Liga dos Campeões

Com gol salvador no fim, a Atalanta venceu o Olympique de Marseille na Champions League

A Atalanta reencontrou o fôlego na Champions League ao vencer o Olympique de Marseille por 1 a 0, na França, em uma quarta rodada de fortes emoções no Vélodrome. O gol de Samardzic, aos 90 minutos, deu à equipe italiana um triunfo dramático e, ao mesmo tempo, controverso, já que o lance foi precedido por um toque de mão de Éderson na área nerazzurra, não revisado pelo árbitro. Com o resultado, o time de Ivan Juric chegou aos sete pontos, colando no grupo daqueles que brigam por vaga nas oitavas e respirando após um período turbulento. Ainda que o clima não pareça dos melhores no vestiário.

O treinador mandou a campo Carnesecchi no gol, Ahanor, Djimsiti e Kossounou na linha de defesa, Zappacosta e Bellanova pelos lados de Éderson e De Roon, e o trio de ataque formado por Lookman, Krstovic e De Ketelaere. Do outro lado, Roberto De Zerbi, que nasceu em Brescia e cresceu vivendo o antagonismo com a vizinha Bérgamo, precisou lidar com oito desfalques em seu Marseille para esse jogo. O ambiente no Vélodrome, como sempre, era bem hostil, e o início da partida refletiu a intensidade da arquibancada, porém para o lado italiano.

A Atalanta começou dominante, controlando a posse de bola e explorando principalmente o lado direito, com Bellanova participativo e Zappacosta aparecendo no apoio. Logo aos 12 minutos, a Dea interceptou um passe errado do goleiro Rulli no meio de campo e a bola chegou a Lookman, que encontrou um bom passe para Krstovic. O centroavante foi derrubado dentro da área e o árbitro não hesitou em marcar pênalti. A oportunidade de abrir o placar, porém, escapou: De Ketelaere cobrou no canto e o argentino se redimiu, buscando a boa cobrança do camisa 17 no canto esquerdo do gol.

A oportunidade perdida reacendeu o Vélodrome e os mandantes. O Marseille passou a crescer, empurrado por um inspirado Greenwood, que foi o melhor jogador da equipe francesa. Aos 22 minutos, Aubameyang quase marcou ao receber passe milimétrico de Højbjerg, mas Carnesecchi fez uma excelente defesa. Pouco depois, Greenwood driblou três jogadores da Atalanta e encontrou o dinamarquês na entrada da área; o camisa 23 arrematou livre, mas não acertou o alvo, evidenciando a afobação dos donos da casa. A Dea, por sua vez, tentava se reorganizar e voltou a ameaçar com Lookman e Krstovic, porém, na sua melhor chance, o montenegrino também errou o gol vazio.

Lookman teve um gol anulado e, em seguida, discutiu com Juric ao ser substituído (AFP/Getty)

Na volta do intervalo, o Marseille adiantou suas linhas, tentando sufocar a saída de bola italiana – porém, foi a Atalanta quem chegou com mais perigo. Após um bom lance de Éderson, Zappacosta encontrou Bellanova dentro da área, e o ala cabeceou para fora.

Bellanova e Pasalic – que substituiu De Roon – passaram a ser pressionados, e o jogo ficou truncado no meio-campo até os 68 minutos, quando veio o primeiro grande momento da etapa final: Lookman deixou o seu cartão de visita, reafirmando que vem alcançando sua melhor condição na sua retomada em Bérgamo. O nigeriano marcou após cruzamento de Bellanova, mas o gol foi anulado por impedimento de Krstovic no início da jogada. O VAR confirmou a irregularidade, mantendo o placar zerado.

Juric, quase que imediatamente, sacou o camisa 11 para a entrada de Musah. Após uma troca de farpas, o treinador e Lookman precisaram ser contidos pelos auxiliares depois de iniciarem uma discussão que ameaçou chegar às vias de fato – após o jogo, o técnico croata disse que o ocorrido foi apenas uma situação de jogo. Além disso, Samardzic e Scamacca também entraram pouco tempo depois, nos lugares de De Ketelaere e Krstovic. E, apesar da tensão que tomou conta do time após a discussão na beira do gramado, foi justamente o sérvio quem alteraria o resultado em Marselha.

O jogo caminhava para um empate amargo para os italianos, pelas chances desperdiçadas, quando, aos 90 minutos, após uma tentativa de ataque francês, a bola resvalou no braço de Éderson. O árbitro José María Martínez mandou o lance seguir. Samardzic, que não cedeu à pressão da confusão, conduziu desde o meio-campo e, de fora da área, acertou um lindo chute. O camisa 10 fulminou Rulli no ângulo. Um golaço que explodiu o estádio, com comemorações italianas e muitas reclamações da torcida mandante.

No lance que originou o gol da Atalanta, o Marseille ficou pedindo pênalti de Éderson (AFP/Getty)

Os jogadores do Olympique de Marseille cercaram o árbitro, pedindo pênalti pelo toque de mão do brasileiro na origem da jogada. O VAR revisou rapidamente e mandou seguir, gerando protestos inflamados de De Zerbi, que, inconformado com a decisão, chegou a usar um tablet à beira do gramado para mostrar o suposto toque de mão, o que lhe rendeu um cartão amarelo.

Fim de jogo. A vitória deixou a Atalanta com sete pontos, neste momento na 16ª colocação, empatada com outras equipes na parte intermediária da tabela da Champions League. Para Juric, mais do que os três pontos, o resultado representa uma injeção de moral após semanas turbulentas, marcadas por desempenhos irregulares e por conflitos no vestiário – agora, fora dele também. Ainda assim, o ambiente segue muito tempestuoso em Bérgamo. O desentendimento entre Lookman e o treinador evidencia o desgaste interno, e a torcida torce para que as palavras proferidas pelo croata tenham respaldo na realidade. No campo, a Dea mostrou muita superioridade desde o primeiro minuto, contra um adversário instável, mas muito forte nos seus melhores dias.

Com o triunfo, a Atalanta volta a sonhar com o mata-mata e ganha alguma tranquilidade para se reencontrar. Antes do próximo compromisso europeu contra o Eintracht Frankfurt, fora de casa, no dia 22 de novembro, a Dea receberá o Sassuolo e visitará o Napoli, em dois confrontos fundamentais para a retomada também na Serie A. Já o Olympique de Marseille terá pela frente o embalado Newcastle, novamente em sua casa.

Compartilhe!

Deixe um comentário