Após empatarem em 2 a 2 na Áustria, Atalanta e Sturm Graz se enfrentaram na primeira partida do returno do Grupo D da Liga Europa, em Bérgamo. Jogando em casa, a Dea não deu sopa para o azar, dominou o time adversário e garantiu sua vaga no mata-mata da competição.
A partida começou bem lenta por culpa do Sturm Graz, que marcava em cima e congestionou o meio-campo, na tentativa de segurar o resultado e tentar contragolpear. A estratégia fez o jogo da Dea ficar mais engessado, o que incomodou os torcedores e o técnico Gian Piero Gasperini, que passou a maioria desse período da peleja em pé, à beira do campo.
O reflexo disso foi que somente aos 13 minutos a Atalanta chegou a concluir a gol. Após jogada ensaiada de falta, Rafael Toloi emendou finalização frontal, dentro da área, mas não conseguiu direcionar a bola à baliza.
Aos poucos, a Dea foi se achando na partida. Com aproximação pelos lados do campo, os jogadores de meio e frente começaram a construir de maneira mais rápida. O que faltava era caprichar no último passe e aproveitar melhor as chances. Só por volta de meia hora de peleja é que saiu mais um arremate, com Zappacosta.
O Sturm Graz, também aos poucos, foi equilibrando a partida. Com marcação alta, pressionando mais o portador da bola, os austríacos passaram a roubar mais frequentemente a posse antes de a Atalanta passar do meio-campo. Em uma dessas roubadas e jogadas de contragolpe, o time austríaco conseguiu um escanteio e, no desenrolar do lance, Lavalée finalizou por cima da meta de Musso.

Apesar de não ter tido sorte nas finalizações, Lookman foi um dos protagonistas da vitória da Atalanta sobre o Sturm Graz (Getty)
Na segunda etapa, o jogo mudou de figura – e de forma favorável aos donos da casa. Logo aos 47 minutos, Lookman efetuou uma perigosa finalização rasteira, que passou perto da trave direita Scherpen. A Atalanta continuou pressionando, e após um escanteio do lado direito do ataque, o gol solitário da partida saiu de um bate-rebate. Após uma das várias sobras, o zagueiro Djimsiti bateu do jeito que deu e abriu o placar.
Depois do gol, a Dea chegou em algumas oportunidades de construções rápidas pelos lados e Lookman se destacou. Porém, apesar de ter participado de grande parte das jogadas articuladas pelos nerazzurri, suas finalizações foram todas bloqueadas. Não foi o dia do atacante nigeriano.
Por sua vez, o Sturm Graz estava armado para saídas rápidas em contragolpes. Em uma dessas oportunidades, Horvat conduziu e finalizou perigosamente, de longe. O arremate quase pegou Musso de surpresa: o argentino teve que se esticar todo para cobrir o canto e viu a bola sair pelo lado esquerdo da baliza.
Depois desse susto, a Atalanta voltou a ditar o ritmo da partida e, em articulações rápidas, que tiveram origem pelos flancos, chegou com perigo até a área dos austríacos em algumas ocasiões, quando Muriel, Pasalic, Koopmeiners e Éderson puderam concluir sua jogadas. A mais perigosa delas foi a do croata, que, em contra-ataque, recebeu de frente para o gol e chutou para fora. Depois, o camisa 8 parou em Scherpen – também não foi o seu dia.
Por fim, apesar do grande volume ofensivo, a Atalanta marcou apenas um gol contra o Sturm Graz. O suficiente para garantir a vitória e manter a liderança do grupo, com 10 pontos. Além de ter se classificado para o mata-mata da Europa League, a Dea está a apenas um empate com o Sporting, segundo colocado, com 7, de assegurar a primeira posição da chave – o que lhe permitiria avançar diretamente às oitavas. Os austríacos ainda sonham com a vice-liderança, enquanto o Raków Czestochowa está eliminado e só pode alcançar a terceira posição, que dá vaga na Conference League.