Liga Europa

Apesar de chance desperdiçada contra o Sturm Graz, a Atalanta segue tranquila na Liga Europa

Brigando para manter a liderança do Grupo D da Liga Europa, a Atalanta viajou até a Áustria para enfrentar o Sturm Graz, então terceiro colocado, que visava embolar a chave. A visita tinha tudo para ser mais uma conquista para a Dea, já que houve festa fora dos campos e dentro do gramado, devido ao fim do jejum de Muriel. Porém, um empate amargo no final, com um homem a mais, estragou a noite perfeita dos bergamascos e fez o técnico Gian Piero Gasperini falar em “chance desperdiçada”.

Antes mesmo de a partida começar, uma notícia chamou atenção. Um grupo de cerca de 120 torcedores da Atalanta, que decidiu fazer a viagem de cerca de 640 km entre Bérgamo e Graz, pediu para os motoristas dos ônibus que os levavam até a Áustria fazerem uma escala internacional, na vizinha Eslovênia. O objetivo era homenagear o ídolo Ilicic, que defende o Maribor atualmente. O ex-jogador nerazzurro ficou tão grato pela consideração que decidiu viajar 70 km para se juntar à torcida nas arquibancadas da Merkur Arena.

Sob os olhares do craque esloveno, que foi colega de muitos jogadores do atual elenco da Atalanta, a Dea teve dificuldades iniciais. A partida começou bastante estudada, mas os donos da casa abriram o placar na primeira oportunidade concreta, aos 13 minutos.

Num jogo repleto de emoções ante o Sturm Graz, a Atalanta ficou com um empate que dividiu opiniões (APA/AFP/Getty)

Após um erro de passe nerazzurro no campo de ataque, o Sturm Graz, vice-campeão austríaco e atual líder da Bundesliga local, à frente do Red Bull Salzburg, saiu em velocidade, aproveitando buraco na frente da zaga italiana. Chegando na área, Prass cortou para dentro e finalizou. A bola desviou em Rafael Tolói, o que tirou Musso da jogada, e morreu na rede.

Atrás do placar, a Atalanta foi para cima. Mas o resultado dessa reação ocorreu somente com pouco mais de meia hora de jogo. Aos 34 minutos, Muriel recebeu entre a linha de meio-campo e defesa, dominou orientando a bola para frente, limpou o marcador e finalizou forte, de perna direita, para vencer Scherpen. Além de garantir o empate, o colombiano se livrou de um jejum de quase cinco meses sem balançar as redes, visto que seu derradeiro tento havia sido anotado na última rodada da Serie A 2022-23, no triunfo de 5 a 2 sobre o Monza.

Depois do primeiro gol de Muriel na atual temporada, a Atalanta passou a controlar melhor as ações da partida. Já nos acréscimos da etapa inicial, Zappacosta partiu de fora para dentro e finalizou, mas a bola acabou indo para fora. Contudo, com o auxílio do árbitro de vídeo, foi percebido um toque da pelota na mão de Hierlaender antes de sair. Com isso, o árbitro foi ao monitor e assinalou o pênalti. O próprio camisa 9 foi para a batida e deslocou o goleiro, garantindo sua doppietta e virando o jogo para os italianos.

Um grande resultado tinha sido construído pela Dea na primeira etapa. E o que estava por vir animava mais ainda a Atalanta: afinal, no começo do segundo tempo, Hierlander recebeu outro cartão amarelo e foi expulso, deixando o time da casa com dez jogadores em campo. A superioridade numérica parecia a chave para os nerazzurri chegarem a sua terceira vitória em três jogos de Liga Europa.

Muriel marcou seus dois primeiros gols em 2023-24, mas não evitou o empate da Atalanta na Áustria (APA/AFP/Getty)

No entanto, um outro pênalti marcado com auxílio do VAR ajudou os austríacos a não saírem derrotados. Após jogada pelo lado direito do ataque e tentativa de toque, a bola bateu no braço de Kolasinac. O árbitro novamente foi ao monitor para ver e decretar o penal. Aos 80 minutos, Wlodarczyk foi para a batida e guardou no mesmo canto em que Muriel havia colocado a pelota no primeiro tempo.

A Atalanta tentou impor seu jogo nos instantes finais da partida, mas não conseguiu furar o bloqueio da defesa austríaca, embora até o zagueiro Scalvini tenha se lançado ao ataque como articulador. Com isso, levou apenas um ponto para casa.

O empate contra o Sturm Graz não foi ruim em si mesmo, visto que Raków Czestochowa e Sporting também acabaram ficando na igualdade na Polônia. Com isso, a Atalanta segue na liderança do Grupo D, com 7 pontos, tendo os mesmos três de vantagem sobre portugueses e austríacos – os polacos têm somente 1. Os italianos perderam, isso sim, a chance de ampliarem a distância e poderem se tranquilizar nas próximas rodadas. De qualquer forma, um triunfo em casa sobre os alpinos, na quarta jornada da Liga Europa, já será suficiente para levar os nerazzurri ao mata-mata.

Compartilhe!

Deixe um comentário