Liga dos Campeões

Jude Bellingham deu show e o Napoli terminou derrotado em casa pelo Real Madrid

Espetáculo: é a única palavra possível para descrever o jogo entre Napoli e Real Madrid, pela segunda rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões nesta terça-feira, 3 de outubro. O capítulo mais recente do embate histórico teve um novo protagonista: Jude Bellingham, aplaudido de pé na vitória dos merengues por 3 a 2 em pleno estádio Diego Armando Maradona.

As escalações de ambos os times sofreram mudanças em relação a suas estreias na Liga dos Campeões. Do lado napolitano, a modificação foi do lado defensivo: com as lesões de Rrahmani e Juan Jesus, Ostigard e Natan formaram a nova dupla de zaga. Além deles, Olivera entrou no lugar de Mário Rui na lateral esquerda. Já do lado espanhol, acometido por contusões, Carlo Ancelotti, em seu retorno a Nápoles, manteve a sua formação clássica: Bellingham mais recuado, servindo de ligação entre o meio-campo e o ataque, com Vinicius Junior e Rodrygo mais adiantados.

O início da partida não foi nada bom para os donos da casa: acuado, o Napoli não conseguia sair com a bola, deixando o Real Madrid à vontade. Logo aos 6 minutos, um passe venenoso de Bellingham deixou Rodrygo cara a cara com Meret, que fez grande defesa. Os madridistas ditavam o ritmo, porém quem abriu o placar foram os italianos. Aos 19, Kepa saiu mal após o escanteio e a pelota cabeceada por Natan no travessão sobrou para Ostigard. E o norueguês não desperdiçou o rebote: testou para as redes e abriu o placar.

Após o gol, o momento foi todo do Napoli. Zielinski quase chegaria a ampliar, mas a sua conclusão foi desviada. Assim, o empate dos adversários viria pouco tempo depois, aos 27 minutos, numa bobeada de Di Lorenzo. O capitão saiu jogando errado, Bellingham roubou a bola e entregou de bandeja para Vinicius Junior finalizar com categoria, na saída de Meret.

A noite do Napoli começou muito bem, graças ao gol de Ostigard (Getty)

Ninguém da zaga e do meio-campo do Napoli conseguia parar Bellingham, que aproveitava os generosos espaços no centro do gramado e se consolidava como o dono do jogo. Aos 34 minutos, o inglês marcou o seu gol. E não foi qualquer um: depois de receber passe de Camavinga, o britânico partiu em velocidade e driblando a zaga celeste, com direito a caneta em Ostigard, até chutar para as redes. Golaço e virada dos merengues. Os donos da casa ainda tentaram empatar na etapa inicial, embora não tenham obtido sucesso. A melhor ocasião foi numa perigosa cabeçada de Osimhen.

Na volta dos vestiários, o Napoli voltou com tudo. Não à toa, conseguiram um pênalti: o VAR demorou na revisão do lance, mas a arbitragem de Clément Turpin assinalou o toque de mão de Nacho, em dividida com Osimhen. O nigeriano novamente incumbiu Zielinski da cobrança e o meia não decepcionou, batendo muito bem e deixou tudo igual, para delírio da torcida celeste.

Após o empate, o Napoli teve os seus melhores momentos no jogo. Kvaratskhelia começou a aparecer mais e, aos 56 minutos, mandou um foguete que foi para fora. Logo depois, Zielinski arriscou de fora da área e Kepa espalmou o petardo. O Real Madrid, por outro lado, não conseguia passar do meio-campo.

Com isso, Ancelotti logo fez as suas primeiras alterações, com Modric e Mendy entrando no lugar de Kroos e Camavinga. A mudança só surtiria efeito na casa dos 65 minutos, com Bellingham recuando mais para ajudar na saída de bola. Deu certo: Meret espalmou uma bomba de Vinicius Junior, mas Bellingham ficou com o rebote e quase marcou o gol da virada.

Apesar de ter conseguido bons momentos, o Napoli sucumbiu à qualidade de Bellingham e do Real Madrid (Getty)

Esta, por sinal, viria em seguida: no escanteio, a bola sobrou para Valverde, que mandou um míssil para o gol. O uruguaio contou com a sorte, já que a pelota desviou em Olivera, explodiu no travessão e, por fim, bateu nas costas de Meret antes de entrar na baliza napolitana. No fim das contas, gol contra do goleiro azzurro.

Após retomarem a vantagem no placar, os merengues voltaram a tomar conta da partida, e Rudi Garcia precisou fazer alterações para tentar manter a sua equipe competitiva. O Napoli até buscou atacar, porém o Real Madrid segurou o bombardeio. No final, faltou inspiração aos donos da casa, mas o time foi aplaudido pela torcida. Não só ele: Bellingham, o nome do jogo, foi ovacionado.

Com o resultado, o Real Madrid vai para a liderança do Grupo C, com 6 pontos. O Napoli empatou com o Braga em 3 pontos, depois da vitória dos portugueses sobre o Union Berlin, que, zerados, ocupam a lanterna da chave. Os alemães, inclusive, são os próximos adversários dos azzurri: o jogo será no dia 24 de outubro, às 16h pelo horário de Brasília, no Olympiastadion.

Compartilhe!

Deixe um comentário