Quem imaginava que, em meados do primeiro turno, Lazio e Roma já teriam perdido quase metade de seus compromissos pela Serie A? Cotadas como postulantes a vagas em competições europeias, as equipes da Cidade Eterna estão fora da zona de classificação para estes torneios e certamente são duas grandes decepções da temporada até o momento. Pressionadas, elas se enfrentam num domingo que promete ser tenso na capital italiana.
Na 12ª rodada, ainda teremos o confronto entre a Inter, líder do certame, e o Frosinone, uma das gratas surpresas da competição. Por sua vez, a Juventus, segunda colocada, receberá um Cagliari que somou vitórias consecutivas e conseguiu deixar a zona de rebaixamento. Já o Milan visa se espelhar justamente nos sardos: terceiro colocado após três rodadas sem triunfos, o Diavolo foi capaz de jogar bem – e vencer – o Paris Saint-Germain pela Champions League, num jogo que pode servir de divisor de águas na temporada rossonera. Como se não bastasse essa sequência de boas partidas, Florença ainda será palco de um Dérbi dos Apeninos com olho na Europa: tanto Fiorentina quanto Bologna tentam beliscar vaga em torneio continental. Acompanhe, abaixo, a prévia da jornada.
O jogão
Domingo, 12/11, 14h
Lazio x Roma
O sempre muito sentido Derby della Capitale já começou antes mesmo do apito inicial, com Maurizio Sarri e José Mourinho trocando farpas. O italiano afirmou que a Lazio chegaria ao clássico mais cansada, porque precisaria encarar uma batalha contra o Feyenoord, pela Champions League, ao passo que a Roma só faria um “amistoso” com o Slavia Praga, pela Liga Europa. O português, obviamente, não perdeu a chance de alfinetar o técnico biancoceleste. “Talvez a diferença entre um técnico que venceu 25 títulos contra um que venceu poucos seja essa: cada jogo é jogado, não existem amistosos”, declarou.
Com os ânimos acesos pelos técnicos, Lazio e Roma irão a campo separados por apenas um pontinho na tabela, sendo que os giallorossi ocupam a sétima posição e os celestes, a nona – ou seja, ambas as equipes estão fora da zona de classificação para competições europeias. Sem dúvidas, isso dá um peso ainda maior ao confronto, sobretudo considerando que qualquer chance de resposta só poderá ser dada duas semanas depois, já que a Serie A irá ficar pausada devido à data Fifa.
Pela Serie A, o resultado mais comum do Derby della Capitale é o empate, que ocorreu em 60 dos 158 confrontos. Quem mais venceu foi a Roma, com 56 vitórias contra 42 da Lazio. Entretanto, os aquilotti ganharam os dois clássicos mais recentes e têm a chance de engatarem uma sequência de três triunfos no duelo pela primeira vez desde 2012. O maior artilheiro do dérbi entre os jogadores em atividades também é laziale. Immobile, goleador máximo da história biancoceleste, com 200 gols, terá a oportunidade de se igualar – ou ultrapassar – Piola como principal carrasco romanista no embate. Atualmente, tem seis tentos contra sete do atacante campeão mundial pela Itália em 1938.
Prováveis escalações
Lazio: Provedel; Lazzari, Patric, Romagnoli, Hysaj; Guendouzi, Rovella, Kamada; Felipe Anderson, Immobile, Pedro.
Roma: Rui Patrício; Mancini, Llorente, Ndicka; Karsdorp, Paredes, Cristante, Aouar, Zalewski; Dybala, Lukaku.
Fique de olho
Sábado, 11/11, 11h
Lecce x Milan
Oscilante, o Milan pode realizar atuações paupérrimas como aquela contra a Udinese, no sábado, e, dias depois, derrotar o Paris Saint-Germain com méritos totais. Na Serie A, o time rossonero já soma três jogos consecutivos sem vitórias e, se espelhando no resultado obtido na Champions League, tenta reagir ante o Lecce, que também não ganha há algum tempo – seis rodadas. No último fim de semana, o jejum dos salentinos quase foi encerrado na peleja com a Roma.
Atuando em casa contra o Milan, pela Serie A, o Lecce só perdeu três dos últimos 12 jogos. Incrivelmente, oito empates foram registrados no período – a vitória mais recente dos giallorossi sobre os rossoneri aconteceu em abril de 2006. Para o duelo deste sábado, cada time contará com um talismã. Rafael Leão, camisa 10 do Diavolo, tem os salentinos como vítima preferida no campeonato: são quatro gols marcados em quatro confrontos. Do outro lado, Sansone, reserva dos apulianos, pode anotar o seu sexto tento sobre o rival, e pelo quarto clube diferente.

Na expectativa de manter a liderança da Serie A, a Inter recebe o surpreendente Frosinone (AFP/Getty)
Domingo, 12/11, 16h45
Inter x Frosinone
Tudo deu certo para a equipe de Simone Inzaghi nas últimas semanas. Após ter recuperado a liderança da Serie A há duas rodadas, a Inter venceu a Atalanta e se manteve no topo da tabela, além de ter se classificado para as oitavas de final da Champions League e para o novo Mundial de Clubes, que será disputado em 2025. Agora, busca mais uma vitória para se manter no topo da tabela até a próxima jornada, na qual fará confronto direto com a Juventus, segunda colocada. O confronto deste domingo será contra um Frosinone movido à juventude de nomes como Soulé, Reinier, Kaio Jorge e Arijon Ibrahimovic, primeiro jogador nascido em 2005 a marcar um gol pelo Campeonato Italiano.
Pela Serie A, Inter e Frosinone se enfrentaram apenas quatro vezes, com os nerazzurri tendo vencido todos os confrontos, com 11 gols marcados e um sofrido. Para tentar bater a Beneamata pela primeira vez em sua história, o time gialloblù conta com seus jovens: cinco dos 17 jogadores nascidos de 2001 em diante que já balançaram as redes na atual edição do campeonato vestem a camisa dos canários. São eles Ibrahimovic e Çuni, que decidiram o último jogo contra o Empoli, Soulé, Monterisi e o brasileiro Reinier, que vem atuando bem e resgatando seu bom futebol na Itália.
Demais jogos
Sexta, 10/11, 14h30
Sassuolo x Salernitana
Sexta, 10/11, 16h45
Genoa x Verona
Sábado, 11/11, 14h
Juventus x Cagliari
Sábado, 11/11, 16h45
Monza x Torino
Domingo, 12/11, 8h30
Napoli x Empoli
Domingo, 12/11, 11h
Fiorentina x Bologna
Udinese x Atalanta

