colocação da Serie A, com 61 pontos. Ainda que a punição da Juventus tenha sido suspensa, os celestes seguem em situação tranquila na disputa por vagas na Champions League. O Torino, por sua vez, ocupa a 11ª colocação e deu adeus à possibilidade de se classificar para a Liga Conferência, objetivo que parecia realista em meados da temporada. Ainda assim, o perigoso time de Ivan Juric vem cumprindo tabela de maneira profissional, apesar de não vencer há quatro rodadas.

Pela Serie A, a Lazio vem de cinco vitórias consecutivas, inclusive contra Roma e Juventus, e se consolidou na vice-liderança do campeonato. O destaque da equipe de Sarri, por incrível que pareça, é a defesa – a melhor do certame, com apenas 20 tentos sofridos e 18 clean sheets somados, e a segunda menos vazada das cinco principais ligas da Europa, com números inferiores apenas à do Barcelona. Apesar disso, o treinador jamais bateu o Torino desde que assumiu o comando dos capitolinos. Para quebrar esse tabu, o técnico não contará com o ex-granata Immobile, que sofreu algumas lesões num acidente automobilístico, e terá de apostar suas fichas no brasileiro Felipe Anderson. O atacante tem oito participações em gols em 11 embates com o Toro, tendo marcado cinco e fornecido três assistências.

Na segunda, Atalanta e Roma farão confronto direto por uma vaga na Champions League (Getty)

Segunda, 24/4, 15h45

Atalanta x Roma

Apesar dos últimos tropeços, a Atalanta ainda pode sonhar com o G4, principalmente devido à irregularidade dos concorrentes diretos. O confronto com a Roma, aliás, é a oportunidade perfeita pra voltar à disputa. Classificados para as semifinais da Europa League, os giallorossi ocupam a quarta posição e têm sete pontos de vantagem em relação à Dea, sétima colocada, e três sobre o Milan, primeiro time fora da zona de classificação pra Champions League.

O último confronto que as duas formações fizeram em Bérgamo acabou com uma vitória da Roma por 4 a 1. Contudo, desde 2001 os giallorossi não vencem dois jogos seguidos como visitantes contra a Atalanta – embora tenham balançado as redes do estádio rival nos 12 embates mais recentes. Desde a temporada passada a equipe de Gian Piero Gasperini tem atravessado períodos de irregularidade e, para os críticos, parece ter perdido um pouco da magia que chegou a lhe levar à decisão da Coppa Italia, em 2019 e 2021, e às quartas de final da Champions League, em 2020. Nas 11 rodadas já disputadas no returno da Serie A, a Dea fez apenas 14 pontos, apenas um a mais do que na temporada passada, naquele que foi o pior desempenho dos nerazzurri num segundo turno durante a gestão do seu comandante.

Demais jogos

Sexta, 21/4, 15h45
Verona x Bologna

Sábado, 22/4, 10h
Salernitana x Sassuolo

Sábado, 22/4, 15h45
Sampdoria x Spezia

Domingo, 23/4, 7h30
Empoli x Inter

Domingo, 23/4, 10h
Monza x Fiorentina
Udinese x Cremonese

Domingo, 23/4, 13h
Milan x Lecce

Compartilhe!

Deixe um comentário