Diante de seus torcedores, no Olímpico, a Roma recebeu o Slavia Praga nesta quinta, 26 de outubro, e se manteve com 100% de aproveitamento na Liga Europa. Pela primeira vez na história a equipe giallorossa chegou a três vitórias em seus três jogos iniciais de numa fase de grupos de competição continental e, por conta disso, é a líder isolada de sua chave.
O jogo não poderia ter começado melhor para a equipe de José Mourinho – que, suspenso, deu lugar ao auxiliar Salvatore Foti e assistiu ao duelo das tribunas. Com 45 segundos de confronto, logo no primeiro chute a gol, os romanos abriram o placar. Após vacilo checo na saída de bola, El Shaarawy roubou a posse e tocou para Bove, que disparou um belo arremate no ângulo do goleiro Mandous.
A Roma continuou na dela, aguardando o Slavia Praga em seu tradicional bloco médio e, aos 17 minutos de partida, em jogada semelhante, ampliou o placar. El Shaarawy roubou a bola novamente e partiu em velocidade. Mas, desta vez, o Pequeno Faraó serviu Lukaku, que mandou uma bomba de esquerda e estufou o barbante. O belga ampliou seu recorde na Liga Europa: são 14 jogos seguidos encontrando as redes na competição.
Os thecos esboçaram reação somente após meia hora de jogo, mas sem muito perigo. A primeira foi em finalização fraca de Dorley, de dentro da área. A outra saiu com Van Buren, que forçou Svilar a se esticar e mandar a bola para a linha de fundo.
Na segunda etapa, a Roma não mudou o roteiro: deixava a bola com o Slavia Praga, a roubava e partia para cima. Em uma dessas jogadas, El Shaarawy recebeu e chutou de primeira, carimbando o travessão. Em outra oportunidade, Lukaku brigou com o defensor e finalizou rasteiro, de canhota. A pelota passou rente ao poste.
Os visitantes não levaram muito perigo e a chance mais clara dos checos na partida foi em uma finalização cara a cara de Schranz. Contudo, o camisa 26 mandou por cima do gol protegido por Svilar. Já nos acréscimos, Belotti recebeu em profundidade, disputou com os marcadores e quase fez o terceiro, em chute cruzado da direita. Dessa vez, Mandous estava no lance e garantiu a defesa.
No fim das contas, tivemos mais uma atuação sólida dos comandados de Mourinho na competição continental. A Roma lidera o Grupo G da Liga Europa com 9 pontos, enquanto o próprio Slavia Praga vem na segunda posição, com 6 – bem mais atrás, com 1 pontinho cada, Servette e Sheriff Tiraspol comem poeira. A equipe italiana está muito perto da vaga no mata-mata do torneio e pode garanti-la com uma vitória sobre os checos na próxima rodada. Ou mesmo com um empate, se suíços e moldavos ficarem na igualdade novamente.