Diferentemente da temporada passada, quando se classificou em segundo lugar na fase de grupos da Conference League e precisou disputar um jogo a mais, referente aos 16 avos de final, a Fiorentina parece ter aprendido a lição neste ano: depois de início claudicante na competição, se impôs duas vezes sobre o modesto Cukaricki e se isolou na liderança de sua chave. Na visita à Sérvia, a equipe italiana poupou energias e venceu apenas por 1 a 0.
Surpreendendo o total de zero pessoas, Vincenzo Italiano apostou em uma nova formação para o time violeta. Se na goleada por 6 a 0 sobre o Cukaricki, em Florença, o treinador preferiu começar com Beltrán no comando do ataque de seu tradicional 4-3-3, dessa vez foi Nzola quem começou jogando. O técnico também deu chances para o ponta Sottil e ao garoto Pierozzi, escalado na lateral direita devido às lesões no setor. Até o goleiro Terracciano foi poupado, dando lugar a Christensen.
O jogo começou com a Viola tomando conta do ataque, ansiosa para decidir logo o confronto. Assim, nos primeiros minutos, saiu o lance que definiu a partida – e, a rigor, um dos pouquíssimos dignos de nota na peleja realizada em solo sérvio.
Aos 4, Nzola costurou a jogada no meio-campo e disparou em direção ao gol sérvio, parando somente em Filipovic. No entanto, o goleiro sérvio derrubou o atacante dentro da área. Após o lance ir para revisão pelo VAR, o pênalti foi assinalado para a Fiorentina e o próprio angolano inaugurou o marcador em Leskovac – onde o Cukaricki joga na Liga Conferência devido à pequena capacidade de seu próprio estádio.
Após o gol, a partida esfriou. A Viola se segurou no resultado e, devido às poucas investidas do Cukaricki, não tomou grandes sustos. A única exceção foi apenas no início do segundo tempo, quando, em um contra-ataque do time sérvio, Kovac chutou por cima da baliza adversária. De resto, não houve grandes emoções e o jogo terminou com o placar magro favorável à equipe italiana.
Com isso, a Fiorentina impôs a quarta derrota ao zerado Cukaricki e se manteve na primeira posição do Grupo F, mas agora isolada na frente, com 8 pontos. Atrás dos italianos, com 6, estão Ferencváros e Genk, que empataram nesta rodada. Os belgas, inclusive, serão os próximos adversários dos gigliati no torneio. A partida será disputada no dia 30 de novembro, no Artemio Franchi.